Evidências para o cuidado de crianças e adolescentes com epidermólise bolhosa

Bruno Gonçalo Souza de Araujo, docente, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.

Kenya de Lima Silva, enfermeira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.

Logo do periódico Acta Paulista de EnfermagemNo estudo Cuidados de enfermagem com crianças e adolescentes com epidermólise bolhosa: revisão sistemática, publicado no periódico Acta Paulista de Enfermagem, pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba identificaram evidências para o cuidado de crianças e adolescentes realizado por enfermeiros no ambiente hospitalar.

O cuidado de crianças e adolescentes com epidermólise bolhosa por profissionais de enfermagem é desafiador devido à complexidade e à variedade de suas manifestações. Em razão do árduo caminho a ser enfrentado por suas famílias, é esperado dos profissionais uma comunicação efetiva e uma escuta qualificada, encorajando-as a superar os desafios.

Seguindo as recomendações do Instituto Joanna Briggs, o levantamento das evidências científicas foi realizado por meio de uma revisão sistemática. Após uma investigação profunda e detalhada, foram encontradas 202 pesquisas que discutem o tema, e, embora tenham atendido aos critérios de inclusão e exclusão, somente oito artigos contemplam a questão norteadora.

Uma criança de costas segurando um urso de pelúcia. No fundo, uma mulher sentada ao lado de uma profissional da saúde. Elas estão sentadas e olham para uma prancheta que a profissional está segurando.

Imagem: Freepik.

Os resultados fornecem um panorama das evidências sobre as principais ações/intervenções de enfermagem por meio do desenvolvimento de plano de cuidados e/ou instruções educativas voltadas aos pais/pacientes e os enfermeiros/profissionais de saúde. As ações encontradas concentram na gestão do cuidado, do método de utilização e técnicas de curativos e no manejo da dor, além de intervenções relacionadas aos impactos psicológicos e sociais. Sob a ótica das intervenções não medicamentosas, há uma gama de produtos que podem ser utilizados de acordo com a especificidade e o subtipo da epidermólise bolhosa.

Os pesquisadores reportam a necessidade de novos estudos para o desenvolvimento de produtos e tecnologias que aprimorem a assistência de enfermagem a essa população. A pesquisa, desenvolvida com recurso de bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) reforça sua importância ao estabelecer intervenções de enfermagem definidas com base em evidências científicas, intervenções que subsidiam o tratamento e favoreçem a assistência de enfermagem no atendimento às necessidades do púbico infantil e de suas famílias.

Para ler o artigo, acesse

ARAUJO, B.G.S., et al. Cuidados de enfermagem com crianças e adolescentes com epidermólise bolhosa: revisão sistemática. Acta Paul Enferm [online]. 2023, vol. 36, eAPE03302 [viewed 20 June 2023]. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2023AR03302. Available from: https://www.scielo.br/j/ape/a/8BWy7sfGmZk8FLppqtSCrBk/

Links externos

Acta Paulista de Enfermagem – APE: https://www.scielo.br/j/ape

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ARAUJO, B.G.S. and SILVA, K.L. Evidências para o cuidado de crianças e adolescentes com epidermólise bolhosa [online]. BlogRev@Enf, 2023 [viewed ]. Available from: https://blog.revenf.org/2023/06/20/evidencias-para-o-cuidado-de-criancas-e-adolescentes-com-epidermolise-bolhosa/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Navigation