Recursos organizacionais predominam nas estratégias internacionalização de PMEs de Países Emergentes

Gilberto Perez, Editor-chefe da Revista de Administração Mackenzie – RAM, São Paulo, SP, Brasil.

Vitória Batista Santos Silva, Editora Assistente da Revista de Administração Mackenzie – RAM, São Paulo, SP, Brasil.

Inovar é uma forma de manter a competição ativa entre as empresas. O contrário também vale: a concorrência é um caminho que estimula a inovação. No caso brasileiro, por exemplo, vários setores da economia precisam lidar com o que é produzido fora do país, e a inovação é um caminho para conservar e ampliar a posição do país no mercado global. Mas a atenção aos aspectos da competição e a capacidade inovadora são apenas alguns dos muitos recursos de internacionalização possíveis de serem estimulados em uma empresa. Ainda que frequentemente muitas empresas transnacionais ocupem uma atenção maior no que se refere à atuação na internacionalização, não se pode deixar de pensar nas Pequenas e Médias Empresas (PMEs), que também desempenham papel fundamental para a internacionalização, principalmente nos países emergentes.

A RAM – Revista de Administração Mackenzie publicou em sua primeira edição de 2022 (edição 23.1) um estudo que trata justamente dos recursos utilizados para a internacionalização de PMEs no caso de países emergentes, contribuindo para o debate acerca de um segmento importante para o desenvolvimento da internacionalização das empresas.

Imagem: Pixabay

O estudo de Winckler, Zen e Prevot (2022), Recursos da firma para internacionalização de PMEs de países emergentes: estudo multimétodo, parte do pressuposto de que as PMEs possuem acesso restrito aos recursos para inovação de forma geral, considerando os mercados globais. O objetivo central do estudo é investigar e classificar os recursos utilizados para a internacionalização de PMEs especificamente no caso de países emergentes. A originalidade da pesquisa concentra-se na contribuição para o preenchimento de uma lacuna da literatura sobre a internacionalização de PMEs, dado que historicamente houve maior atenção ao estudo de grandes empresas nessa temática.

O método utilizado pelos autores é qualitativo, consistindo em uma revisão sistemática da literatura, considerando artigos publicados entre até 2016, aliada à análise de resultados de entrevistas semiestruturadas com especialistas que atuam em PMEs no Brasil, utilizando a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011).

Os resultados da revisão sistemática apontaram que, em termos de publicações sobre internacionalização de PMEs de países emergentes, houve uma relativa concentração de pesquisas desenvolvidas na Ásia. Foi possível identificar que, até 2016, a maior parte dos 72 recursos utilizados pelas PMEs de países emergentes ao se internacionalizarem são do tipo organizacional, tais como os gerenciais, operacionais, e recursos ligados ao conhecimento e estrutura organizacional. Por fim, os dados mostraram que no Brasil há uma tendência ao uso de recursos financeiros por terceiros, contradizendo o que é observado nos demais países emergentes, de forma geral.

Leia mais

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Para ler o artigo, acesse

WINCKLER, N.C., ZEN, A.C. and PREVOT, F. Recursos da firma para internacionalização de PMEs de países emergentes: Estudo multimétodo. Revista de Administração Mackenzie [online]. 2022, vol. 23, no. 1, pp. 1-32 [viewed 25 February 2022]. https://doi.org/10.1590/1678-6971/eRAMR220165. Available from: https://www.scielo.br/j/ram/a/7CG3FVS8mbkZrPJMXb6PWJx/?lang=pt

Link(s)

Gilberto Perez – Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Gilberto_Perez4/publications

Gilberto Perez – LinkedIn: https://br.linkedin.com/in/gilberto-perez-15553023

Victoria Silva: https://www.researchgate.net/profile/Vitoria_Silva10

Facebook – Mackenzie: https://www.facebook.com/mackenzie1870

Universidade Mackenzie – Corpo Docente do Programa de Pós Graduação em Administração de Empresas: https://www.mackenzie.br/pos-graduacao/mestrado-doutorado/sao-paulo-higienopolis/administracao-de-empresas/corpo-docente/

Editora Revistas – Revista de Administração Mackenzie: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM

Revista de Administração Mackenzie – RAM: www.scielo.br/ram

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

PEREZ, G. and SILVA, V.B.S. Recursos organizacionais predominam nas estratégias internacionalização de PMEs de Países Emergentes [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2022 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2022/03/04/recursos-organizacionais-predominam-nas-estrategias-internacionalizacao-de-pmes-de-paises-emergentes/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation