Violência nos Relacionamentos de Lésbicas e Associações com Rede de Apoio e Suporte Social

Letícia Yuki de Araujo Furukawa, Doutoranda em Psicologia, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil.

Alex Sandro Gomes Pessoa, Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil. 

André Vilela Komatsu, Professor Visitante em Max-Planck-Institut für Bildungsforschung (MPIHD), Berlin, Alemanha. 

Logo do periódico Paidéia (Ribeirão Preto).

A violência em relacionamentos consiste em um subtipo de violência interpessoal, cujas condutas causam danos físicos, psicológicos ou sexuais e podem envolver ações controladoras direcionadas à parte considerada mais vulnerável da relação (Messinger, 2011). A falta de diálogo sobre a violência dentro da própria comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transsexuais e Queers (LGBTQ+) reforça a omissão, entre outros motivos, pelo medo de fortalecer estereótipos negativos sobre a comunidade. 

Mulheres lésbicas vítimas de violência em relacionamentos enfrentam uma dupla discriminação, pois, além de sofrerem preconceito por se relacionarem com outras mulheres, sofrem com o impacto do fenômeno intitulado “duplo armário” (Topa, 2010). O primeiro armário se refere ao termo popular conhecido como “estar no armário”, quando lésbicas ou qualquer pessoa da comunidade LGBTQ+ escondem, ou negam, sua orientação sexual por medo de represálias. Já o “segundo armário” seria a conduta desta mulher de omitir do seu grupo social a violência sofrida no relacionamento íntimo (Topa, 2010).

O estudo Violência entre Parceiras Íntimas e Percepção de Suporte Social propôs dar visibilidade a um tema pouco estudado no contexto brasileiro: a violência em relacionamentos de mulheres lésbicas. Na pesquisa, de natureza empírica, buscou-se avaliar a prevalência da violência nos relacionamentos de mulheres brasileiras lésbicas, bem como verificar se a percepção de suporte social recebido é uma variável mediadora na exposição à vitimização. 

O estudo foi realizado durante a pandemia da COVID-19, entre 2020 e 2021. Participaram 634 mulheres lésbicas, com idades entre 18 e 58 anos, que responderam três questionários: (i) variáveis socioeconômicas; (ii) uma escala sobre a presença de conflitos e violência nos relacionamentos; (iii) acerca da percepção do suporte social que recebiam. 

Decorrente da dissertação de mestrado em Psicologia de Letícia Yuki de Araujo Furukawa, sob orientação dos Professores Alex Sandro Gomes Pessoa e coorientação de André Vilela Komatsu, a pesquisa foi realizada junto ao Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (LAPREV), que reúne pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. Neste coletivo são desenvolvidas inúmeras ações de pesquisa e intervenção direcionadas a grupos que são mais recorrentemente vitimados por situações de violência familiar ou comunitária. O laboratório está vinculado ao Departamento de Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Duas mulheres estão discutindo. A que está mais à frente, sentada em uma cama, está olhando de perfil para a outra, que está em pé, mais ao fundo. Ela segura algumas roupas, com expressão de raiva, enquanto encara a primeira mulher.

Imagem: Istock.

Os resultados da pesquisa indicaram a existência de quatro grupos: Grupo 1 (23% da amostra) caracteriza-se por baixa probabilidade de sofrer violência e alta probabilidade de apoio social, indicando ser o grupo de mulheres com o relacionamento mais saudável e com melhor rede de apoio. O Grupo 2 (50%) também possui baixa prevalência de violência, porém, possuem baixo apoio social, o que as coloca em uma condição de vulnerabilidade. O Grupo 3 (5%) consiste em mulheres que possuem alto apoio social, mas ainda assim sofrem violência, denotando a possibilidade de o apoio social atuar como fator protetivo em alguns estratos, mas não em outros. Por último, o Grupo 4 (22%) foi composto por mulheres com altos indicadores de violência em seus relacionamentos e baixa rede de apoio, representando o grupo com maior vulnerabilidade para a violência em relacionamentos. 

Os Grupos 1 e 4 corroboraram com a hipótese inicial do estudo. No caso do Grupo 4, confirmou-se que lésbicas com menor apoio social sofrem mais violência. Pode-se afirmar que este grupo é o mais vulnerável, pois o baixo acesso a apoio social pode interferir diretamente na probabilidade dessas vítimas procurarem por ajuda ou continuarem em relacionamentos abusivos. No Grupo 1, as relações interpessoais são mais encorajadoras e podem mobilizar essas mulheres a buscarem relacionamentos mais construtivos. Os Grupos 2 e 3 apresentaram outras possibilidades da relação entre violência e apoio social que não eram esperados. No Grupo 2, outros fatores de proteção parecem estar operando; já no Grupo 3, questões como o estigma e o duplo armário (Topa, 2010) podem estar interferindo nos desfechos.

Este estudo cumpriu com o objetivo de identificar as diferentes particularidades da relação entre Percepção de Suporte Social e Violência em relacionamentos homossexuais de mulheres. A constatação dos quatro agrupamentos, que denotam a diversidade de padrões de manifestação dessas duas variáveis, mostra a complexidade e heterogeneidade do fenômeno. 

Esses achados demonstram a importância de especializar os programas e políticas de prevenção primária e secundária, visto que as pessoas (e seus relacionamentos íntimos) apresentam características de funcionamento e necessidades específicas. O presente estudo mostrou que o Suporte Social pode atuar como um importante fator de proteção contra a Violência, mas também evidenciou que nem sempre é suficiente para impedir a violência nos relacionamentos entre mulheres. 

Pesquisas futuras devem se debruçar na análise de outras variáveis, como a influência de habilidades sociais, resiliência, características de personalidade, disparidade econômica entre o casal, histórico de agressão no passado da vítima e da agressora e nível de informação da vítima sobre violência nos relacionamentos. A inclusão de novas variáveis relevantes para o fenômeno vai contribuir para o melhor entendimento da etiologia da violência entre mulheres lésbicas que se relacionam afetiva e sexualmente.

Semana Especial Paidéia (Ribeirão Preto) 2023

Referências

EDWARDS, K.M., SYLASKA, K. M. and NEAL, A.M. Intimate partner violence among sexual minority populations: A critical review of the literature and agenda for future research.  Psychology of Violence [online]. 2015, vol. 5, no. 2, pp. 112–121 [viewed 17 October 2023]. https://doi.org/10.1037/a0038656. Available from: https://psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037%2Fa0038656 

LUZ, R.R. and GONÇALVES, H.S. Violência doméstica entre casais homossexuais: a violência invisível [Domestic Violence among homosexual couples: the invisible violence]. Bagoas-estudos gays: gêneros e sexualidades [online]. 2014, vol. 8, no. 11, pp. 79- 99 [viewed 17 October 2023]. [online]. Available from: https://periodicos.ufrn.br/bagoas/article/view/6544  

MESSINGER, A. M. Invisible victims: Same-sex IPV in the national violence against women survey. Journal of interpersonal violence [online]. 2011, vol. 26, no. 11, pp. 2228-2243 [viewed 17 October 2023]. https://doi.org/10.1177/0886260510383023. Available from: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0886260510383023   

MILLER, B. and IRVIN, J. Invisible scars: Comparing the mental health of LGB and heterosexual intimate partner violence survivors. Journal of homosexuality [online]. 2017, vol. 64, no. 9, pp. 1180-1195 [viewed 17 October 2023]. https://doi.org/10.1080/00918369.2016.1242334. Available from: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00918369.2016.1242334    

TOPA, H. No arco-íris também há roxo: violência conjugal nas relações lésbicas [Rainbow also has purple: Marital Violence in lesbian relationships]. LES online [online]. 2010, vol. 2, no. 1, pp. 13-21 [viewed 17 October 2023]. Available from: https://lesonlinesite.files.wordpress.com/2017/03/violenciaconjugal.pdf 

Para ler o artigo, acesse

FURUKAWA, L.Y.D.A., PESSOA, A.S.G. and KOMATSU, A.V. Lesbian intimate partner violence and perceived social support. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2022, vol. 32, e3206 [viewed 17 October 2023]. https://doi.org/10.1590/1982-4327e3206. Available from: https://www.scielo.br/j/Paidéia/a/zbdjMhcDmLRxwKddPYMkddy/  

Links externos

Paidéia: https://www.scielo.br/j/Paidéia/  

Paidéia – Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter

Dissertação: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17187  

UFSCar: https://www.instagram.com/ufscaroficial/   

LAbI UFSCar: https://www.instagram.com/labi_ufscar/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

FURUKAWA, L.Y.D.A., PESSOA, A.S.G. and KOMATSU, A.V. Violência nos Relacionamentos de Lésbicas e Associações com Rede de Apoio e Suporte Social [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/10/17/violencia-nos-relacionamentos-de-lesbicas/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation