Educação em contexto de crise sanitária causada pela covid-19: uma seção temática imperdível

Lia Machado Fiuza Fialho, editora assistente da revista Educação e Pesquisa, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil. 

Logo do periódico Educação e PesquisaA seção temática “Educação em contexto de crise sanitária causada pela covid-19” possui como objetivo discutir os desafios do ensino remoto e das aprendizagens em contexto pandêmico, considerando os novos contornos da formação docente e da práxis educativa demandadas em meio à crise sanitária, bem como as reverberações dos efeitos da pandemia no contexto educacional. Afinal, desde o início da pandemia causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, a famigerada covid-19, o cenário educacional sofreu muitas mudanças, tanto na educação básica como no ensino superior, especialmente em decorrência da necessidade de isolamento social e da suspensão das aulas presenciais.

Proposta pelos pesquisadores doutores Lia Machado Fiuza Fialho, da Universidade Estadual do Ceará (Brasil), e Hugo Heredia Ponce, da Universidad de Cádiz (Espanha), e acolhida pela Revista Educação e Pesquisa, essa seção temática está recebendo artigos desde o final do ano de 2021 e estará aberta para novas submissões durante todo o ano de 2022. Inclusive, há dez textos aprovados, dos quais alguns estão em editoria e outros já foram publicados.

Fotografia de uma criança assistindo a uma aula online pelo notebook

Imagem: Jovanmandic.

Ressaltamos o artigo publicado de Antunes, Porto e Queiroz (2022), denominado Análise do desenvolvimento temático de estudos relacionando educação e covid-19, que trata acerca da pandemia como um problema que afeta a educação em proporções globais, e busca compreender como os temas de pesquisa convergem para abordar a relação entre educação e covid-19 nos principais estudos mundiais, bem como o artigo A educação infantil em tempo de SARS-CoV-2: a (re)organização dos fazeres docentes (Sommerhalder; Pott; Rocca, 2022), o qual se destaca como uma pesquisa transnacional de convênio de cooperação científica entre uma universidade pública italiana e uma universidade federal brasileira que visa identificar e analisar elementos de organização pedagógica constituintes dos fazeres de professoras da educação infantil brasileiras na implementação do atendimento não presencial (ou remoto) em instituições de educação infantil, em razão da pandemia de covid-19.

Ao visitar o site da revista Educação e Pesquisa, e ler os artigos publicados sobre Educação na interface com a crise pandêmica, é possível se apropriar de um conhecimento produzido com rigor científico, super atualizado, que permite compreender melhor os desafios vivenciados com ensino remoto emergencial decorrente do isolamento social, os problemas enfrentados mediante a exclusão digital, as desigualdades sociais, a precarização do trabalho docente e o adoecimento mental de alunos e professores; assim como os prejuízos e novos enfrentamentos demandados para o contexto pós-crise.

Para ler os artigos, acesse

ANTUNES, J., PORTO, B.S. and QUEIROZ, Z.F. Análise do desenvolvimento temático de estudos relacionando educação e covid-19. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol. 48, e253710 [viewed 18 August 2022]. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248253710por. Available from: https://www.scielo.br/j/ep/a/Z7WPxPnKhFT93spLGMxV6tB/

SOMMERHALDER, A., POTT, E.T.B. and ROCCA, C.L. A educação infantil em tempo de SARS-CoV-2: a (re)organização dos fazeres docentes. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol. 48, e254817 [viewed 18 August 2022].https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248254817por. Available from: https://www.scielo.br/j/ep/a/6NfLcVzLYVDVrz769stztVx/

Links externos

Educação e Pesquisa – EP: https://www.scielo.br/j/ep/

Educação e Pesquisa – Revista da Faculdade de Educação da USP: http://www.educacaoepesquisa.fe.usp.br/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

FIALHO, L.M.F Educação em contexto de crise sanitária causada pela covid-19: uma seção temática imperdível [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2022 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2022/08/18/semana-especial-educacao-e-pesquisa-educacao-em-contexto-de-crise/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation