25 anos de Interface: novos tempos, novos desafios

Antonio Pithon Cyrino, Editor-chefe da Interface – Comunicação, Saúde, Educação, professor associado da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista, Unesp, SP, Brasil

Em função da expansão da rede mundial de computadores (web), no final dos anos de 1990, a comunicação científica foi marcada por profundas transformações que possibilitaram o desenvolvimento dos periódicos científicos eletrônicos. Essas mídias abriram possibilidades novas de produção, circulação e acesso ao conhecimento científico, observando-se que este último se viabilizou plenamente com o movimento do acesso aberto.

É nesse contexto que a revista Interface foi lançada, em 1997, como um periódico impresso, mas já com uma versão disponível on-line (Cyrino, et al., 2015).

Desde o fim da versão em papel, em 2013, o website da revista vem passando por diversas renovações de seu design e organização de seu conteúdo, articulando texto e imagem e destacando as novas publicações de cada uma de suas seções. Ao mesmo tempo, integrando-a com suas redes sociais, reconhecendo o papel atual dessas mídias na disseminação do conhecimento, não só para a comunidade científica, como também para um público mais amplo.

Neste sentido, um grande desafio de Interface é o de buscar caminhos que permitam à ciência e à reflexão crítica no campo da Saúde conquistar novos públicos, além de pesquisadores e profissionais de saúde.

A atualização contínua do website da revista é uma das metas que seguiremos buscando, como esforço de aprimoramento do trabalho de difusão do conhecimento em acesso aberto.

Outro grande desafio que enfrentamos, ao lado de outros periódicos científicos, é o da avaliação do mérito científico em tempo e com qualidade. Para tanto, novas propostas vêm sendo experimentadas, especialmente na esfera do reconhecimento dos pares que se dispõem a dedicar uma parte de seu precioso tempo em prol da solidariedade que deve persistir no interior da comunidade científica.

Interface tem usado a plataforma Publons para reconhecer o mérito do trabalho do revisor, mas precisamos avançar um pouco mais para que ele possa, sempre que sua avaliação for significativa, ter seu parecer publicado em reconhecimento a essa contribuição e ao papel que teve na elaboração da versão final do artigo publicado. Pretendemos iniciar esse caminho de aprendizado em 2022, contando com a abertura de autores e colaboradores a nos desafiar nesse processo de mudança cultural.

Ao fecharmos esta Semana Especial convidamos nossos leitores a visitarem o website da revista e suas redes sociais e acompanharem a produção de nosso campo da Saúde Coletiva e da Educação na Formação de Profissionais de Saúde.

Produção e difusão do conhecimento em tempos de incerteza: desafios para a Saúde Coletiva.

No vídeo, Lilia Blima Schraiber trata dessa temática explorando transformações mais importantes ocorridas no campo da Saúde Coletiva, a crise que ora vivemos e os desafios que estas trazem para a Saúde Coletiva e seus periódicos científicos, atualizando reflexão anterior (Sheffer & Schraiber, 2017).

Referência

CYRINO A.P., et al. Um espaço interdisciplinar de comunicação científica na saúde coletiva: a revista interface – comunicação, saúde, educação. Cienc Saude Colet [online]. 2015, vol. 20, no. 7, pp. 2059-2068 [viewed 26 November 2021]. https://doi.org/10.1590/1413-81232015207.05942015. Available from: https://www.scielo.br/j/csc/a/ptdSY4Lb7V4kk7nGvMNhY4v/?lang=pt

Links externos

Blog Interface: https://interface.org.br/blog/

Facebook – Interface: https://www.facebook.com/interface.comunicacaosaudeeducacao

Interface – Comunicação, Saúde, Educação: http://www.interface.org.br/

Interface: https://www.scielo.br/icse

Suplemento Especial Covid-19: https://www.scielo.br/j/icse/i/2021.v25suppl1/

Twitter – Interface: https://twitter.com/interface_rev

Para ler o artigo, acesse

SCHEFFER, M. and SCHRAIBER, L.B. Interface, vinte anos: a Saúde Coletiva em tempos difíceis. Interface – Comunicação, Saúde, Educação [online]. 2017, vol. 21, no. 62, pp. 487-491 [viewed 26 November 2021]. https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0288. Available from: http://ref.scielo.org/z7hxh6

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

CYRINO, A.P. 25 anos de Interface: novos tempos, novos desafios [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2021 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2021/11/26/25-anos-de-interface-novos-tempos-novos-desafios/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation