Reorganização dos fazeres docentes na educação infantil: o atendimento não presencial na pandemia pelo SARS-CoV-2

Profa. Dra. Aline Sommerhalder, pós-doutora em Educação pela UniRoma 3 (Itália) e doutora em Educação Escolar, Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Diretora do Cfei.

Profa. Dra. Eveline Tonelotto Barbosa Pott, doutora em Psicologia, pós-doutora pelo Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar, membro do Cfei. 

Profa. Dra. Concetta La Rocca, professora associada do Dipartimento di Scienze della Formazione, Università Degli Studi Roma Tre, Roma, Itália.

Logo do periódico Educação e PesquisaO estudo internacional A educação infantil em tempo de SARS-CoV-2: a (re)organização dos fazeres docentes trata da problemática da “didática à distância” na educação infantil (ANPED, 2020), mediante a pandemia pelo SARS-CoV-2 (Covid-19). O presente termo foi assumido de forma nacional na Itália e, no Brasil a terminologia foi plural, sendo uma delas o atendimento não presencial na educação infantil.

Considerando a perspectiva dos/as profissionais desta etapa educativa, o estudo assumiu como objeto investigativo alguns elementos da organização pedagógica: objetivos ou intencionalidades educacionais, recursos, tempo e estratégias. Estes elementos foram investigados no contexto da implementação do atendimento não presencial nas instituições de educação infantil. Com 44 questões, o questionário aplicado via rede de internet permitiu evidenciar, dentre outros aspectos, a intensidade do uso de algumas ferramentas de comunicação e que foram assumidas como mediadoras didáticas.

Gráfico com atividades e materiais utilizados no ensino remoto emergencial classificados em "muito importante", "importante", "neutro", "pouco importante" e "não importante"

Imagem: Educação e Pesquisa

Dentre as intenções pedagógicas, foi destaque a permanência viva da memória da rotina escolar e das relações afetivas com as professoras. Houve, com isso, um redesenho dos fazeres docentes no que tange à organização pedagógica, incluindo adaptação de materiais para distribuição de forma impressa para aquelas crianças sem acesso às tecnologias.

Evidenciou ainda que a tarefa de organização pedagógica para esse atendimento não presencial mostrou-se desafiadora e exigente às profissionais, especialmente pela ausência, para muitas, de uma formação específica para uso de tecnologias na educação infantil. As próprias experiências cotidianas anteriores com essas tecnologias foram a âncora de sustentação. Os resultados permitem refletir sobre uma possível pausa ou mesmo retrocesso vivido no âmbito das especificidades do trabalho na educação infantil, da função social assumida e dos direitos de aprendizagem das crianças.

Referências

ANPED Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Manifesto ANPEd: educação a distância na educação infantil, não! Rio de Janeiro: ANPEd, 2020 [viewed 18 August 2022]. Available from: http://www.anped.org.br/news/manifesto-anped-educacao-distancia-na-educacao-infantil-nao

Para ler o artigo, acesse

SOMMERHALDER, A., POTT, E.T.B. and ROCCA, C.L. A educação infantil em tempo de SARS-CoV-2: a (re)organização dos fazeres docentes. Educ. Pesqui. [online]. 2022, vol. 48, e254817 [viewed 18 August 2022].https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248254817por. Available from: https://www.scielo.br/j/ep/a/6NfLcVzLYVDVrz769stztVx/

Links externos

Educação e Pesquisa – EP: https://www.scielo.br/j/ep/

Educação e Pesquisa – Revista da Faculdade de Educação da USP: http://www.educacaoepesquisa.fe.usp.br/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SOMMERHALDER, A., POTT, E.T.B. and ROCCA, C.L. Reorganização dos fazeres docentes na educação infantil: o atendimento não presencial na pandemia pelo SARS-CoV-2 [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2022 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2022/08/18/semana-especial-educacao-e-pesquisa-reorganizacao-dos-fazeres-docentes/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation