O IPQ-RH é um instrumento adequado para avaliar as crenças sobre o câncer de mama em brasileiras

Rebeca Veras de Andrade Vieira, bolsista pelo Programa Nacional de Pós-doutorado da CAPES, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil.

Estudos têm apontado para as associações entre as nossas crenças sobre doenças e os nossos comportamentos em saúde. Observa-se, contudo, a carência de instrumentos para avaliação destas crenças no contexto brasileiro. O artigo intitulado “Propriedades Psicométricas da Versão Brasileira do Questionário de Percepção da Doença Revisado para Mulheres Saudáveis (IPQ-RH)” avaliou as propriedades psicométricas do IPQ-RH em mulheres saudáveis sobre o câncer de mama. Neste estudo, participaram 320 mulheres brasileiras saudáveis com média de 55 anos, que responderam ao instrumento IPQ-RH em uma Unidade Básica de Saúde da rede pública de Porto Alegre (RS).

Este estudo foi desenvolvido junto ao Grupo de Estudos Avançados em Psicologia da Saúde (GEAPSA), coordenado pela Profa. Dra. Elisa Kern de Castro e composto por alunos de graduação e pós-graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e colaboradores. O grupo tem desenvolvido pesquisas em diversas áreas da Psicologia da Saúde, tais como a Psico-oncologia, comunicação em saúde, saúde da mulher, bem como condições médicas crônicas como o diabetes e a obesidade. Para este estudo, os dados do IPQ-RH foram obtidos a partir de dois estudos do grupo sobre saúde da mulher em que o instrumento foi utilizado.

Imagem: waldryano.

O IPQ-RH apresentou propriedades psicométricas satisfatórias para investigar a percepção do câncer de mama em mulheres saudáveis brasileiras. A versão utilizada confirmou as estruturas fatoriais do artigo original e a fidedignidade do instrumento foi satisfatória. O impacto emocional negativo percebido pelas participantes esteve associado à uma reduzida percepção de conhecimento sobre a doença. Em outras palavras, quanto menos as mulheres conheciam sobre a doença, mais ameaçadora elas a interpretavam.

O Brasil está na faixa dos países com maior incidência de câncer de mama no mundo. Ao investigar as qualidades psicométricas do IPQ-RH no contexto brasileiro, o presente estudo viabilizou o seu uso tanto na pesquisa quanto na clínica. Uma vez que a detecção precoce dos sinais da doença está relacionada a maiores chances de cura, espera-se que, ao acessarem estas crenças, clínicos e pesquisadores possam compreender melhor as crenças dos pacientes e oferecer-lhes orientações personalizadas sobre a realização de diversos cuidados específicos em saúde, tais como autoexame das mamas e mamografia. Além disso, a avaliação destas crenças se mostra importante na medida em que estas percepções podem ser modificadas por meio de intervenções e ações de educação em saúde, na busca de maior adesão aos comportamentos preventivos, diminuição do impacto emocional e a detecção precoce da doença. Por fim, o conhecimento baseado em evidências cientificas sobre os fatores de risco do câncer de mama, aumenta as chances de sucesso no tratamento e monitoramento da saúde e qualidade de vida da mulher.

Para ler o artigo, acesse

VIEIRA, R.V.A., et al. Psychometric Properties of the Brazilian Version of the Revised Illness Perception Questionnaire for Healthy Women (IPQ-RH). Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2021, vol. 31, e3103 [viewed 3 November 2021]. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3103. Available from: http://ref.scielo.org/39djzq

Links externos

Paidéia (Ribeirão Preto) – PAIDEIA: www.scielo.br/paideia

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

VIEIRA, R.V.A. O IPQ-RH é um instrumento adequado para avaliar as crenças sobre o câncer de mama em brasileiras [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2021 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2021/11/03/o-ipq-rh-e-um-instrumento-adequado-para-avaliar-as-crencas-sobre-o-cancer-de-mama-em-brasileiras/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation