Mídia de negócios constrói narrativas de sucesso e minimiza dificuldades para jovens empreendedores

Julia Marina Quemel Matta, jornalista e colaboradora no Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil.

Weverton Raiol, doutorando pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e assistente editorial da Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, Belém, PA, Brasil.

Logo da Intercom: Revista Brasileira de Ciências da ComunicaçãoO empreendedorismo entre os jovens tem sido amplamente discutido nas mídias, principalmente em veículos que tratam sobre economia e negócios, como a revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios (PEGN), da editora Globo. Nessa perspectiva, o artigo A produção da juventude empreendedora na mídia de negócios: discurso, cultura empreendedora e inspiração, publicado na Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (INTERC, vol. 45), apresenta uma pesquisa sobre as concepções de juventude empreendedora presentes em reportagens produzidas e publicadas pela revista para compreender como o veículo procura inspirar e motivar as novas gerações, partindo da premissa de que o empreendedorismo é um discurso social, um código hegemônico do neoliberalismo que dissemina o modelo do empreendedor como ideal, como mentalidade e comportamento que devem ser replicados.

A revista PEGN foi selecionada para o estudo porque declara que tem como missão ajudar pessoas inovadoras a transformar suas ideias em grandes realizações, e como este intuito, por meio de publicação impressa e digital e outros canais de comunicação, alcança um grande público nacionalmente.

Composição. Uma lâmpada acesa. No fundo, desenhos aparentemente feitos a mão (um gráfico com uma setinha para cima, a palavra Success, um saco de dinheiro, um alvo, as palavras Target e Production, uma lâmpada com tracinhos em volta, um organograma, um gráfico de pizza etc).

Imagem: Freepik.

Para o desenvolvimento da pesquisa, produzida pelos pesquisadores Vander Casaqui e Juliana Doretto, vinculados à Universidade Metodista de São Paulo e à Pontifícia Universidade Católica de Campinas, respectivamente, foi adotada como perspectiva teórico-metodológica a análise do discurso. Foram analisadas 144 reportagens publicadas no site da revista durante os anos de 2018 e 2019, nas quais juventude e empreendedorismo estão relacionados. Nesse processo, os pesquisadores identificaram que as reportagens podem ser divididas em três principais categorias: “jovem empreendedor inspirador”, “jovem empreendedor investido” e “juventude como empreendimento”.

A primeira categoria ressalta o caráter inspirador de uma parcela de jovens que investe em negócios próprios. As matérias evidenciam tanto o sucesso nos empreendimentos como a forma com a qual essas pessoas lidam com os seus fracassos, retratando o jovem empreendedor como fonte de inspiração. O perfil de jovem representado nessas matérias é predominantemente branco, de classes econômicas privilegiadas, que também é o mesmo público consumidor da revista. A segunda categoria apresenta um jovem empreendedor em que a sociedade deve investir. São matérias que apontam iniciativas na educação, pesquisas desenvolvidas sobre esses sujeitos e políticas públicas voltadas para a juventude empreendedora. Já a terceira categoria reúne matérias que mostram jovens transformando brincadeiras, paixões, diversões e hobbies em negócios rentáveis.

As três categorias de reportagens sobre juventude empreendedora presentes na revista PEGN evidenciam o ideal buscado por essa mídia de negócios, que é representar a juventude empreendedora como fonte de inspiração para progresso, para a transformação da sociedade e do mundo. O veículo apresenta um discurso positivo e otimista, minimizando as desigualdades sociais ou as dificuldades enfrentadas pela maior parte dos jovens na sociedade. Essa característica motivacional soa como solução para diversos problemas, mas não retrata, por exemplo, a precarização trabalhista que fomenta as desigualdades econômicas. A adoção dessa perspectiva, portanto, não apresenta ao público um cenário que precisa ser urgentemente discutido.

Referências

CASAQUI, V. Tessituras discursivas e midiáticas da atividade empreendedora no Brasil. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2020, vol. 43, no. 3, pp. 41-56 [viewed 14 June 2023]. https://doi.org/10.1590/1809-5844202032. Available from: https://www.scielo.br/j/interc/a/LrmM396y3pC4qDqJR3gq4TJ/

DORETTO, J. “Minhas próprias notícias”: jornalismo e o público jovem brasileiro e português em contexto digital. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2019, vol. 42, n. 1, pp. 113-129 [viewed 14 June 2023]. https://doi.org/10.1590/1809-5844201916. Available from: https://www.scielo.br/j/interc/a/yNS5HBnyJXg4qF8fsPPzSth/

Para ler o artigo, acesse

CASAQUI, V. and DORETTO, J. A produção da juventude empreendedora na mídia de negócios: discurso, cultura empreendedora e inspiração. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2022, vol. 45, e2022117 [viewed 14 June 2023]. https://doi.org/10.1590/1809-58442022117pt. Available from: https://www.scielo.br/j/interc/a/68bDtqNQgKtWdspH6gLFyTm/

Links externos

Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação – INTERC: https://www.scielo.br/interc

Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação – Facebook: https://www.facebook.com/revistaintercom

Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios: https://revistapegn.globo.com

Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescências: https://rederecria.com.br

Podcast Contrafogos – Observatório da Cultura Empreendedora: https://observatorioe.wordpress.com/contrafogos/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MATTA, J.M.Q. and RAIOL, W. Mídia de negócios constrói narrativas de sucesso e minimiza dificuldades para jovens empreendedores [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/06/14/midia-de-negocios-constroi-narrativas-de-sucesso-e-minimiza-dificuldades-para-jovens-empreendedores/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation