O que o PISA para Escolas 2019 esclarece sobre a educação brasileira

Nilma Santos Fontanive, Coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Imagem: Nilma Santos Fontanive.

O artigo intitulado “O que o Pisa para Escolas revela sobre uma Rede de Ensino no Brasil? A experiência da Fundação Cesgranrio em 2019”, publicado no periódico Ensaio (vol. 29, no. 110), apresenta resultados da avaliação promovida para alunos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com aplicação via computador a uma população de 11.484 alunos de escolas públicas e privadas no Brasil, avaliando três áreas de conhecimento: leitura, matemática e ciências.

A aplicação foi coordenada por Nilma Fontanive e Ruben Klein, com a participação das pesquisadoras Suely Rodrigues e Alice Moraes, todos da Fundação Cesgranrio. O PISA é considerado no cenário educacional como a avaliação de alunos mais importante do mundo, não só pelo grande número de países participantes, oriundos dos cinco continentes, como também por avaliar as competências complexas do século XXI. A aplicação computadorizada do PISA para Escolas 2019 trouxe alguns desafios diante da diversidade da infraestrutura tecnológica das escolas brasileiras, incluindo o acesso à internet. Com o objetivo de contornar essa realidade, a Fundação Cesgranrio adotou estratégias para realizar aplicações tanto on-line como off-line.

Nos resultados, foram constatados uma grande variabilidade de desempenho dos alunos de acordo com sua Rede, explicadas em grande parte por suas diferentes características socioeconômicas e culturais, pelas práticas de ensino dos professores e do clima disciplinar da sala de aula. O estudo também investigou aspectos que influenciam no desempenho dos alunos e que vêm sendo tratados na literatura mais atual, tais como a prática do bullying, o fenômeno da repetência e a importância das habilidades socioemocionais no contexto escolar.

O PISA para Escolas 2019, discutido neste estudo, além de ser a primeira edição computadorizada no Brasil, se reveste de grande importância por se tratar de uma avaliação que permite que uma escola, em particular, tenha seus resultados nas escalas do PISA 2018, do qual participaram 79 países. Os desafios enfrentados e superados na aplicação de 2019, servirão para aprimorar as futuras aplicações computadorizadas no Brasil.

O Brasil não tem apresentado bons resultados no PISA ao longo dos anos, posicionando-se, por exemplo, na faixa de 55º e 59º em leitura, 69º e 72º em matemática e 64º e 67º em ciências dentre os 79 países participantes da edição de 2018. No entanto, o estudo revela que há escolas com resultados bem acima da média dos países da OCDE e bem próximos dos países de melhor desempenho na avaliação, mostrando que há escolas públicas e privadas de excelência no país. Mesmo assim, o desafio para que o acesso a escolas de qualidade deixe de ser exceção e não dependa do nível socioeconômico e cultural das famílias ainda é grande, considerando que a país apresenta graves desigualdades sociais que impactam visivelmente nos resultados dos alunos.

Referências

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP. Relatório Brasil no Pisa 2018: versão preliminar. Brasília, DF, 2019.

OCDE. Reader’s guide to the school report: how your school compares internationally. Paris, [online]. 2020 [viewed 15 January 2021]. Available from: http://www.oecd.org/pisa/pisa-for-schools/PISA%20for%20Schools%20-%20Reader’s%20Guide.pdf

Para ler o artigo, acesse

FONTANIVE, N. et al. O que o PISA para Escolas revela sobre uma Rede de Ensino no Brasil? A experiência da Fundação Cesgranrio em 2019. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2021, vol. 29, no. 110, pp. 6-34. ISSN: 1809-4465 [viewed 15 January 2021].  https://doi.org/10.1590/s0104-40362020002900001. Available from: http://ref.scielo.org/y4k4fk

Links Externos:

Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação – ENSAIO: www.scielo.br/ensaio

Facebook Revista Ensaio: https://www.facebook.com/ensaiorevista/

Fundação Cesgranrio: http://www.cesgranrio.org.br/

PISA: http://pisaforschools.cesgranrio.org.br/

Portal De Revistas Da Fundação Cesgranrio: https://revistas.cesgranrio.org.br/

Twitter Revista Ensaio: https://twitter.com/revista_ensaio

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

FONTANIVE, N. S. O que o PISA para Escolas 2019 esclarece sobre a educação brasileira [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2021 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2021/02/09/o-que-o-pisa-para-escolas-2019-esclarece-sobre-a-educacao-brasileira/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation