“A novidade veio dar à praia” — transformações do ativismo e dos movimentos sociais contemporâneos

Breno Bringel, Professor associado do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Marilia Pontes Sposito, Professora emérita da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

A novidade veio dar à praia… a novidade era o máximo… e a novidade que seria um sonho… a novidade era a guerra…
(Gilberto Gil, A Novidade, 1994)

Como explicar a passagem, na última década, entre protestos com um espírito democratizante e um momento global de tantos retrocessos democráticos? O que mudou nas culturas militantes e nos movimentos sociais no Brasil desde o ciclo político da redemocratização nos anos 1970 e 1980 até a atualidade? Como coexistem adaptações, continuidades e inovações de atores, práticas e visões de mundo? O dossiê “Movimentos Sociais e Transformações do Ativismo Contemporâneo”, publicado no periódico Educação & Sociedade (vol. 41), reúne oito artigos e dezesseis autoras(es) do Brasil e do exterior para discutir estas questões a partir de diferentes perspectivas teóricas e pesquisas empíricas.

O material examina temas como os ciclos globais de protestos mais recentes no mundo, o lugar dos indivíduos nas mobilizações e nos movimentos contemporâneos, a disputa societária com atores conservadores e reacionários e a emergência de práticas artísticas como forma de contestação social. Discute também casos diversos, como movimentos do campo religioso, juvenis, feministas, negro e LGBTI.

Apesar da variedade de temáticas e enfoques, há dois pontos em comum nos artigos. O primeiro deles é a busca por entender a (re)configuração dos movimentos sociais atuais a partir de uma ótica processual, relacional e de médio/longo prazo, articulando passado, presente e futuro. O segundo ponto de convergência é a tentativa de captar as mudanças nas formas de ativismo e nos movimentos sociais, levando em consideração as transformações mais amplas de nossas sociedades.

Há, ao menos, duas implicações diretas disso. Por um lado, o reconhecimento das novidades não leva, como é muitas vezes habitual, à sedução do discurso do “novíssimo” e de narrativas fundacionais que desconsiderem a historicidade das lutas e as tensões entre permanências, variações e sentidos. Por outro, os movimentos sociais são discutidos não como objetos de estudo estritamente delimitados, mas em sua relação com modificações abrangentes da vida social contemporânea (democratização e retrocessos democráticos, dinâmicas de transnacionalização, digitalização, individualização, etc.).

Vivemos tempos nos quais os sujeitos políticos comprometidos com a justiça social nos interpelam com outros códigos e linguagens, as direitas se expandem nas ruas e na sociedade e a pandemia do coronavirus abre um novo cenário de disputas sobre o futuro. Diante deste momento crítico, os artigos reunidos neste dossiê estimulam o debate acadêmico e político sobre alguns dos principais conflitos societários, trajetórias militantes e tendências das práticas sociopolíticas atuais.

Cabe ressaltar, por fim, que em mais de 40 anos de publicação, Educação & Sociedade busca dialogar por meio de sua linha editorial com as diversas disciplinas que propõem olhares e problemáticas dedicadas a examinar as complexas relações entre os fenômenos educativos e a vida social. Coincidindo com a redemocratização política do país, a partir do fim da década de 1970, pelas greves, as intensas mobilizações e a atuação dos movimentos sociais no cotidiano e nos territórios. Se, naquele momento, o próprio periódico foi palco privilegiado de importantes debates sobre democracia, autoritarismo social, pedagogia do oprimido, educação como instrumento de luta, dimensão política da educação educativa e papel da universidade e da extensão crítica, entre outros temas, o fechamento desse ciclo político, nos últimos anos, exige, novamente, audácia e criatividade para, diante das adversidades do nosso tempo histórico, examinar criticamente – e em todas as suas contradições e dificuldades – os entraves e as alternativas possíveis. Espera-se que, lidos em conjunto, os artigos do dossiê contribuam a caminhar nesta direção.

No podcast a seguir, o prof. Breno Bringel aprofunda a discussão sobre as pesquisas publicadas no dossiê “Movimentos sociais e transformações do ativismo contemporâneo” pela Educação e Sociedade.

Para ler o artigo, acesse

BRINGEL, B. and SPOSITO, M.P. Apresentação do dossiê. Educ. Soc. [online]. 2020, vol. 41, e238520, ISSN: 1678-4626 [viewed 18 August 2020]. DOI: 10.1590/es.238520.Available from: http://ref.scielo.org/fvtkt3

Links externos

Educação & Sociedade – ES: www.scielo.br/es

https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0101-733020200001&lng=pt&nrm=iso

https://uerj.academia.edu/BrenoBringel

https://usp-br1.academia.edu/MariliaSposito

http://www.ativismos.com.br/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

BRINGEL, B. and SPOSITO, M.P. “A novidade veio dar à praia” — transformações do ativismo e dos movimentos sociais contemporâneos [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2020 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2020/08/18/a-novidade-veio-dar-a-praia-transformacoes-do-ativismo-e-dos-movimentos-sociais-contemporaneos/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation