Estratégias docentes para alfabetizar com tecnologias digitais na pandemia de covid-19

Francisca Edilma Braga Soares Aureliano, docente do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atua na área de Educação Infantil e Processo de Alfabetização no ensino, em projetos de pesquisa e de extensão no curso de Pedagogia da UFRN, Caicó, RN, Brasil.

Damiana Eulínia de Queiroz, Pós-graduanda na Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Governador Valadares, Minas Gerais, MG, Brasil.

Logo do periódico Educação em Revista UFMGO artigo As tecnologias digitais como recursos pedagógicos no Ensino Remoto: implicações na formação continuada e nas práticas docentes relata uma pesquisa realizada com duas professoras alfabetizadoras de uma escola pública no município de Patu, no Rio Grande do Norte, que se apropriaram das tecnologias digitais para alfabetizar seus alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental durante a Pandemia da Covid-19 no ano de 2021.

As pesquisadoras Francisca Edilma Braga Soares Aureliano, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Damiana Eulínia de Queiroz, pós-graduanda da Faculdade Venda Nova do Imigrante, como estudiosas do processo de alfabetização se perguntaram como seria possível alfabetizar sem o contato físico entre alunos e professores e resolveram realizar um estudo sobre esse objeto. Como instrumento de pesquisa, aplicou-se entrevistas semiestruturadas pelo Google Meet.

Basicamente, não existiam estudos sobre o ensino remoto e muito menos sobre como alfabetizar por meio das tecnologias digitais, que foram ferramentas fundamentais naquele momento. Aplicando a Análise de Conteúdos de Bardin (1997) sobre os dados das entrevistas, constatou-se duas categorias: Formação continuada e uso das tecnologias Digitais.

Quanto a formação continuada, as professoras desenvolveram uma prática de pesquisa e aperfeiçoamento autônomo, pois não foram promovidos cursos que as qualificassem para o ensino remoto. No que diz respeito ao uso das tecnologias digitais, constatou-se que essas ganharam maior visibilidade, mas também houve exclusão de muitos alunos que não dispunham de condições de acesso às ferramentas digitais, gerando desigualdade na oportunidade de aprender.

Em vista dos resultados expressos no artigo, infere-se que essa temática pode fomentar pesquisas futuras que busquem compreender os aspectos que perpassam o ensino da alfabetização no modelo não presencial, bem como, estudos que visem discutir a experiência do Ensino Remoto Emergencial de maneira mais abrangente, suas inquietações, possibilidades e desafios. Mesmo com o retorno ao ensino presencial, muitas técnicas do ensino remoto continuaram a fazer parte da prática docente, principalmente as atividades que exigem a aproximação de sujeitos que estão em longas distâncias.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70. ed. Lisboa: Editora, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017 [viewed 26 April 2023]. Available from: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 05 de 28 de abril de 2020. Ministério da Educação, Brasília, DF, 28 abr. 2020 [viewed 26 April 2023]. Available from: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192

COLELLO, S.M. Gasparin. Alfabetização em tempos de pandemia. Convenit Internacional [online]. 2021, no. 35, pp. 143-164 [viewed 26 April 2023]. Available form: http://www.hottopos.com/convenit35/Silvia.pdf

CONTE, E. Educação, desigualdades e tecnologias digitais em tempos de pandemia. In: RONDINI, C.A. (org.) Paradoxos da escola e da sociedade na contemporaneidade. 1. ed. Porto Alegre: Editora Fi, 2022 [viewed 26 April 2023]. Available from: https://www.editorafi.org/ebook/507paradoxos

FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. 26. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

KENSKI, V.M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 2. ed. Campinas: Papirus, 2007.

LÜDKE, M.,; ANDRÉ, M.E.D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2018.

MINAYO, M.C.S., et al. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

MORAIS, A.G., ALBUQUERQUE, E.B.C. and LEAL, T.F. Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

MORTATTI, M.R.L. Letramento, alfabetização, escolarização e educação. In: MORTATTI, M.R.L. Educação e Letramento. São Paulo: UNESP, 2004.

OLIVEIRA, M.S.L. et al. Diálogos com docentes sobre o ensino remoto e planejamento didático. Recife: EDUFRPE, 2020.

PIMENTA, S.G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S.G. and GHEDIN, E. (orgs.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e critica de um conceito. São Paulo: Cortez Editora, 2006.

RIO GRANDE DO NORTE. Decreto nº 30.562, de 11 de Maio de 2021. Prorroga as medidas restritivas, de caráter excepcional e temporário, destinadas ao enfrentamento da pandemia da COVID-19, no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte e estabelece a retomada gradual atividades socioeconômicas. Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 11 mai. 2021.

SILVA, G.F. Formação de professores e as tecnologias digitais: a contextualização da prática na aprendizagem. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.

SILVA, S.L.R., ANDRADE; A.V.C. and BRINATTI, A.M. Ensino Remoto Emergencial. Projeto de Extensão Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Ponta Grossa: dos autores, 2020.

SOARES, M. Alfabetização e Letramento. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2020a.

SOARES, M. Alfabetização: a questão dos métodos. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2020b.

Para ler o artigo, acesse

AURELIANO, F.E.B.S. and QUEIROZ, D.E. As tecnologias digitais como recursos pedagógicos no Ensino Remoto: implicações na formação continuada e nas práticas docentes. Educ. rev. [online]. 2023, vol. 39, e39080 [viewed 26 April 2023]. https://doi.org/10.1590/0102-469839080. Available from: https://www.scielo.br/j/edur/a/PDVy8ythhFbqLrMj6YBfxsm/

Links externos

Educação em Revista – EDUR: www.scielo.br/edur/

Educação em Revista – Site: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista

Artigo “As tecnologias digitais como recursos pedagógicos no Ensino Remoto: implicações na formação continuada e nas práticas docentes” publicado como preprinthttps://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/3851

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

AURELIANO, F.E.B.S. and QUEIROZ, D.E. Estratégias docentes para alfabetizar com tecnologias digitais na pandemia de covid-19 [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/04/26/estrategias-docentes-para-alfabetizar-com-tecnologias-digitais-na-pandemia-de-covid-19/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation