Laboratório teatral infantil do início do século XX contribui até hoje para formação de atores

Rodrigo Cardoso Scalari, Doutor em Teatro e Artes do Espetáculo pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris III, Paris, França.

Logo do periódico Revista Brasileira de Estudos da PresençaO artigo Laboratórios da Infância de Copeau e Bing: um grupo de crianças, embrião da École du Vieux Colombier aborda um laboratório teatral que os pesquisadores franceses Jacques Copeau e Suzanne Bing propuseram à um grupo de crianças entre os anos de 1915-1916 no Clube de Ginástica rítmica Dalcroziana da Rue Vaugirard, no 6° arrondissement de Paris.

O texto é proveniente da pesquisa de doutorado de Rodrigo Cardoso Scalari. A tese L’enfant comme modèle dans la pédagogie théâtrale. Dans les approches de Jacques Copeau, Jacques Lecoq et Philippe Gaulier (“A criança como modelo na pedagogia teatral. Nas abordagens de Jacques Copeau, Jacques Lecoq e Philippe Gaulier”) foi defendida em janeiro de 2021 junto à Université Sorbonne Nouvelle, na França, e financiada pelo Programa de Doutorado Pleno no Exterior da CAPES.

Durante sua experiência na escola de teatro de Philippe Gaulier, Scalari entrou em contato com exercícios teatrais elaborados a partir de brincadeiras infantis e com discursos que evocavam qualidades sensíveis e expressivas da criança a serem trabalhadas pelo ator.

Em seu doutorado, o autor dedicou-se a analisar a importância da noção de infância na pedagogia teatral, na linha de trabalho marcada por uma evidente filiação artística entre os três pedagogos estudados: Copeau, Lecoq e Gaulier. Sobre esta corrente, o autor se pergunta: como a figura da criança se tornou um modelo, entendido como um território de experimentação, no campo da pedagogia teatral voltada à formação do ator?

Foto: na esquerda uma menina sorrindo que parece estar dançando, na direita um menino com expressão neutra e fazendo pinça com as mãos (como um caranguejo). No fundo, um painel de tecido com estrelas, um fio com duas lâmpadas acesas e penduradas, barbantes com bandeirinhas (algumas no formato de triangulo e outras de círculo) e duas cortinas vermelhas com uma amarração na parte média inferior.

Imagem: Pexels.

No caso específico de Jacques Copeau e Suzanne Bing, o artigo fornece exemplos concretos de como este laboratório teatral foi essencial em diversos aspectos para a pedagogia do ator, que seria aplicada pela dupla de pesquisadores na emblemática escola de teatro École du Vieux Colombier (1920-1924), em Paris.

Considerado por Copeau como o “embrião” de sua escola, o laboratório serviu como preparação para a docência da dupla de pesquisadores e engendrou as primeiras explorações da mímica a partir de dramatizações inspiradas em fábulas de La Fontaine, as quais eram encenadas pelas crianças. Além disso, o laboratório trouxe à Copeau a ideia de explorar a imitação de animais como desvio criativo para que o ator atinja estados psicofísicos mais orgânicos, evitando, assim, a mera expressão física e ilustrativa dos sentimentos através de movimentos.

Não menos importante, o texto visa também prestar o devido reconhecimento ao papel fundamental de Suzanne Bing no ramo pedagógico pesquisado por Copeau. O frequente apagamento histórico da pedagoga não pode ser dissociado de sua condição feminina, tendo em vista que Bing está inserida em um contexto em que figuras masculinas foram privilegiadas em sua promoção para a posteridade.

Para ler este artigo, acesse

SCALARI, R.C. Laboratórios da Infância de Copeau e Bing: : um grupo de crianças, embrião da École du Vieux Colombier. Rev. Bras. Estud. Presença [online]. 2022, vol. 13, no. 1, e123673 [viewed 20 March 2023]. https://doi.org/10.1590/2237-2660123673vs01. Available from: https://www.scielo.br/j/rbep/a/KCBfyL8KRGvdBKY6GGg7cqy/

Foto de Rodrigo Cardoso Scalari.Sobre Rodrigo Cardoso Scalari

Rodrigo Cardoso Scalari é ator, pesquisador e professor de teatro. Doutor em Estudos Teatrais pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris III (FR), com suporte da Bolsa de Doutorado Pleno no Exterior da CAPES. Mestre em Teatro pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/Brasil), com suporte da Bolsa de Mestrado FAPESP. Graduado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/Brasil). Na École Philippe Gaulier (FR), estudou estilos de atuação: Le Jeu, Máscara Neutra, Tragédia Grega, Máscaras Larvárias, Commedia dell’Arte, Personagens, Melodrama, Shakespeare/Tchekhov, Bufão e Clown. Interessa-se em especial por discussões em torno da formação, do treinamento e da direção do ator.

Links externos

Revista Brasileira de Estudo da Presença – RBEP: www.scielo.br/rbep

Revista Brasileira de Estudos da Presença – Site: https://www.seer.ufrgs.br/presenca

Rodrigo Cardoso Scalari – Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6163-1744

Sorbonne Nouvelle – Site: http://www.univ-paris3.fr/

Tese de doutorado de Rodrigo Cardoso Scalari: https://www.theses.fr/2021PA030016

Revista Brasileira de Estudos da Presença – Redes Sociais: Facebook | YouTube

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SCALARI, R.C. Laboratório teatral infantil do início do século XX contribui até hoje para formação de atores [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/03/20/laboratorio-teatral-infantil-do-inicio-do-seculo-xx-contribui-ate-hoje-para-formacao-de-atores/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation