As políticas monetárias e o endividamento das empresas

Octávio Valente Campos, professor, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Logo BBR. Brazilian Business Review.Os pesquisadores Campos e Lamounier, autores do artigo The Effects of Monetary Policies on the Capital Structures of the Firms, estudaram os dados de 220 empresas, entre 2009 e 2019, por meio de regressões quantílicas e de modelos de dados em painel, pela abordagem GMM. Os resultados demonstraram a relevância do agregado monetário M1, da taxa Selic filtrada (SELICHP) e da taxa de juros de longo prazo (TJLP) para explicar o nível de endividamento das firmas. Além disso, observou-se também a relevância do agregado monetário M2 e da TJLP em interação com os setores aos quais as firmas pertencem.

O intuito desta pesquisa foi o de sanar uma lacuna importante na literatura em finanças ao verificar o comportamento da manipulação da oferta monetária nos níveis de endividamento das entidades, tanto em termos agregados quanto por setores. E esta análise foi feita pelo somatório de teorias da finanças e da economia, estimado em modelos econométricos que já foram testados em outros mercados de relevância mundial.

Três gráficos. Gráfico 1: Eixo horizontal é "Estágios da produção" e vertical "Consumo" (relação "Maus investimentos" e "Consumo"). Gráfico 2: Investimento x Consumo (relação sobreconsumo, maus investimentos e posterior recessão). Gráfico 3: sem informação x Taxa de juros (relação Poupança e Investimento).

Imagem: Garrison (2001).

Figura 1. Efeitos da expansão de crédito sobre a FPP e sobre o Triângulo de Hayek.

Dessa forma, este estudo realizado por professores da UFMG complementou a literatura que estuda os impactos das políticas monetárias e de variáveis macroeconômicas sobre as finanças corporativas. Um desafio para pesquisas futuras é ampliar o horizonte temporal de estudo, de modo a percorrer as crises de 2001, de 2008 e de 2020, visando assim, uma melhor identificação dos ciclos econômicos e um melhor entendimento de como as estruturas de endividamento se comportam ante as políticas monetárias com o passar do tempo.

Referências

GARRISON, R.W. Time and money: The macroeconomics of capital structure. Oxfordshire: Routledge, 2001.

Para ler o artigo, acesse

CAMPOS, O.V. and LAMOUNIER, W.M. The Effects of Monetary Policies on the Capital Structures of the Firms. Brazilian Business Review [online]. 2022, vol. 19, no. 06 [viewed 18 January 2023]. https://doi.org/10.15728/bbr.2022.19.6.1.en. Available from: https://www.scielo.br/j/bbr/a/TRYRdqGpK3NLP5SMBTjdjbP/

Links Externos

BBR. Brazilian Business Review – BBR: https://www.scielo.br/bbr/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

CAMPOS, O.V. As políticas monetárias e o endividamento das empresas [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/01/18/as-politicas-monetarias-e-o-endividamento-das-empresas/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation