A importância do letramento na escola: uma proposta metodológica

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo, Professora associada do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), São João Del-Rei, MG, Brasil.

Imagem: Primeira biblioteca do mundo exposta no British Museum. Foto da autora

O artigo “Contribuições teórico-metodológicas para a pesquisa sobre letramento na escola”, publicado no periódico Educação & Realidade (vol. 45, no. 2), discute uma abordagem metodológica para a pesquisa sobre letramento e alfabetização na escola, conduzida pelo Grupo de Pesquisa em Alfabetização Linguagem e Colonialidade (GPEALE) da Universidade Federal de São João del-Rei e da Universidade Federal de Pernambuco, registrado no CNPq desde 2008. São poucos os artigos no campo da educação no Brasil que discutem metodologia de pesquisa. O estudo foi realizado por cinco pesquisadoras sob a coordenação da autora, numa escola pública municipal de Recife. Os dados correspondem às práticas de cinco salas de aula, do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental.

O grupo de pesquisa constituído por Ana Caroline de Almeida, Érica Feijó de Lima, Roseane Pereira da Silva, Magda Dezotti e Rayra Farias de Araújo,   permaneceu na escola durante um semestre letivo desde o primeiro dia de aula realizando uma profunda imersão no cotidiano das salas de aula para construir um olhar etnográfico sobre as práticas de letramento. O objetivo principal foi, além de propor uma perspectiva teórico-metodológica para a pesquisa sobre letramento na escola, estabelecer uma relação de parceria com as professoras da educação básica envolvidas na pesquisa, compreender suas práticas e discutir com elas os resultados da pesquisa. Esta abordagem inspira-se na etnografia derivada dos NEL, que adota uma perspectiva antropológica de pesquisa, articulando-a à concepção da pedagogia e da alfabetização crítica tal como pensando por Paulo Freire e à concepção de linguagem derivada dos estudos de Bakhtin. Os dados analisados foram produzidos a partir de notas de campo, áudios das aulas, entrevistas gravadas com as professoras, seleção de materiais usados nas práticas de ensino, análise de documentos oficiais da escola e da rede municipal.

Como resultado mais relevante, temos a consolidação de quase duas décadas de experiência com esta forma de pesquisa e uma compreensão mais holística das práticas de letramento na escola. Espera-se que o artigo tenha um impacto na discussão sobre metodologia de pesquisa sobre o letramento na educação básica e instigue novos pesquisadores a pensarem nas suas metodologias de pesquisa. Pretende-se que esta operação metodológica” contribua para a pesquisa educacional. O GPEALE continua investindo na pesquisa em alfabetização e letramento no contexto escolar, aprofundando seu olhar investigativo para as formas de se fazer pesquisa na escola.

Para ampliar a discussão sobre este ensaio, assista ao vídeo da professora Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo.

Para ler o artigo, acesse

MACEDO, M. do S. A. N. Contribuições teórico-metodológicas para a pesquisa sobre letramento na escola. Educ. Real. [online]. 2020, vol. 45, no. 2, e99897. ISSN: 2175-6236 [viewed 3 October 2020]. DOI: 10.1590/2175-623699897. Available from: http://ref.scielo.org/pp7m2h

Links externos

Educação & Realidade – EDREAL: www.scielo.br/edreal

http://www.ufrgs.br/edu_realidade/

Sobre o autor

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo é professora associada do Departamento de Ciências da Educação e da Pós-Graduação na Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Atua na pesquisa sobre alfabetização e letramento na educação básica; letramento acadêmico e internacionalização da universidade. Pesquisadora produtividade do CNPq.
E-mail: socorronunes@ufsj.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6550649595912231

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MACEDO, M. S. A. N. A importância do letramento na escola: uma proposta metodológica [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2020 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2020/10/28/a-importancia-do-letramento-na-escola-uma-proposta-metodologica/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation