Pesquisadores apresentam um mapa da produção das Ciências Sociais brasileiras durante o primeiro ano de pandemia

Cristiane Miglioranza, jornalista, assistente editorial de Horizontes Antropológicos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

No artigo “How Brazilian Social Scientists Responded to the Pandemic, publicado no número temático Covid 19. Antropologias de uma Pandemia, Miriam Grossi (UERJ) e Rodrigo Toniol (UFRJ) analisam os “Boletins da ANPOCS”, como ficou correntemente conhecido o conjunto de publicações que saíram sob a rubrica de “Os Cientistas Sociais e o Coronavírus” (GROSSI; TONIOL, 2020). Os autores apresentam um balanço crítico das produções realizadas durante os primeiros meses da pandemia, relacionando-as e contrastando-as com características mais gerais da produção científica das Ciências Sociais brasileiras na área da saúde. A partir disso, concluem que a pandemia se tornou um ponto de partida para esforços de natureza bastante variadas, dos quais resultaram produções que demonstram não apenas a vitalidade do campo das Ciências Humanas, mas também a própria relevância da rearticulação de forças das instituições científicas da área.

Os 150 textos publicados pelo Boletim foram assinados por um conjunto de 193 autores e autoras. O levantamento de Grossi e Toniol aponta para a produção científica a partir de campos temáticos, dentre os quais se destacam Economia, Gênero, Ciência, Conjuntura Política, Religião e Educação. Os dados mostram uma significativa prevalência da Antropologia dentre as áreas das Ciências Sociais mais engajadas na produção sobre Covid 19. Também revelam que as iniciativas de resposta à pandemia pelas Ciências Sociais foram capazes de aglutinar em torno de si contribuições de outras disciplinas, revelando uma importante interdisciplinaridade.

Ebook Os cientistas sociais e o coronavírus (ANPOCS/ Editora Tribo da Ilha, 2020), disponível para download gratuito. A imagem da capa é do fotógrafo e documentarista Ismael Silva.

Sob a coordenação de Grossi e Toniol, os boletins foram publicados entre março e julho de 2020 pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), em parceria com a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), a Associação Brasileira de Ciência de Política (ABCP), a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e a Associação dos Cientistas Sociais da Religião do Mercosul (ACSRM). Em dezembro de 2020, a iniciativa ganhou o formato de ebook, disponibilizado gratuitamente no site da ANPOCS. “Ao longo de 2020, o Boletim se tornou uma referência para além do campo sócio-antropológico e político, sendo replicado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e por outras associações científicas. Foi utilizado como material didático em salas de aula e como texto de apoio a comissões de enfrentamento ao coronavírus em várias universidades, bem como instrumento para pesquisadores estrangeiros entenderem os impactos do Covid-19 no Brasil sob a presidência de Bolsonaro”, destacam os autores.

“A iniciativa contribuiu para a ampliação da presença pública das pesquisas em Ciências Sociais no Brasil e para o fortalecimento de um tipo de intervenção pública mais ágil, embora não desconectada, dos formatos mais usuais de publicação acadêmica. A pandemia do coronavírus parece ter se estabelecido como um divisor de águas no que diz respeito ao reconhecimento de novas formas de produção intelectual no campo das Ciências Sociais”, refletem. “Embora nosso foco inicial fosse atingir e qualificar o debate público brasileiro, vários textos publicados originalmente no Boletim acabaram traduzidos para outros idiomas. Em junho de 2020, estabelecemos uma parceria com o Brazilian Research and Studies Center, sediado na Universidade de Wurzburg, na Alemanha, que passou a traduzir todos os textos para o inglês. Também recebemos demandas para tradução e publicação do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, e de colegas da Argentina. Ainda, muitos dos textos foram republicados em sites e veículos da imprensa brasileira”, completam.

Os perfis de autores, região geográfica e afiliação institucionais estão disponíveis no artigo.

Referências

GROSSI, M. P. and TONIOL, R. Cientistas sociais e o Coronavírus [online]. São Paulo: ANPOCS; Florianópolis: Tribo da Ilha, 2020. Available from: http://anpocs.com/images/stories/boletim/boletim_CS/livro_corona/

Para ler o artigo, acesse

TONIOL, R. and GROSSI, M. How Brazilian social scientists responded to the pandemic. Horiz. antropol. [online]. 2021, vol.27, no.59, pp.307-336 [viewed 17 August 2021]. https://doi.org/10.1590/s0104-71832021000100016. Availabel from: http://ref.scielo.org/bgxthp

Links Externos

Boletim Os cientistas sociais e o Coronavírus – http://www.anpocs.com/index.php/publicacoes-sp-2056165036/boletim-cientistas-sociais/2325-boletim-semanal

Horizontes Antropológicos – HA: https://www.scielo.br/ha/

Miriam Grossi: http://lattes.cnpq.br/9755128186799177

Rodrigo Toniol: http://lattes.cnpq.br/8275950059052889

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MIGLIORANZA, C Pesquisadores apresentam um mapa da produção das Ciências Sociais brasileiras durante o primeiro ano de pandemia [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2021 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2021/08/25/pesquisadores-apresentam-um-mapa-da-producao-das-ciencias-sociais-brasileiras-durante-o-primeiro-ano-de-pandemia/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation