Comunicação em prol da tolerância

Felipe Jailson Souza Oliveira Florêncio, Assistente do periódico Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Belém, PA, Brasil

Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (v. 42, n. 2) apresenta nove artigos científicos, além de uma resenha crítica de livro, com as contribuições de, ao todo, 20 autores, oriundos de diferentes instituições brasileiras.

Ao observar os trabalhos publicados, é possível perceber evidências sobre como a teoria, em suas diferentes operacionalizações, é indissociável, por natureza, das questões empíricas que acionam e promovem o seu desenvolvimento.

Os trabalhos falam de assuntos como preconceito, seja ele contemporâneo e/ou histórico; insegurança e terrorismo; e apropriações de tecnologias em contextos de limitação, todos permeados por propostas teórico-metodológicas que contribuem para um olhar comunicacional sobre a realidade.

Em um primeiro eixo temático de organização, intitulado “Perspectivas Teórico-Metodológicas”, são dispostos quatro artigos, com olhares teóricos que direcionam suas reflexões tanto a fatos recentes e seus desdobramentos, quanto a perspectivas constituintes da área, como a teoria do jornalismo e a semiótica.

No artigo “Circulação: das múltiplas perspectivas de valor à valorização do visível”, a autora Ana Paula da Rosa toma o caso de repercussão da fotografia de uma jovem muçulmana em meio a um atentado terrorista em Londres, para discutir o papel que é atribuído às imagens em um cenário de midiatização, propondo que a “característica central da imagem enquanto registro, gradativamente, se perde para que esta assuma a condição do próprio acontecimento” (ROSA, 2019, p. 31).

Em seguida, o trabalho “As características dos jornais como poder cultural: releituras da teoria do jornalismo proposta por Otto Groth”, dos professores Cintia Xavier e Felipe Simão Pontes, revisita as propostas do referido autor, referência na teoria do jornalismo, para discutir o papel do mesmo enquanto produto cultural que materializa os sentidos presentes na sociedade. Já em “A transição da crítica imanente para a transcendente nos estudos de Douglas Kellner sobre cinema e televisão”, o foco do autor Otávio Daros é compreender as articulações empreendidas por Kellner e como elas se refletem no plano prático/analítico. Por último, no eixo, os pesquisadores João Batista Freitas Cardoso, Nadson Jaime Ferreira Alves e Isabel Cristina dos Santos fazem, em “A Metáfora Visual no Relato Integrado: uma análise semiótica”, uma exploração dos usos que corporações fazem da metáfora visual em seus relatos integrados, um recurso da comunicação corporativa.

O segundo eixo, “Comunicação, Intolerância e Resistência”, tem o foco mais direcionado a experiências e análises de realidades empíricas. No artigo “(In)Seguranças e terrorismos: um estudo comparado entre as mídias online BBC e a Dabiq Magazine a partir dos ataques em Paris”, os autores Pablo Victor Fontes Santos, Monica Herz e Jéssika Cardoso de Medeiros realizam uma comparação entre as construções discursivas sobre (in)segurança internacional nas reportagens dos dois veículos midiáticos estudados.

Logo em seguida, o trabalho “A instrumentalização do discurso do medo: pastores midiáticos e o período pré-eleitoral de 2014”, de Leandro Ortunes, Silvana Gobbi Martinho e Tathiana Senne Chicarino, analisa a atuação política de líderes religiosos evangélicos nas mídias tradicionais e redes sociais digitais, demonstrando que o “conservadorismo como ação e valor político usa, potencialmente, a produção do discurso do medo como uma estratégia de poder” (ORTUNES; MARTINHO; CHICARINO, 2019, p. 143).

Em “Libertação gay no Brasil: discursos e enfrentamentos do jornal Lampião da Esquina durante a abertura política (1978-1981)”, de autoria de Carlos Humberto Ferreira Silva Júnior, conteúdos relacionados ao ideal de libertação gay são resgatados de notícias publicadas nesse periódico voltado para o público e a temática homossexual. Finalizando o eixo, o artigo “Las Tecnologías de la Información y Comunicación y el Diseño de Servicios em Cuba: un estudio de caso sobre el Paquete Semanal”, de Yanet Castellanos Argüelles, Ana Carolina Kalume Maranhão e Rogerio José Câmara, apresenta uma iniciativa a população cubana para compartilhamento de informações disponíveis nas redes sociais sigitaisdigitais, em um cenário de limitação de acesso.

O fascículo tem, também, um texto na sessão Arena, intitulado “Inventário [gago] dos problemas da educação: conceitos constitutivos ou bloco de conceitos RIGEEA”, de Gabriel Sausen Feil e Fabiano Neu Pinto, o qual explora as noções deleuzianas para análise de uma peça audiovisual; e, ainda, uma resenha de livros intitulada “Análise estilística da televisão brasileira”, de João Paulo Hergesel, a respeito do livro “Estilo televisivo: e sua pertinência para a TV como prática cultural”, de Simone Rocha.

Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação trabalha em regime de submissão contínua. Podem ser recebidos, para avaliação, artigos científicos resultantes de pesquisas originais teóricas ou de campo referentes a temas da área da Comunicação Social, respeitando a interdisciplinaridade e a abrangência temática que são características dessa área do conhecimento. Também são recebidas entrevistas internacionais e resenhas críticas de livro publicado recentemente.

Para ler os artigos, acesse

Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. vol.42 no.2 São Paulo maio/ago. 2019

Link externo

Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação – INTERC: www.scielo.br/interc

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

FLORÊNCIO, F. J. S. O. Comunicação em prol da tolerância [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2019 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2019/09/02/comunicacao-em-prol-da-tolerancia/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation