Sociabilidades e sentimentos no espaço urbano em tempos de pandemia

Irlys Alencar F. Barreira, Professora titular de sociologia do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UFC) e Pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fortaleza, CE, Brasil.

Logo do periódico Caderno CRH.O artigo intitulado Tempos de suspensão… Graves e agudos da pandemia no espaço público dialoga com questões clássicas da sociologia e áreas afins, tendo como referência análises teóricas sobre a vida citadina suscitadas por ocasião da pandemia Covid 19. O estudo teve como diretriz a seguinte pergunta: Quais os efeitos da pandemia sobre percepções e modos de vida da população urbana?

A investigação, realizada pela autora no período 2020-2022, baseou-se em registros de situações em metrópoles brasileiras, incorporando especificamente observações diretas feitas em Fortaleza. Foram ainda tratadas na análise as sonoridades urbanas, as linguagens e a redefinição de espacialidades como partes de uma orquestração de sentidos emergentes no período. As restrições ao deslocamento da população trouxeram à tona a redefinição de uso da casa e da rua face aos sentimentos de medo e insegurança. Os temas da vida e da morte assumiram protagonismo ímpar.

Foto na altura dos ombros de uma mulher sorrindo para a câmera. Ela tem cabelo curto, castanho e um pouco ondulado. No fundo, prateleira branca com muitos livros.

Imagem: Irlys Alencar F. Barreira.

Além de apresentar uma configuração sobre a nova dinâmica dos espaços urbanos exemplificada na evitação de encontros e busca de novas formas de convívio e lazer, a análise reporta-se a temporalidades. A repetição de cenas vigentes em outras epidemias do passado ocorre em novo cenário caracterizado pela globalização e uso de redes sociais. As apropriações políticas presentes no debate sobre as vacinas acionaram disputas antigas entre a religião e a ciência, reeditando conflitos entre saberes que precedem à modernidade.

O artigo conclui que a pandemia explicitou as desigualdades e os dilemas da sociabilidade urbana. Por outro lado, a situação devastadora permitiu uma revalorização de espaços públicos e desenvolvimento de modos de comunicação on line, redefinindo formas de trabalho em diversos setores de atividade, notadamente na área acadêmica.

A originalidade do artigo consiste na abordagem macro e microssociológica capaz de congregar sentimentos, comportamentos individuais e coletivos, suscitando novas pesquisas sobre a configuração urbana. Da perspectiva de aplicação dos conhecimentos destaca-se a importância de políticas públicas voltadas para diminuição das desigualdades, incluindo também estratégias de convívio urbano.

Para ler o artigo, acesse

BARREIRA, I.A.F. Tempos de suspensão… Graves e agudos da pandemia no espaço público. Cad CRH [online]. 2022, vol. 35, e022038 [viewed 3 February 2023]. https://doi.org/10.9771/ccrh.v35i0.50101. Available from: https://www.scielo.br/j/ccrh/a/GTYyKZ9nW6bNLhcMSCRqLxp/

Links externos

Caderno CRH — CCRH: https://www.scielo.br/j/ccrh/

Irlys Alencar F. Barreira: https://orcid.org/0000-0002-3964-946X

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

BARREIRA, I.A.F. Sociabilidades e sentimentos no espaço urbano em tempos de pandemia [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/02/03/sociabilidades-e-sentimentos-no-espaco-urbano-em-tempos-de-pandemia/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation