Aspectos dos custos de transação no setor de varejo farmacêutico brasileiro

Gilberto Perez, Editor-chefe da Revista de Administração Mackenzie – RAM, São Paulo, SP, Brasil

Vitória Batista Santos Silva, Editora Assistente da Revista de Administração Mackenzie – RAM, São Paulo, SP, Brasil

As emergências da atualidade trazem preocupações relacionadas às tentativas de reduzir o tempo gastos em tarefas, encurtar as distâncias, entre outros aspectos aliados a novas tecnologias que se multiplicam cada vez com maior rapidez. No entanto, a eficiência prevista com os avanços tecnológicos precisa considerar que as decisões são tomadas por seres humanos, e por essa razão há uma série de fatores comportamentais que devem ser avaliados.

A Teoria dos Custos de Transação (TCT) é um campo de estudo que busca justamente entendimento a respeito das dimensões comportamentais dos agentes de um mercado, tendo como base a racionalidade limitada e o comportamento oportunista dos agentes, com seus pressupostos consolidados por Williamson (1979). A RAM – Revista de Administração Mackenzie publicou em sua última edição (22.4) um estudo que avalia impactos dos custos de transação no setor varejista farmacêutico.

Imagem: qimono.

O estudo de Silva (2021), “Custos de transação no varejo farmacêutico: impactos do oportunismo e dimensões analíticas das transações” explora os impactos do comportamento oportunista nos custos de transação e testa simultaneamente as relações preditivas propostas na Teoria dos Custos de Transação entre as dimensões analíticas (frequência, ativo-especificidade e incerteza), o comportamento oportunista e os custos de transação ex ante e ex post sob a perspectiva dos gestores que atuam no varejo farmacêutico brasileiro.

Como método, o trabalho apresenta a modelagem por equações estruturais, combinando análise fatorial e aspectos da regressão múltipla, com o objetivo de avaliar os efeitos e as inter-relações entre as variáveis estudadas. A amostra da pesquisa considerou 122 respostas válidas.

Os resultados indicam que há uma influência significativa da frequência das transações sobre o oportunismo, sendo este um resultado que merece destaque, em razão de não haver muitos estudos que buscam testar empiricamente esta relação no âmbito teoria dos custos de transação. Além disso, foi identificada influência significativa do oportunismo sobre os custos de transação. Os resultados também trouxeram evidências do impacto da incerteza nos custos de transação ex ante, e da especificidade de ativos nos custos de transação ex post.

Referência

Williamson, O.E. Transaction-cost economics: The governance of contractual relations. Journal of Law and Economics. 1979, vol. 22, no. 2, pp. 233–261.

Para ler o artigo, acesse

SILVA, A.A. TRANSACTION COSTS IN THE PHARMACEUTICAL RETAIL MARKET: IMPACTS OF OPPORTUNISM AND ANALYTICAL DIMENSIONS OF TRANSACTIONS. RAM, Rev. Adm. Mackenzie [online]. 2021, vol. 22, no. 4, eRAMR210037 [viewed 9 September 2021]. https://doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMR210037. Available from: http://ref.scielo.org/rs3mdn

Links externos

Corpo Docente PPGA Mackenzie: https://www.mackenzie.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado/sao-paulo-higienopolis/administracao-de-empresas/corpo-docente/

RAM. Revista de Administração Mackenzie – RAM: www.scielo.br/ram

Revista de Administração Mackenzie: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

PEREZ, G. and SILVA, V.B.S. Aspectos dos custos de transação no setor de varejo farmacêutico brasileiro [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2021 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2021/09/09/aspectos-dos-custos-de-transacao-no-setor-de-varejo-farmaceutico-brasileiro/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation