Sete passos para avaliar usabilidade por meio do rastreamento do olhar com a tecnologia eye tracking

Sandra Milena Roa-Martínez, Professora do Departamento de Sistemas e líder do Grupo de Investigación em Inteligência Computacional (GICO) da Universidad del Cauca, Popayán, Cauca, Colômbia.

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e líder do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação (GPnti) da Universidade Estadual Paulista, Marília, SP, Brasil.

Pesquisadoras da Universidad del Cauca e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) desenvolveram um procedimento para avaliação de aspectos de usabilidade em ambientes informacionais digitais, por meio do rastreamento do olhar, utilizando a tecnologia eye tracking. O artigo, publicado no periódico TransInformação (v. 32), objetiva orientar investigações e desenvolvimento de ambientes utilizando essa tecnologia.

Como resultado da pesquisa, é apresentado um conjunto de sete passos que constituem a proposta desse procedimento, para guiar futuras investigações a fim de determinar, por exemplo, aspectos da eficiência da busca, da interface e da visibilidade da informação nos ambientes informacionais digitais, em especial, da web.

A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Desenvolvimento e Aplicação de Multimídia da Unesp, no Campus de Marília, em conjunto com o Grupo de Pesquisa: Novas Tecnologias em Informação. Tal procedimento pode ser aplicado em pesquisas de Arquitetura da Informação, Experiência de Usuário (User Experience) e Encontrabilidade da Informação. As autoras destacam: “[…] durante a análise, projeto e criação de ambientes informacionais digitais deve-se ter em conta, além da usabilidade, a acessibilidade e a encontrabilidade (capacidade de encontrar), dado que o entorno não é somente o conteúdo e a estrutura, senão também a experiência do usuário […]” (ROA-MARTÍNEZ; VIDOTTI, p. 12).

Esta pesquisa descritiva aborda o levantamento e revisão bibliográfica de métricas que permitem medir aspectos de usabilidade utilizando a tecnologia eye tracking, bem com outros elementos de teóricos e procedimentais. O enfoque prospectivo permitiu propor o conjunto de passos do procedimento de avaliação de usabilidade com o uso de eye tracking, que pode ser utilizado em um espectro interdisciplinar da Ciência da Informação e Ciência da Computação, dentre outras áreas do conhecimento que visam analisar o comportamento do usuário por meio do seu olhar.

Esse mapeamento do olhar é possível pelo uso do eye tracker. “Trata-se do dispositivo que permite rastrear e gravar o olhar de um indivíduo, por meio da emissão de raios infravermelhos e uma câmera. A posição do olhar é identificada por meio de cálculos realizados pelo software que acompanha os sistemas de eye tracking” (VIDOTTI et al., 2016, p. 186).

Na pesquisa foram relacionadas 27 métricas para análise dos dados fornecidos pela tecnologia eye tracking, e para cada uma dessas foram associados aspectos de usabilidade e como avaliá-los.

As autoras finalizam afirmando que “[…] é necessária a combinação com outros métodos adicionais à tecnologia eye tracking que avaliam a usabilidade, para garantir uma maior verificação dos resultados e mais informações de um ambiente informacional digital com respeito à estimativa de seus aspectos de usabilidade” (ROA-MARTÍNEZ; VIDOTTI, p. 12).

A pesquisa foi realizada com o apoio financeiro da Universidad del Cauca e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Referências

VIDOTTI, S.A.B.G., et al. Arquitetura da informação e eye tracking: o que o olhar e os dados revelam. Informação & Tecnologia [online]. 2016, vol. 3, no. 1, pp. 181-202, ISSN: 2358-3908 [viewed 07 March 2020]. DOI: 10.22478/ufpb.1981-0695.2018v13n2.42941. Available from: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/itec/article/view/38646

Para ler o artigo, acesse

ROA-MARTÍNEZ, S.M. and VIDOTTI, S.A.B.G. Eye tracking y usabilidad en ambientes informacionales digitales: revisión teórica y propuesta de procedimiento de evaluación. Transinformação [online]. 2020, vol. 32, e190067, ISSN: 0103-3786 [viewed 07 March 2020]. DOI: 10.1590/1678-9865202032e190067. Avaliable from: http://ref.scielo.org/gqfbcc

Links externos

Transinformação – TINF: www.scielo.br/tinf/

Grupo de Investigación en Inteligencia Computacional – GICO: https://www.unicauca.edu.co/gico/

Grupo de Pesquisa – Novas Tecnologias em Informação – GPnti: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/20900

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ROA-MARTÍNEZ, S. M. and VIDOTTI, S. A. B. G. Sete passos para avaliar usabilidade por meio do rastreamento do olhar com a tecnologia eye tracking [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2020 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2020/04/30/sete-passos-para-avaliar-usabilidade-por-meio-do-rastreamento-do-olhar-com-a-tecnologia-eye-tracking/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation