O periódico História (São Paulo) como prefácio do Programa de Pós-Graduação em História da Unesp

Carlos Alberto Sampaio Barbosa, Coordenador do Programa de Pós-graduação no câmpus Assis e professor do Departamento de História da Faculdade de Ciências e Letras, Unesp, Assis, SP, Brasil.

Ricardo Alexandre Ferreira, Coordenador do Programa de Pós-graduação no câmpus Franca e professor livre-docente do Departamento de História da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Unesp, Franca, SP, Brasil.

Clio, a musa da História – autor desconhecido Imagem: Wikimedia Commons

Fruto da união de dois dos mais antigos e consolidados cursos de pós-graduação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), o novo programa, nomeado História – Unesp, surge como uma estratégia de desenvolvimento da pesquisa e do ensino de pós-graduação na universidade. Uma estratégia, é preciso asseverar, lastreada, dentre outras experiências, na exitosa fusão dos periódicos de História da instituição, há mais de uma década administrada conjuntamente por docentes de Assis e de Franca. Trata-se do periódico História (São Paulo), integrante do estrato A-1 do Qualis Periódicos da CAPES em sucessivas avaliações e, ao nosso ver, um prefácio da trajetória que levou à fusão dos programas que a idealizaram e a dirigem com sucesso.

História – Unesp potencializará a capacidade de desenvolvimento de projetos de pesquisa e de formação de mestres e doutores por meio da otimização dos esforços acadêmicos e do compartilhamento de recursos humanos, financeiros e de infraestrutura até então dispersos nas unidades de Assis e Franca. O corpo docente resultante da fusão é composto de professores qualificados e com relevante histórico de produção científica, além de combinar pesquisadores experientes, mas ainda com anos de trabalho pela frente, com jovens e promissores estudiosos que juntos possuirão as melhores ferramentas intelectuais e condições institucionais para o desenvolvimento de suas carreiras e para a prestação de serviços especializados. O novo programa contará com lideranças nacionais e internacionais em suas especialidades de pesquisa, o que representará o fortalecimento da massa crítica disponível para a proposição de projetos em rede, maior visibilidade para a sua produção científica e, portanto, maior competitividade na captação de recursos junto aos órgãos de fomento.

Dotado de sedes físicas localizadas em duas regiões estratégicas de São Paulo, distantes, cada uma, cerca de quatrocentos quilômetros da capital e de sua região de influência mais direta – onde localiza-se o maior número de programas de pós-graduação da área de História no Estado (USP, PUC, UNICAMP e UNIFESP) –, História – Unesp tem potencial para atender, com excelentes cursos de Mestrado e Doutorado, uma vasta região de São Paulo e de áreas limítrofes com os estados de Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, bem como de outras regiões do país, além de elevar o intercâmbio internacional da Unesp com outras instituições, incrementando significativamente a atração de alunos para o seu processo seletivo, o que resultará, certamente, em um corpo discente com alto potencial para a formação de quadros aptos a atuar no vasto campo de habilidades do profissional da área de História, prontos a desenvolverem suas aptidões no âmbito das iniciativas pública e privada no Brasil e no exterior.

O periódico História (São Paulo), a partir de agora, editado pelo Programa de Pós-graduação em História da Unesp, tornou-se, ao longo dos anos um dos veículos de referência para a publicação de alguns dos mais significativos resultados de pesquisa da área no Brasil e no exterior, haja vista, não só a qualidade dos dossiês que publica – nos quais figuram, com assiduidade, estudiosos oriundos de universidades espalhadas pelos quatro cantos do planeta –, mas também o amplo e diversificado conjunto de indexadores internacionais que a referenciam. Se em anos passados o periódico significou um passo audacioso na colaboração entre os pesquisadores de Assis e Franca, esperamos que o novo, e não menos ousado, passo agora dado seja coroado também do mesmo êxito e que a Unesp possa ser reconhecida na área de História, da mesma maneira que o é em outros domínios do saber, como uma instituição de excelência na produção e na publicação de estudos inovadores e na formação de novos profissionais capazes de impactar a área e seus pesquisadores, contribuindo para o desenvolvimento dos estudos históricos no país e também fora dele.

No vídeo a seguir, que encerra a participação do periódico História (São Paulo), na Semana Especial do Blog SciELO em Perspectiva | Humanas, Valéria dos Santos Guimarães apresenta os pilares de profissionalização, sustentabilidade e internacionalização do periódico.

Links externos

História (São Paulo) – HIS: https://www.scielo.br/his

Unesp – Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Assis:  https://www.assis.unesp.br/

Unesp – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – Campus de Franca: https://www.franca.unesp.br/

Sobre o autor

Valéria dos Santos Guimarães é doutora em História Social (USP), pós-doutora em Comunicação (PUC-SP) e em História Cultural (CHCSC-UVSQ). É professora de História do Brasil e História da Leitura do Livro e da Imprensa Periódica na Unesp e foi professora visitante na Université Laval no Canadá (2019). Realiza pesquisa sobre circulação e publicação de jornais e revistas franceses no Brasil e sobre os primórdios do sensacionalismo na imprensa brasileira. E-mail: valeria.s.guimaraes@unesp.br (http://lattes.cnpq.br/5301120161428169)

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

BARBOSA, C. A. S. and FERREIRA, R. A. O periódico História (São Paulo) como prefácio do Programa de Pós-Graduação em História da Unesp [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2020 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2020/11/27/o-periodico-historia-sao-paulo-como-prefacio-do-programa-de-pos-graduacao-em-historia-da-unesp/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation