Pesquisa da Ufopa aborda práticas das casas de saúde alternativas do Baixo Amazonas

Por Renata Coimbra Dantas de Almeida, jornalista da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Santarém, Pará, Brasil

Entre os anos de 2013 e 2016, a então graduanda em Antropologia pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) Juliana Fidelis fez uma imersão em duas casas de saúde reconhecidamente alternativas nos municípios de Santarém e Monte Alegre, no Pará.

Em “Por dentro da rede: a circulação de conhecimentos e práticas de saúde no baixo Amazonas” publicado no Boletim do Museu Emílio Goeldi. Ciências Humanas, Juliana Fidelis e Luciana Carvalho relatam como são feitos os atendimentos e os tratamentos. Compostas majoritariamente por mulheres, as casas oferecem tratamentos de baixo custo, fundamentados em conhecimentos tradicionais associados a plantas e recursos naturais, aliados a outras técnicas terapêuticas.

A Casa Chico Mendes, onde atua o Grupo Conquista de Ervas Medicinais (GCEM), nasceu em 1992. A origem do espaço remonta ao projeto “Pela Evangelização”, desenvolvido pela Igreja Católica em Santarém. É a maior e mais antiga das casas de saúde da região, tratada pelas demais como um polo difusor de conhecimentos e de práticas de saúde. Em 1995, a Casa Verde foi fundada na cidade de Monte Alegre, abrigando o Grupo Itauajuri Ervas. A interação entre esses grupos originou uma rede de saúde que, atualmente, se estende a outros municípios paraenses, como Alenquer, Almeirim e Faro.

No princípio, os grupos elaboraram um inventário de conhecimentos tradicionais aplicados à produção de “remédios caseiros”. As duas casas abrem diariamente para prestar atendimento à população, que as reconhece como importantes espaços de saúde. Os quintais são tomados por canteiros com espécies vegetais plantadas na horta, e os medicamentos são preparados nas cozinhas. “O maior objetivo é a troca. Esses grupos são norteados por um sistema que incita a dar, receber e retribuir: conhecimentos, mudas de plantas, receitas, remédios, contatos e trabalho”, reforça Juliana Fidelis.

Protagonismo feminino – Tanto em Santarém quanto em Monte Alegre, é notória a primazia da atuação das mulheres. “Elas estão na constituição do sistema de trabalho nas casas e são a grande maioria dos voluntários que atuam nesses espaços. Elas estão à frente de todos os processos, desde os administrativos até os terapêuticos”, enfatiza Juliana.

Tradição e inovação – A pesquisa de Juliana, com artigo recentemente publicado no Boletim do Museu Emílio Goeldi. Ciências Humanas, conclui que, nos casos das casas de saúde alternativas do Baixo Amazonas, a tradição, fortemente associada aos tratamentos à base de plantas, tem sido conciliada com sucessivas inovações. Os conhecimentos que dão suporte às ações de saúde passam por um contínuo processo de construção, reelaboração e atualização. As práticas valorizam uma concepção de saúde global, agregando conhecimentos tradicionais e científicos relativos à saúde e à doença. Dessa forma, os tratamentos são definidos segundo uma lógica que valoriza a hibridez.

Para ler o artigo, acesse

FIDELIS, J.C. and DE CARVALHO, L.G. Por dentro da rede: a circulação de conhecimentos e práticas de saúde no baixo Amazonas. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas [online]. 2021, vol.16, no.01 [viewed 31 August 2021]. https://doi.org/10.1590/2178-2547-BGOELDI-2020-0002. Available from: http://ref.scielo.org/5s92fw

Links Externos:

BMPEG. Ciências Humanas no Facebook: https://www.facebook.com/boletimgoeldiCH/

BMPEG. Ciências Humanas no Issuu: http://issuu.com/bgoeldi_ch/

Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas – BGOELDI: www.scielo.br/bgoeldi

Página do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas: http://editora.museu-goeldi.br/humanas/

Ufopa: www.ufopa.edu.br

Ufopa no Facebook: https://www.facebook.com/ufopa

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

DE ALMEIDA, R.C.D. Pesquisa da Ufopa aborda práticas das casas de saúde alternativas do Baixo Amazonas [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2021 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2021/08/31/pesquisa-da-ufopa-aborda-praticas-das-casas-de-saude-alternativas-do-baixo-amazonas/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation