Lisete Arelaro e sua atuação engajada comprometida com a educação emancipadora

Angela Rabello Maciel de Barros Tamberlini, Professora associada IV da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ, Brasil.

Rubens Barbosa de Camargo, Professor Livre Docente Sênior do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (PPGE-USP), São Paulo, SP, Brasil.

Logo do periódico Educação & SociedadeO artigo Lisete Arelaro: densidade acadêmica e luta política pavimentando o caminho do esperançar, publicado em Educação & Sociedade (vol. 44), tem o intuito de homenagear a professora Lisete Arelaro que reuniu, como poucos intelectuais, consistente formação política e acadêmica, bem como fecunda colaboração na academia, na administração pública, no campo político e sindical.

Visando, por meio do acesso à educação pública, laica, democrática, com qualidade social, possibilitar o acesso a uma formação humana, crítica, ética e emancipadora ao alcance das classes populares, a professora Lisete dedicou-se ao aprofundamento das pesquisas sobre política educacional, gestão democrática do ensino, conselhos populares deliberativos e financiamento público da educação.

Arelaro analisou o impacto das reformas ultraliberais nas políticas educacionais e a reconfiguração do caráter público da educação que delas decorre, opondo-se frontalmente à destinação de recursos públicos ao setor privado. Trabalhou com Paulo Freire, com quem partilhava concepções pedagógicas e políticas, buscando sempre implementar a educação libertadora aos filhos e filhas da classe trabalhadora, em uma gestão marcada pelo diálogo com a comunidade escolar e sua participação na tomada de decisões na instituição educativa. Suas ideias e práticas permanecem a orientar as lutas rumo às utopias igualitárias e libertárias.

Foto de Lisete Arelaro sorrindo para a câmera. Ela está sentada em uma cadeira e com as mãos sobre uma mesa.

Imagem: Camila Arelaro Caetano (2016).

Tamberlini e Camargo, por meio de pesquisa bibliográfica da ampla produção teórica de Arelaro, optaram por selecionar os temas considerados mais relevantes por ela trabalhados, acima citados, temas estes que informam a sua práxis nos espaços em que atuou e expressam a sua coerente postura marcada pela assunção permanente do compromisso com as causas que defendia, que ela deixa como exemplo e estímulo aos e às que se dedicam à educação pública no Brasil.

Os inúmeros artigos, livros, capítulos, publicações e pesquisas da professora Lisete refletem não só o seu aprofundamento nos vários temas atinentes à educação, mas também a abordagem do contexto e das concepções teóricas subjacentes às formulações das políticas educacionais implementadas ao longo da história da educação brasileira, sobretudo na atualidade, destacando a relevância das disputas no campo educacional.

Arelaro denuncia a subordinação das instituições públicas ao setor privado, em processo que busca impor os interesses da classe dominante, com a proposição do fim do esquema de proteção social do Estado e a difusão de pautas conservadoras, por meio de mudanças nos currículos, nas avaliações e na formação de professores, em consonância com o ideário ultraliberal. Lisete rechaça este obscurecimento das questões sociais e políticas que desvirtuam o papel da escola e ignoram a diversidade cultural e social do alunado.

Em direção oposta às políticas em curso em nosso país, sobretudo após o golpe parlamentar de 2016, a professora Lisete nos aponta, na teoria e na prática, que é possível fazer diferente, acreditando em um significado de aprender que realmente possibilite incorporar novos conhecimentos e compreender o mundo de forma mais complexa. Lisete, intelectual orgânica, com uma personalidade ímpar e um otimismo e força de vontade que a todos e todas contagiavam, coerentemente lutou sempre por uma escola pública de qualidade, aliada às lutas pela igualdade social. Para além de uma vida plena e intensa, a força de suas ideias permanece, pois, parafraseando Milton Nascimento, sonhos não envelhecem. Lisete presente!

A seguir, assista ao vídeo de Angela Rabello Maciel de Barros Tamberlini, trazendo um pouco mais do legado deixado por Lisete Arelaro.

Para ler o artigo, acesse

TAMBERLINI, A.R.M.B. and CAMARGO, R.B. Lisete Arelaro: densidade acadêmica e luta política pavimentando o caminho do esperançar. Educ. Soc. [online]. 2023, vol. 44, e268459 [viewed 18 May 2023]. https://doi.org/10.1590/ES.268459. Available from: https://www.scielo.br/j/es/a/KcLhWpVJvZX4rMzLVYjGhKn/

Links externos

Educação & Sociedade – ES: www.scielo.br/es

Educação & Sociedade – Redes sociais: Facebook | Twitter | LinkedIn

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

TAMBERLINI, A.R.M.B. and CAMARGO, R.B. Lisete Arelaro e sua atuação engajada comprometida com a educação emancipadora [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/05/18/lisete-arelaro-e-sua-atuacao-engajada-comprometida-com-a-educacao-emancipadora/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation