Desafios, perspectivas e soluções no ensino de gêneros acadêmicos na universidade

Ana Valéria Bisetto Bork Godke, Professora, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.

Fabiana Vanessa Achy De Almeida, Professora, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Miriam Sester Retorta, Professora aposentada, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Logo do periódico Educação em Revista UFMGO artigo Letramentos acadêmico-científicos: o ensino da escrita na Universidade Tecnológica Federal do Paraná descreve ações de letramentos acadêmico-científicos de todos os vinte e quatro cursos de graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

O mapeamento das ementas dos cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia no Campus Curitiba apontou que poucas disciplinas propõem o ensino de gêneros acadêmicos, tais como projeto de TCC, resenhas, apresentações orais de pesquisa.

Dentre as disciplinas que propõem o trabalho com gêneros de texto, constatamos que se limitam aos modelos de habilidades de ensino com foco nas estruturas linguísticas e na socialização acadêmica, ou seja, a aculturação do aluno em diferentes gêneros acadêmicos.

Foto: sete mulheres de idades variadas estão próximas umas das outras, sorrindo e olhando para a câmera. Parece ter uma lousa no fundo da sala.

Imagem: José Retorta Garcia.

Figura 1. Professoras e alunas do projeto de extensão Letramentos acadêmico-científicos da UTFPR, Campus Curitiba.

Porém, excepcionalmente, poucas disciplinas evidenciam um trabalho com gêneros baseados em um olhar crítico e ideológico dos seus usos nas práticas sociais. Assim, o estudo aponta para a necessidade da realização de ações em prol dos letramentos acadêmico-científicos na universidade nas modalidades escrita e oral da língua.

Com o intuito de contribuir para a disseminação dos letramentos acadêmicos, foi criado o projeto de extensão Laboratório Integrado em Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA). Concebido em parceria com outras universidades paranaenses, o laboratório pretende multiplicar as ações de letramentos que buscam atender às necessidades de alfabetização acadêmico-científico das instituições participantes, permitindo o compartilhamento de atividades, cursos e oficinas,  entre os profissionais das diversas áreas de conhecimento das instituições irmãs.

Para ler o artigo, acesse

GODKE, A.V.B.B., et al. Letramentos acadêmico-científicos: o ensino da escrita na Universidade Tecnológica Federal Do Paraná. Educ. rev. [online]. 2023, vol. 39, e36627 [viewed 21 March 2023]. https://doi.org/10.1590/0102-469836627. Available from: https://www.scielo.br/j/edur/a/b3FmfmDKdxYnhv55y98vRXb/

Links externos

Educação em Revista – EDUR: www.scielo.br/edur/

Artigo Preprint: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2246

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Curitiba – Instagram: https://www.instagram.com/utfpr.curitiba/

Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos: Site | Instagram | Facebook

Departamento de Extensão da UTFPR, Campus Curitiba – Instagram: https://www.instagram.com/extensaoct.utfpr/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

GODKE, A.V.B.B., ALMEIDA, F.V.A. and RETORTA, M.S. Desafios, perspectivas e soluções no ensino de gêneros acadêmicos na universidade [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/03/21/desafios-perspectivas-e-solucoes-no-ensino-de-generos-academicos-na-universidade/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation