Paidéia participa da Semana Especial do Blog SciELO em Perspectiva | Humanas

Marina Greghi Sticca, Professor Associado, Editor Chefe, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. 

Luciana Mourão, professora da Universidade Salgado Oliveira, Editora Adjunta do periódico Paidéia, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. 

Víctor Gabriel dos Santos Tomaz, Mestrando, Monitor bolsista do periódico Paidéia, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. 

Logo do periódico Paidéia (Ribeirão Preto).

O periódico Paidéia agradece o recebimento do convite para participar da Semana Especial do Blog SciELO em Perspectiva | Humanas. Com uma trajetória de mais de três décadas, nosso objetivo tem sido divulgar temas relacionados à Psicologia e áreas afins. Ao longo desta semana, divulgaremos não apenas o trabalho realizado pela Paidéia, mas também os seus resultados, abordando desde uma exploração mais aprofundada acerca do nosso processo editorial até a divulgação de artigos publicados. 

Essa Semana Especial é resultado da colaboração de nossos editores, funcionários e colaboradores vinculados ao Departamento de Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP).

Neste primeiro dia, apresentaremos a história do nosso periódico em uma postagem intitulada “A Trajetória de 32 anos da Paidéia na Psicologia” e em um vídeo preparado pela nossa atual Editora-Chefe, Profa. Marina Greghi Sticca. Esperamos que, a partir disso, seja possível compreender a trajetória e a missão da Paidéia

No segundo dia, divulgaremos o press release “Adolescentes com Paralisia Cerebral e déficits no desenvolvimento de habilidades sociais”. O artigo ao qual se refere o texto investigou o repertório de adolescentes com paralisia cerebral com e sem fala articulada em relação às habilidades sociais e algumas características funcionais. Os resultados apontaram que, embora não haja diferença significativa no escore total das habilidades sociais entre os dois grupos de adolescentes, ambos apresentam déficits nesse desenvolvimento. 

Em complemento, ainda neste mesmo segundo dia, o press release intitulado “Violência nos Relacionamentos de Lésbicas e Associações com Rede de Apoio e Suporte Social” pretende ampliar a discussão sobre as questões que permeiam os relacionamentos lésbicos e a violência vivenciada por mulheres em relacionamentos homossexuais. Os pesquisadores constataram que uma Rede de Apoio e Suporte Social é de grande importância para a proteção e recuperação de vítimas de violência em relacionamentos. 

No terceiro dia da Semana Especial, realizaremos um post dedicado à divulgação de um dossiê temático, organizado pela Paidéia, cujo título é Desafios Metodológicos em Psicologia – Contribuições para a Prática e a Formação Acadêmica. Foram selecionados 14 manuscritos originais para compor este dossiê temático com o objetivo de incentivar a reflexão e novas discussões sobre os desafios metodológicos da produção de conhecimento em Psicologia.

Ilustração de duas pessoas em frente a um calendário. O homem segura um notebook e a mulher tem em mãos uma prancheta.

Imagem: Freepik.

Encerrando o percurso do terceiro dia, publicaremos o press release “Autoeficácia docente é elemento fundamental para a efetivação da educação inclusiva”, que investiga a produção de conhecimentos sobre autoeficácia docente no contexto da Educação Especial no Brasil e no exterior. A revisão de 74 artigos encontra evidências acerca de práticas que podem aumentar a autoeficácia docente.

No quarto dia, o press release “Como Publicar um Artigo Científico em Revistas Qualificadas ou de Alto Impacto”, produzido com a participação de nossos editores, a Profa. Dra. Luciana Carla dos Santos Elias e o Prof. Dr. Wanderlei Abadio de Oliveira, buscará fornecer mais informações sobre os desafios da publicação científica e o processo de construção de artigos com uma estrutura clara e informativa. A partir das informações pretende-se discutir como estruturar um artigo científico e alcançar êxito na publicação. Em adição ao press release, o post contará com dois vídeos que discutirão mais profundamente o processo de produção e submissão de manuscritos.

O último dia terá início com o press release “Teste de Rorschach pode ampliar compreensão sobre crianças com TDAH”, que aborda um dos mais recorrentes diagnósticos da infância: o Transtorno da Falta de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A pesquisa discute características do funcionamento da personalidade de crianças e adolescentes, entre 9 e 15 anos incompletos, com o diagnóstico desse transtorno e as compara com um grupo não clínico. 

Finalizando nossa Semana Especial, apresentaremos o post e podcast “Paidéia e suas perspectivas futuras”, no qual nossa Editora Adjunta, a Profa. Luciana Mourão, apresentará uma discussão sobre o futuro do periódico Paidéia. A partir desse conteúdo, pretendemos compartilhar com o público nossas perspectivas, novos projetos e objetivos do periódico para os próximos anos.  

Esperamos que desfrutem de nossa Semana Especial, apreciem os conhecimentos difundidos nessas postagens, e que “curtam” e compartilhem esse material em suas redes pessoais, contribuindo para a disseminação de conhecimento qualificado. 

Agradecemos por acompanharem essa semana de leituras e gostaríamos também de convidá-los a acessarem o nosso acervo integral de artigos no SciELO.  Para acompanhar as atualizações sobre o nosso periódico e sobre Psicologia, a Paidéia também se encontra presente nas redes sociais, difundindo conhecimento especializado para o público em geral.

Boa semana de leituras! 

Semana Especial Paidéia (Ribeirão Preto) 2023

Links externos

Paidéia: https://www.scielo.br/j/Paidéia/  

Paidéia – Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MOURÃO, L., STICCA, M.G. and TOMAZ, V.G.S. Paidéia participa da Semana Especial do Blog SciELO em Perspectiva | Humanas [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/10/16/paideia-participa-da-semana-especial/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation