Revista Trans/Form/Ação lança fascículo sobre “Filosofia Autoral Brasileira”

Marcos Antonio Alves, Docente do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP), Marília, SP – Brasil. 

Logo do periódico Trans/form/ação.

Algo vem mudando na comunidade filosófica nacional. A tradição de pesquisa baseada em análises hermenêuticas e de comentários de grandes nomes da história da filosofia, embora ainda permaneça dominante e seja de grande valia e relevância, vem abrindo espaço para o surgimento, no Brasil, de uma área de reflexão filosófica feita em primeira pessoa. De início modesta e reservada a pequenos nichos, essa área vem se ampliando nos últimos anos.

Os adeptos dessa metodologia não visam a comentar as propostas de filósofos, incluindo os considerados tradicionais, sem, no entanto, desmerecê-los ou menosprezá-los, nem mesmo dar suas respostas, através das citações de outros. Buscam, em boa parte das vezes, a partir de uma abordagem interdisciplinar e com o uso de ferramentas conceituais contemporâneas, oferecer respostas próprias a questões filosóficas, muitas delas tradicionais. Nesse sentido, são as suas propostas que devem ser comentadas, analisadas e avaliadas.

É nesse contexto que a Trans/Form/Ação, revista de filosofia da Unesp, publica este fascículo Especial, valorizando e apoiando a reflexão própria sobre questões filosóficas, em função de uma perspectiva de pensadoras/es brasileiras/os, desafiadas/os a publicar textos com pensamento em primeira pessoa, sem que se baseassem na citação, interpretação ou divulgação de outros autores, ou de suas ideias.

O fascículo, seguindo a linha editorial da revista, buscou ser o mais equânime possível na distribuição de gênero e de proveniência geográfica. Buscamos a socialização do conhecimento produzido, sem distinção de gênero, raça, localização geográfica, bem como preferências ideológicas, linhas de pensamento, áreas de pesquisa ou metodologias filosóficas. Apesar disso, o rol de textos aqui publicados possui, em boa parte, um direcionamento de pesquisa voltado à linha mais analítica. Não desconsideramos ou desconhecemos a existência de outras frentes, com diferentes objetivos e perspectivas das oferecidas aqui, na discussão e contribuição para a composição de uma filosofia brasileira ou de um pensamento autoral. Mas foi necessária uma escolha, por questões diversas. Continuamos abertos a outras propostas de edições especiais e também de submissão de artigos para os números regulares.

O fascículo em voga é constituído de 18 artigos e 23 comentários. Os textos possuem duas naturezas. A primeira delas são produções que discutem a concepção, a possibilidade, condições para a existência de uma filosofia brasileira. A segunda, com reflexões sobre temas e problemas filosóficos em boa parte das áreas da filosofia, tais como ética, metafísica e epistemologia.

Em suma, este fascículo teve como finalidade reunir pensadoras e pensadores em vistas de alavancar a ideia de uma filosofia nacional que pense problemas a partir de uma perspectiva que considere também o contexto no qual vivemos, procurando entender e propor soluções para questões nossas, em busca de uma identidade nacional, de um pensamento autônomo e independente, somando-se aos estudos já consagrados na filosofia feita no Brasil, de cunho mais historiográfico.

É com esse intuito de contribuir para o fortalecimento de uma identidade nacional que este fascículo é apresentado, inaugurando as comemorações do jubileu de ouro da Trans/Form/Ação, que, em 2024, completa 50 anos de existência. Desejamos, com isso, fazendo jus ao seu próprio nome, transformar, sem a necessidade de destruir, o pensamento nacional, em vistas de nossa inserção propositiva no cenário filosófico mundial.

Para ler o editorial, acesse

ALVES, M.A. Apresentação. Trans/Form/Ação [online]. 2023, vol. 46, no. Spe 1 pp. 09- 22 [viewed 22 August 2023]. DOI: https://doi.org/10.1590/0101-3173.2023.v46esp1.p9.  Available from: https://www.scielo.br/j/trans/a/45JFrLsBzKgkQ4QRzkCYcGf/?lang=pt 

Links externos

Trans/Form/Ação – TRANS: https://www.scielo.br/trans/

Trans/Form/Ação [online]. 2023, vol. 46, no. Spe 1 [viewed 22 August 2023]. Available from: https://www.scielo.br/j/trans/i/2023.v46nspe1/ 

Revista Trans/Form/Ação – Instagram | Facebook | Academia.edu

Jornada de Filosofia da Unesp de Marília (YouTube): https://www.youtube.com/live/1Goh26RFBE0?feature=share

Sobre o autor – Marcos Antonio Alves

Doutor em Filosofia, docente no Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, SP – Brasil e Líder do Grupo de Estudos em Filosofia da Informação, da Mente e Epistemologia – GEFIME (CNPq/UNESP). Editor responsável da Trans/Form/Ação: revista de Filosofia da UNESP. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, Filosofia da Mente e da Informação, atuando, principalmente, no estudo das relações entre informação, cognição, emoções, Fake News. Pesquisador CNPq/Pq-2. ORCID | Lattes.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ALVES, M.A. Revista Trans/Form/Ação lança fascículo sobre “Filosofia Autoral Brasileira” [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/08/22/revista-trans-form-acao-lanca-fasciculo-sobre-filosofia-autoral-brasileira/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation