A arte além da escola: lugares de ensino, pesquisa e formação

Lucia Reily, Docente, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil.

Selma Machado Simão, Docente, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil.

O número temático que traz como cerne a Arte e ensino em espaços plurais, publicado no Cadernos Cedes (vol. 42, no. 116), reúne pesquisas sobre o ensino de artes de várias localidades do território brasileiro e de outros países com a intenção de conhecermos práticas e processos de ensino diferenciados. Desta forma, ao extrair resultados, diretrizes e suportes para estudantes e profissionais da área por meio dos vários relatos de experiências, foi possível formatar uma publicação configurada por conteúdos inusitados, quando relacionados aos ambientes formais de ensino.

A formação do professor de artes não contempla vários âmbitos onde a arte é desenvolvida, como por exemplo, a arte que acontece na prisão, nas produções de moradores de rua e de muitos outros grupos vulneráveis. Muitas vezes, estas ações acontecem de maneira constante e acabam se solidificando como ações regulares; outras vezes ocorrem esporadicamente, sendo que de acordo com o caráter de suas aplicações, acabam obtendo respostas diferentes conforme as circunstâncias e configurações pelas quais vão sendo articuladas.

Duas pessoas de costas. Uma mulher branca de cabelo solto, longo, liso e castanho ao lado de uma menina de cabelo amarrado, longo, liso e castanho. Elas olham para uma parede com quadros.

Imagem: Arquivo pessoal.

Figura 1. Ação Educativa Em Espaços Culturais: Perspectivas Sócio-históricas. Em Debate, 2º Encontro do projeto na Fundação Cultural BADESC, em agosto de 2013.

Os registros destas práticas se constituem em acervos importantes, passíveis de difundir novos conhecimentos na área do ensino de arte. Neste contexto, e cientes destas lacunas, buscou-se trazer algumas contribuições nesta coletânea de artigos, capazes de atender a alguns campos que consideramos de relevância, além de apresentarem enfoques atuais e necessários, dirigidos às peculiaridades e sensibilidades que comumente não são abordadas nos escritos acadêmicos.

Abrimos espaço para uma discussão que não se encerra e que pode inspirar profissionais da educação, pesquisadores, professores e artistas. Trata-se, portanto, de um campo ampliado, onde, o conceito de mediação não se limita às formas hegemônicas de ensinar arte. Com este trabalho, buscamos atingir outros vetores de arte, educação e cultura que possam contribuir com os materiais divulgados nas bibliotecas, centros de memórias, espaços sociais e arquivos em geral, entre outros.

Convidamos você leitor a ouvir o podcast a seguir para saber mais sobre as diversas formas de ensinar arte.

Para ler o artigo, acesse

REILY, L. and SIMÃO, S.M. Arte e ensino em espaços plurais. Cadernos CEDES [online]. 2022, vol. 42, no. 116, pp. 1-6 [viewed 14 April 2022]. https://doi.org/10.1590/CC259053. Available from: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/T34nvRz8ZpFvLxGqSRXmFTb/

Link(s)

Lucia Reily: http://lattes.cnpq.br/2137953768970405

Selma Machado Simão: http://lattes.cnpq.br/6227204383079210

Unicamp – Facebook: https://www.facebook.com/unicampoficial

Comissão de Graduação do Curso de Artes Visuais https://www.iar.unicamp.br/graduacao/cursos/graduacao-em-artes-visuais/comissao-de-graduacao/

CEDES – UNICAMP: https://www.cedes.unicamp.br

Cadernos CEDES, Volume: 42, Número: 116 https://www.scielo.br/j/ccedes/i/2022.v42n116/

Cadernos CEDES – CCEDES: www.scielo.br/ccedes

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

REILY, L. and SIMÃO, S.M. A arte além da escola: lugares de ensino, pesquisa e formação [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2022 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2022/05/31/a-arte-alem-da-escola-lugares-de-ensino-pesquisa-e-formacao/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation