Saúde mental: potencializando o olhar sobre estudantes que vivenciam o sofrimento emocional

Vera Maria Sérgio de Abreu Vieira, mestra em Saúde Coletiva, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

O artigo Saúde mental e interseccionalidade entre estudantes em uma universidade pública brasileira se debruça sobre a análise de relatos de experiência de sofrimento mental de estudantes de graduação, sob a perspectiva da interseccionalidade. Ao longo do estudo, foi demonstrado como esta é uma ferramenta conceitual que pode qualificar a observação dos efeitos das iniquidades sociais e sua relação com a saúde, aportando conhecimento relevante que pode auxiliar na construção de estratégias de enfrentamento pessoais e/ou institucionais.

A pesquisa foi realizada entre os anos de 2018 e 2019 através do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, sendo de natureza quantitativa e qualitativa, com técnicas de entrevista e análise documental. Apesar de não ser incomum a publicação de pesquisas que tratam de saúde mental, este estudo traz o diferencial de seu público-alvo serem estudantes em comprovada vulnerabilidade socioeconômica e sua correlação com a intersecção de opressões sociais.

Homem segurando o pedaço de um espelho no qual seu rosto está refletido

Imagem: Pixabay.

Dentre suas conclusões, o estudo destaca que, sendo a educação um fator que atua sobre a saúde de forma determinante/condicionante, é de fundamental importância que a universidade avance nas discussões acerca de sua responsabilidade nessa construção do ser saudável, na atenção para as especificidades do público que recebe periodicamente e no reconhecimento de que muitos aspectos da desigualdade enraizada na sociedade contemporânea também são percebidos e validados em seus espaços, devendo, então, envidar esforços no sentido de fomentar estratégias de compreensão dessas dinâmicas sociais e de seu enfrentamento.

Para ler o artigo, acesse

VIEIRA, V.M.S.A. and TORRENTÉ, M.O.N. Saúde mental e interseccionalidade entre estudantes em uma universidade pública brasileira. Interface (Botucatu) [online]. 2022, vol. 26, e210674 [viewed 25 November 2022]. https://doi.org/10.1590/interface.210674. Available from: https://www.scielo.br/j/icse/a/6RPNvjyCvgjmZjMgvSDDpZq/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

VIEIRA, V.M. Saúde mental: potencializando o olhar sobre estudantes que vivenciam o sofrimento emocional [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2022 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2022/11/25/saude-mental-potencializando-o-olhar-sobre-estudantes-que-vivenciam-o-sofrimento-emocional/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation