Educação Permanente Digital e Instituições de Ensino Superior: potenciais e desafios multiculturais em período de pandemia

Ana Ivenicki, Professora Emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Pesquisadora do CNPq e Editora Associada da Revista Ensaio. Possui publicações nacionais e internacionais em Educação Multicultural, Educação Comparada, Avaliação e Formação de Professores.

Em uma era tecnológica e em meio à pandemia do COVID-19, mais do que nunca a aprendizagem digital tem estado no centro das discussões no campo educacional. No Ensino Superior, as estratégias digitais remotas on-line têm sido o meio pelo qual os cursos e outras atividades universitárias têm se desenvolvido, visto que o isolamento social tem sido a regra em quase todos os países para evitar a disseminação do Coronavírus.

O artigo intitulado “Digital Lifelong Learning and Higher Education: multicultural strengths and challenges in pandemic times”, publicado na Revista Ensaio, n. 111, argumenta que parece haver uma ideia forte de que as estratégias de aprendizagem ao longo da vida precisam responder à necessidade crescente de competências digitais avançadas para todos os empregos e para todos os alunos. No entanto, também parece ser fundamental que a aprendizagem digital não se trate da tecnologia em si, mas principalmente da aprendizagem em si.

Em uma perspectiva de justiça social e multicultural (Ivenicki, 2018, 2020), o artigo defende que a aprendizagem ao longo da vida eficaz provavelmente acontecerá quando os conteúdos curriculares digitais forem incorporados à estratégias inclusivas que fomentam o pensamento crítico e o empoderamento dos alunos plurais.

Imagem: Andrey Popov

O estudo apresenta conceitos de aprendizagem digital em abordagens multiculturais dentro de paradigmas ao longo da vida. Em seguida, aprofunda-se no contexto das políticas educacionais brasileiras nessa área, analisando os entraves e os desafios que podem comprometer seu potencial multicultural. Foca também nas diretrizes políticas governamentais, bem como nas respostas de associações universitárias e de uma universidade pública, no contexto da urgência de promover aprendizagem digital na pandemia do COVID-19. E é  concluido sugerindo que o início da pandemia mostrou que devemos ter cuidado com o pensamento dicotômico que polariza as visões relacionadas à aprendizagem presencial e à aprendizagem digital. Propõe que possamos abraçar uma visão que pode tornar a aprendizagem tradicional e digital orientada para a multiculturalidade, culturalmente comprometida e pedagogicamente desafiadora. Neste sentido, sugere que lutar pela igualdade de acesso de todos os grupos de alunos ao longo da vida à tecnologia deve ser o primeiro passo. No entanto, a preparação para novas formas de aprendizagem em perspectivas multiculturais pode ser mais um passo para a promoção de experiências curriculares transformadoras articuladas às tecnologias digitais, tanto em cursos presenciais quanto on-line. Recomenda que, talvez, esses possam ser caminhos a seguir para a Educação de professores e para a  aprendizagem ao longo da vida, de modo que um lado positivo possa surgir após a pandemia, depois de tanto sofrimento e perdas.

Referências

IVENICKI, A. Education reform in Brazil: multicultural reflections. In: ORNELAS, C. (ed.). Politics of education in Latin America: reforms, resistance and persistence. Leiden: Koninklijke, 2019.

IVENICKI, A. Multiculturalismo e formação de professores: dimensões, possibilidades e desafios na contemporaneidade. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online]. 2018, vol. 26, n0. 100, p. 1151-1167 [viewed 11 May 2021]. https://doi.org/10.1590/s0104-40362018002601186. Available from: http://ref.scielo.org/4dpw5z

Para ler o artigo, acesse

IVENICKI, A. Digital Lifelong Learning and Higher Education: multicultural strengths and challenges in pandemic times. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2021, vol.29, n.111, pp.360-377 [viewed 27 April 2021]. https://doi.org/10.1590/s0104-403620210002903043. Available from: http://ref.scielo.org/rnymkp

Links Externos

Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação – ENSAIO: www.scielo.br/ensaio

Facebook Revista Ensaio: https://www.facebook.com/ensaiorevista/

Fundação Cesgranrio: http://www.cesgranrio.org.br/

ID Lattes Ana Ivenicki: 7321869768889062

Lattes Ana Ivenicki: http://lattes.cnpq.br/7321869768889062

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

IVENICKI, A. Educação Permanente Digital e Instituições de Ensino Superior: potenciais e desafios multiculturais em período de pandemia [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2021 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2021/05/11/educacao-permanente-digital-e-instituicoes-de-ensino-superior-potenciais-e-desafios-multiculturais-em-periodo-de-pandemia/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation