Comemorar o dia mundial da segurança do paciente refletindo sobre o cenário pandêmico

Flavia Giron Camerini, Professora do Curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

Elisiane Lorenzini, Professora do Curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

https://br.freepik.com/fotos-gratis/close-de-uma-medica-carinhosa-e-sorridente-medica-em-equipamento-de-protecao-dando-mascara-facial-ao-paciente_10709082.htm

No dia 17 de setembro comemora-se o dia mundial de segurança do paciente. Em 2021, o tema comemorativo enfatiza o “Cuidado materno e neonatal seguro”. Ainda assim, é preciso pensar na segurança do paciente no cenário pandêmico que estamos vivenciando. Nesse contexto, o artigo “Vinculando a segurança do profissional à segurança do paciente: recomendações e questões bioéticas para o cuidado de pacientes na pandemia da COVID-19”, publicado no periódico Texto & Contexto Enfermagem (vol. 30), traz uma importante reflexão sobre as questões bioéticas da segurança dos pacientes e dos profissionais durante a pandemia da COVID-19.

O cenário de colapso, que tem como pano de fundo a maior crise sanitária e hospitalar dos últimos tempos, tem colocado à prova no cotidiano, a qualidade do cuidado e segurança do paciente. Isto porque, com a sobrecarga no sistema de saúde, as instituições alteraram suas rotinas, fluxos e adaptaram ambientes, o que potencializa o risco para a ocorrência de incidentes e eventos adversos (PEREIRA et al., 2021).

Toda essa problemática mundial tornou-se ainda mais crítica no panorama nacional, dada a escassez de recursos, de equipamentos de proteção individual e de profissionais qualificados para prestar assistência a pacientes críticos. Tal situação tornou evidente a necessidade de estratégias para prover assistência segura para pacientes e profissionais.

Assim, as recomendações práticas específicas e as discussões relacionadas às questões bioéticas, apresentadas no artigo, são essenciais para auxiliar no processo de tomada de decisão de profissionais de saúde, com base nos princípios da não maleficência, beneficência, autonomia, equidade.

Portanto, é imperativo relacionar a segurança do paciente com o momento pandêmico e de incertezas que o mundo está vivenciando. Nesse sentido, visando comemorar o dia mundial de segurança do paciente, nada melhor do que identificar as recomendações publicadas e aplicá-las na prática assistencial de cada instituição de saúde. Para saber como fortalecer a Cultura de Segurança baseada no princípio da bioética, acesse o artigo.

Referências

PEREIRA, C.F., et al. A COVID-19 e as estratégias de redução da ansiedade na enfermagem: revisão de escopo e meta-análise. Texto & Contexto – Enfermagem [online]. 2021, vol. 30 e20210015. ISSN: 1980-265X. [viewed 9 September 2021]. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2021-0015. Available from: https://www.scielo.br/j/tce/a/MJvjTvCKzRfTmXzVcDhYsxS/?lang=pt#

Para ler o artigo, acesse

PRADO, P.R. do, et al. Vinculando a segurança do profissional à segurança do paciente: recomendações e questões bioéticas para o cuidado de pacientes na pandemia da COVID-19. Texto & Contexto – Enfermagem [online]. 2021, vol. 30, e20200535. ISSN: 1980-265X [viewed 9 September 2021]. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2020-0535. Available from: https://www.scielo.br/j/tce/a/FSq6HSp3dvDLXV6SB6fVLhM/?lang=pt#

Link externo

www.scielo.br/tce

Texto & Contexto: http://www.textoecontexto.ufsc.br

Texto & Contexto no SciELO: http://www.scielo.br/tce

Facebook: https://www.facebook.com/tceufsc/

Twitter: https://twitter.com/ContextoTexto

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

CAMERINI, F. G. and LORENZINI, E. Comemorar o dia mundial da segurança do paciente refletindo sobre o cenário pandêmico [online]. BlogRev@Enf, 2021 [viewed ]. Available from: https://blog.revenf.org/2021/09/17/comemorar-o-dia-mundial-da-seguranca-do-paciente-refletindo-sobre-o-cenario-pandemico/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Navigation