Estratégias artísticas frente à necropolítica, a videodança Fôlego e os rastros da escravidão campineira (SP – BRASIL)

Diogo Angeli. Professor do Departamento de Artes Corporais/IA da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestre e Doutor em Artes da Cena pela UNICAMP. Autor do livro “A arte da Videodança: olhares intermidiáticos” (2020). Campinas-SP/Brasil. 

Marcelo Rocco. Professor da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – Áreas de Licenciatura e de Bacharelado em Artes Cênicas. Professor permanente PPGAC (UFOP) e professor colaborador PPGARTES (UFMG). Doutor em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte (MG)/ Brasil. 

Logo do periódico Revista Brasileira de Estudos da Presença

O artigo Estratégias Artísticas na Videodança Fôlego, escravidão e necropolítica em Campinas (SP-Brasil), publicado pela Revista Brasileira de Estudos da Presença, vol. 13, no. 3 (2023), busca investigar as possibilidades expressivas da dança a partir do espaço virtual. Neste caminho, este texto analisa espaços percorridos pelo corpo em movimento em diálogo com a tecnologia (ANGELI, 2020), chegando, assim, à linguagem da videodança como um possível objeto de estudo na contemporaneidade, capaz de oferecer diferentes percursos reflexivos e poéticos ao corpo. 

Sendo assim, optamos por investigar aspectos sociais e políticos relevantes à parte da realidade brasileira, numa profusão de signos relativos à linguagem híbrida, tecnológica e virtualizada da cena contemporânea. 

Nesse aspecto, indagamos: como as especificidades criativas da videodança podem contribuir para tais discussões?

Imagem da performance da videodança Fôlego, apresentando dois bailarinos seminus estirados no chão. Uma tinta vermelha cobre seus corpos, formando também uma poça ao redor deles.

Figura 1 – Hiago Ramos e Wagner Silva (Cia. Eclipse) na videodança Fôlego (2018). Fonte: YouTube.

A partir da análise da videodança Fôlego, o artigo discute a violência praticada contra o corpo negro, tendo como parte do recorte a cidade de Campinas (SP).

Fotomontagem com imagens da performance da videodança Fôlego.

Figura 2 – Frames da videodança Fôlego (2018), direção de Diogo Angeli. Fonte: YouTube.

Para tal estudo, este trabalho realizou um breve panorama acerca de parte da historicidade da escravidão no Brasil, em especial na cidade de Campinas (SP), local de criação da obra e de vivência dos artistas e autores do trabalho. Trabalhamos com o conceito de necropolítica de Achille Mbembe – (MBEMBE, 2014, 2016); (ROCCO; ANGELI, 2020) – para justificar um percurso histórico que se inicia no período colonial brasileiro. Esse recorte busca associar a escravidão e a ascensão das culturas de café e de cana-de-açúcar no interior paulista, mostrando parte de seus desdobramentos na atualidade.

O Brasil, com suas intensas contradições, comporta a existência de leis trabalhistas, conquistadas com muitos embates e lutas, e ainda convive com trabalhos análogos à escravidão, subvertendo o entendimento tácito da constituição e de suas vertentes democráticas. A escravidão, vista como algo datado e quase lendário por parte da população, passa a ser debatida e investigada ao longo dos séculos XX e XXI, na busca de suas origens e prováveis consequências.

O artigo encontra na linguagem da videodança um caminho para discutir tais questões. 

Referências

ANGELI, Diogo. A arte da videodança: olhares intermidiáticos. Rio de Janeiro, RJ: Autografia, 2020. 

MBEMBE, Achille. Necropolítica. Revista do PPGAV [online]. 2016, vol. 32, p. 123-151 [viewed 15 August 2023]. Available from: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/8993  

MBEMBE, Achille. Crítica da Razão Negra. Lisboa: Antígona, 2014.

ROCCO, M.; ANGELI, D. Mil Litros de Preto: uma poética sobre a necropolítica. Conceição/Conception [online]. 2020, vol. 9, n. 00, p. e020004 [viewed 15 August 2023]. DOI: https://doi.org/10.20396/conce.v9i00.8660778. Available from: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8660778

Para ler o artigo, acesse

ANGELI, D. and ROCCO, M. Estratégias Artísticas na Videodança Fôlego: escravidão e necropolítica em Campinas (SP-Brasil). Revista Brasileira De Estudos Da Presença [online]. 2023, vol. 13, no. 3, pp. 1–27 [viewed 15 August 2023]. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-2660128194vs01. Available from: https://www.scielo.br/j/rbep/a/vJ4BNGkbVqDsDBC6XG9fWqN/ 

Links Externos

Revista Brasileira de Estudo da Presença – RBEP: www.scielo.br/rbep

Revista Brasileira de Estudos da Presença – Site: https://www.seer.ufrgs.br/presenca

Revista Brasileira de Estudos da Presença – Redes sociais: Facebook | Instagram

Diogo Angeli – Site: https://diogoangeli.wixsite.com/diogoangeli

Videodança Fôlego (YouTube, 2018): https://youtu.be/z3pswwOzObw 

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ANGELI, D. and ROCCO, M. Estratégias artísticas frente à necropolítica, a videodança Fôlego e os rastros da escravidão campineira (SP – BRASIL) [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/08/15/estrategias-artisticas-frente-a-necropolitica-a-videodanca-folego/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation