“O médico que eu quero ser” na percepção de estudantes de medicina

Silvia de Melo Cunha, Pós-graduada do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva (Doutorado), Universidade de Fortaleza, Fortaleza, CE, Brasil.

Logo do periódico InterfaceO artigo O médico que eu quero ser: auto imagem profissional no Brasil e em Portugal aborda a percepção de acadêmicos de medicina sobre sua auto imagem como médico e fatores que influenciaram a construção da sua identidade profissional.

A formação em Medicina, requer a construção da identidade profissional, que corresponde ao jeito de ser, do futuro médico e envolve o desenvolvimento de valores, atitudes e comportamentos, que tem sua essência na interação social, vivenciada nos anos de formação.

Este estudo qualitativo se propôs a interpretar o sentido que estudantes brasileiros e portugueses atribuem à imagem que idealizam de si enquanto futuros profissionais e foi realizado por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (PPGSC – UNIFOR) com a colaboração de pesquisadora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

A coleta de dados foi realizada na UNIFOR e na FMUP em 2018 e os resultados foram publicados no periódico Interface Comunicação, Saúde, Educação em 2023. Para a realização da pesquisa, foram entrevistados 32 acadêmicos do sexto ano. A Análise de Conteúdo na modalidade temática foi utilizada para categorização das falas dos participantes, e as temáticas extraídas desta análise foram interpretadas à luz da Dramaturgia de Goffman.

Foto de uma mulher com expressão neutra lendo um livro. Parece que ela está estudando, pois tem marcadores coloridos nas páginas do livro e um caderno do lado. Ela está com os braços apoiados em uma mesa de madeira.

Imagem: Pexels.

Segundo Goffman, o mundo é um palco e a interação entre as pessoas ocorre sob a influência recíproca dos indivíduos sobre suas ações. No estudo, o palco é o cenário onde o concludente se imagina atuando; o ator é o estudante; o personagem é o médico que ele pretende ser; os atributos demonstrados em cena são utilizadas na construção do personagem e os bastidores são elementos que contribuem para a sua atuação.

Os resultados apresentados neste artigo apresentam dois grupos de personagens: um pequeno grupo, centrado em si e que prioriza conhecimento, experiência e auto-controle para exercer a medicina; e um grupo maior , centrado no paciente e que prioriza cuidado, empatia, comunicação, respeito, responsabilidade, compaixão, relação médico-paciente, relação interpessoal e trabalho em equipe para sua atuação profissional.

Outro resultado deste estudo aponta para a importância da interação com profissionais modelos nos cenários de prática e a necessidade das escolas médicas investirem na construção da identidade profissional do médico desde o início do curso, conscientizando professores e estudantes da influência das relações interpessoais durante o percurso acadêmico para a futura trajetória profissional do médico.

Referências

GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. 20ª ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

MORETO, G. et al. O profissionalismo e a formação médica de excelência: desafios encontrados na academia e na prática clínica. Arch Med Fam [online]. 2018, vol. 20, no. 4, pp. 183-189 [viewed 5 April 2023].  Available from: https://www.medigraphic.com/cgi-bin/new/resumen.cgi?IDARTICULO=83548

SASSI, A.P., et al. O ideal profissional na formação médica. Rev. bras. educ. méd. [online]. 2020, vol. 44, no. 1, e044 [viewed 5 April 2023]. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.1-20190062. Available from: https://www.scielo.br/j/rbem/a/tzLZGSnmShmsbcxLvRJyd8n/

STEINER-HOFBAUER, V., SCHRANK, B. and HOLZINGER, A. What is a good doctor? Wien Med Wochenschr [online]. 2018, vol. 168, pp. 398-405 [viewed 5 April 2023]. https://doi.org/10.1007/s10354-017-0597-8. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28905272/

Para ler o artigo, acesse

CUNHA, S.M., et al. O médico que eu quero ser: autoimagem profissional no Brasil e em Portugal. Interface (Botucatu) [online]. 2023, vol. 27, e220374 [viewed 5 April 2023]. https://doi.org/10.1590/interface.220374. Available from: https://www.scielo.br/j/icse/a/Bks5VVMm9yJ4pqgpZKJh6yr/

Links externos

Interface – Comunicação, Saúde, Educação – ICSE: https://www.scielo.br/icse/

Interface: Comunicação, Saúde, Educação – Site: https://interface.org.br/

Interface: Comunicação, Saúde, Educação – Redes sociais: Facebook | Instagram

Doutorado em Saúde Coletiva da Universidade de Fortaleza (Unifor) – Site: https://unifor.br/web/pos-graduacao/doutorado-saude-coletiva

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

CUNHA, S.M. “O médico que eu quero ser” na percepção de estudantes de medicina [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/04/05/o-medico-que-eu-quero-ser-na-percepcao-de-estudantes-de-medicina/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation