Frota própria X frota locada: novo marco para tomada de decisão

Gilberto Perez, Editor-chefe da Revista de Administração Mackenzie – RAM, São Paulo, SP, Brasil.

Vitória Batista Santos Silva, Editora Assistente da Revista de Administração Mackenzie – RAM, São Paulo, SP, Brasil.

Logo RAM Revista de Administração MackenzieNo processo de tomada de decisão vários fatores são levados em conta quando se trata da gestão de uma empresa. Muitas vezes é preciso considerar o que é mais vantajoso, seja do ponto de vista dos custos, seja considerando o controle exercido sobre a atividade. Um exemplo é a gestão da frota, que é uma atividade que pode ser integrada pela empresa ou contratada, utilizando-se uma frota locada.

Um questionamento que aparece é: qual a decisão que vale mais a pena? Nesse sentido, a Revista de Administração Mackenzie – RAM publicou em sua última edição (julho/agosto, vol. 23, no. 4) um estudo que propõe um novo marco teórico com a finalidade de auxiliar nesse processo de tomada de decisão.

O artigo de Dantas (2022), Modelo híbrido multicritério e de engenharia econômica para suporte à decisão na gestão de frota apresenta um modelo que possibilita ferramentas que mostram os custos e os benefícios do trade-off entre frota locada e frota própria ao órgão público responsável pela tomada de decisão sobre a frota, podendo ser considerado, portanto, um novo marco teórico que contribui para facilitar o processo de decisão na área de transporte.

Ilustração vetorizada. Fundo verde e sólido. Uma mulher branca de cabelo preto e liso está sorrindo e olhando para frente. Ela usa um headset, segura com uma das mãos o microfone e com a outra ela aponta para uma figura do planeta terra. Ao redor do planeta as figuras prédio, carro, casa, caminhão, moto, ônibus e barco.

Imagem: Pixabay.

Retomando a base teórica fornecida por Feldens et al. (2010), que comenta sobre os dois modelos de engenharia econômica já explorados na literatura acerca da decisão sobre a substituição da frota: engenharia econômica (EE) e pesquisa operacional (PO), Dantas (2022) opta por formular um modelo de engenharia econômica que incorpore multicritérios a aspectos econômico-financeiros para a tomada de decisão sobre a frota no caso de órgãos públicos.

Do ponto de vista metodológico, são combinadas técnicas dos modelos Utilidade Multi-Atributo (Multiple Attribute Utility Theory – MAUT), de engenharia econômica e com auxílio do Custo Total de Propriedade (TCO), ponderadas tanto qualitativa como quantitativamente.

Os resultados indicam que é possível confirmar a compatibilidade entre os critérios combinados para a formulação do novo marco para a tomada de decisão na área de transportes, possibilitando que este modelo seja aplicado para auxiliar o órgão público responsável, respeitando as preferências dos gestores e as restrições orçamentárias. Considera-se o resultado identificado como um importante avanço para o estado da arte das pesquisas sobre o tema, além de exercer seu papel como nova ferramenta de gestão.

Referências

FELDENS, A.G. et al. Política para avaliação e substituição de frota por meio da adoção de modelo multicritério. ABCustos [online]. 2010, vol. 5, no. 1 [viewed 00]. https://doi.org/10.47179/abcustos.v5i1.86. Available from: https://revista.abcustos.org.br/abcustos/article/view/86.

Para ler o artigo, acesse

DANTAS, R.F. Modelo híbrido multicritério e de engenharia econômica para suporte à decisão na gestão de frota. Revista de Administração Mackenzie [online]. 2022, vol. 23, no. 4 [viewed 00]. https://doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMR220138.pt. Available from: https://www.scielo.br/j/ram/a/fsjxzGjrB55WjqjfdTSZCMn/?lang=pt.

Links externos

Gilberto Perez – Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Gilberto_Perez4/publications

Gilberto Perez – Linkedin: https://br.linkedin.com/in/gilberto-perez-15553023

Vitória Batista Santos Silva – Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Vitoria_Silva10

Mackenzie – Facebook: https://www.facebook.com/mackenzie1870

Revista de Administração Mackenzie – RAM: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

PEREZ, G. and SILVA, V.B.S. Frota própria X frota locada: novo marco para tomada de decisão [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2022 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2022/09/22/frota-propria-x-frota-locada-novo-marco-para-tomada-de-decisao/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation