Analisando percepções de acadêmicos sobre o processo de internacionalização universitária

Alberto Gabbay Canen, Pós-Doutor pela University of Strathclyde, Scotland. Professor Titular Aposentado do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia-COPPE/Universidade Federal of Rio de Janeiro, Presidente do International Center for Innovation and Industrial Logistics (ICIIL), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Logo: Ensaio Avaliação e Políticas Públicas em EducaçãoO artigo Internationalization of Higher Education Institutions: perceptions of scholars, publicado na Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação vol. 30 (114), tem como objetivo contribuir para as Instituições brasileiras de Ensino Superior (IES) dentro de uma perspectiva internacional. Relata, primeiro, as tendências mais recentes na literatura sobre os conceitos de internacionalização e Gestão Internacional que foram articulados para produzir o arcabouço teórico. A parte empírica da pesquisa contou com a realização de entrevistas com acadêmicos de três diferentes universidades públicas brasileiras, utilizando a metodologia de histórias orais (ALBERTI, 2013), para descobrir como tais estudiosos, com vasta experiência nas universidades, percebem o processo de internacionalização.

Os entrevistados mostraram percepções diferentes sobre o tema, mas apresentaram perspectivas para a melhoria desse processo, apontando, dentre outros fatores, a importância de uma gestão mais focada que possa buscar promover a igualdade/equidade entre as regiões brasileiras e, principalmente, o bem-estar da sociedade. Os autores defendem, a partir do estudo, que as instituições de ensino superior devem fortalecer a pesquisa e valorizar os acadêmicos brasileiros, principalmente aqueles com reconhecimento global, e não enfatizar apenas a mobilidade estudantil/acadêmica internacional a partir de uma perspectiva econômica/política, que parece prevalecer na literatura atual.

Imagem: Unsplash

Tais observações não minimizam a relevância da mobilidade internacional. No entanto, o estudo indica que deve haver um equilíbrio desta perspectiva com os aspectos que envolvem culturas, diversidade e motivações sociais/culturais (KNIGHT & WIT, 2018). O artigo reforça que as instituições de ensino superior devem ser organizações multiculturais (Canen & Canen, 2005), ou seja, aquelas voltadas para a valorização da diversidade cultural, tanto nacional quanto internacionalmente, e indica perspectivas para futuros estudos que possam aprofundar processos de internacionalização das instituições de ensino superior em perspectivas inovadoras.

Leia mais

ALBERTI, V. Manual de história oral. 3 ᵃ Edição. Rio de Janeiro: FGV, 2013.

CANEN, A. G. and CANEN, A. Organizações multiculturais: logística na corporação globalizada. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2005.

KNIGHT, J. and DE WIT, H. Internationalization of higher education: past and future. International Higher Education [online]. 2018, no. 95, pp. 2-4 [viewed 7 February 2022]. https://doi.org/10.6017/ihe.2018.95.10715. Available from: https://ejournals.bc.edu/index.php/ihe/article/view/10715

Para ler o artigo, acesse

COSTA, R.P. and CANEN, A.G. Internationalization of Higher Education Institutions: perceptions of scholars. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online]. 2022, vol. 30, no. 114, pp. 94-115 [viewed 7 February 2022]. https://doi.org/10.1590/S0104-403620210002903229. Available from: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/8cm4MvrDXXpLXRYSd6FtFbm/?lang=en

Link(s)

Ensaio Avaliação e Políticas Públicas em Educação: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio

Redes sociais: Facebook, Twitter

Ensaio Avaliação e Políticas Públicas em Educação – ENSAIO: https://www.scielo.br/j/ensaio/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

CANEN, A.G. Analisando percepções de acadêmicos sobre o processo de internacionalização universitária [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2022 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2022/02/16/analisando-percepcoes-de-academicos-sobre-o-processo-de-internacionalizacao-universitaria/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation