Pesquisa aborda inserção de mini-implantes sem angulação vertical

Por Júlio de Araújo Gurgel, Professor do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade CEUMA, São Luís, MA, Brasil

Pesquisa realizada no programa de Pós-Graduação em Ortodontia da Universidade CEUMA, em São Luís (MA), avaliou o torque máximo de inserção (TMI) de mini-implantes ortodônticos (MIO). Os pesquisadores observaram que o TMI de MIO inseridos em 90 graus foram maiores do que os inseridos em 60 graus. Sendo assim, quando o espaço interradicular permite a inserção em 90 graus este ângulo permite a obtenção de um maior TMI e consequentemente melhora a qualidade da estabilidade do MIO.

O TMI representa a quantificação numérica da estabilidade primária dos MIO. Estes resultados foram obtidos em osso alveolar humano em ex-vivos. Estes resultados foram encontrados para duas marcas comerciais de MIO.

A pesquisa observou, ainda, que os TMI encontrados foram maiores para os MIO autoperfurantes (utilizados nesta pesquisa) do que os descritos na literatura para os MIO autorosqueáveis. Estudos “boca dividida” conduzidos em osso alveolar humano são, até o momento, escassos na literatura.

Outros trabalhos têm relatado a quantidade e qualidade do osso cortical relacionando-se com a falha na estabilidade de mini-implantes quando comparados maxila e mandíbula. Em nosso estudo, analisamos a relação mini-implante/cortical óssea somente para a região alveolar posterior da maxila. Os mesmos resultados não devem ser extrapolados para outras áreas dos maxilares, tais como o osso cortical mandibular posterior. A espessura do osso cortical e a dureza do osso mandibular são diferentes quando comparados com o da maxila, principalmente na região posterior.

Os resultados foram publicados no artigo “Effect of vertical placement angle on the insertion torque of mini-implants in human alveolar bone” no volume 21, número 5 do Dental Press Journal of Orthodontics.

Para ler o artigo, acesse:

MAYA, R.R., PINZAN-VERCELINO, C.R.M. and GURGEL, J.A. Effect of vertical placement angle on the insertion torque of mini-implants in human alveolar bone. Dental Press J. Orthod. [online]. 2016, vol. 21, no. 5, pp. 47-52, ISSN: 2177-6709 [viewed 31 January 2017]. DOI: 10.1590/2177-6709.21.5.047-052.oar. Available from: http://ref.scielo.org/5jfdfm

Link externo

Dental Press Journal of Orthodontics – DPJO: <http://www.scielo.br/dpjo>

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

GURGEL, J.A. Pesquisa aborda inserção de mini-implantes sem angulação vertical [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2017 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2017/03/06/pesquisa-aborda-insercao-de-mini-implantes-sem-angulacao-vertical/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation