Paidéia publica dossiê temático sobre desafios metodológicos em Psicologia

Clarissa Mendonça Corradi-Webster, professora Associada do Departamento de Psicologia da FFCLRP, editora do periódico Paidéia, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, Brasil. 

Víctor Gabriel dos Santos Tomaz, Mestrando, Monitor bolsista do periódico Paidéia, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, Brasil. 

Logo do periódico Paidéia (Ribeirão Preto).

A Psicologia apresenta uma amplitude de abordagens metodológicas para a produção do conhecimento científico, havendo diversos desenhos de pesquisa no campo da ciência psicológica. Em razão disso, o periódico Paidéia decidiu construir um dossiê temático intitulado “Desafios Metodológicos em Psicologia: Contribuições para a Prática e a Formação Acadêmica”, com o objetivo de promover a discussão acerca dos desafios metodológicos da produção de conhecimento em Psicologia e contribuir para o desenvolvimento da ciência nessa área. 

Para cumprir com tal objetivo, ao longo do ano de 2023, foram selecionados manuscritos de Psicologia que propuseram realizar discussões sobre os temas: 

  1. Fundamentos Epistemológicos e Bases Teóricas da Pesquisa em Psicologia: aborda de maneira analítica e crítica os pressupostos e fundamentos teóricos que orientam os diversos desenhos de pesquisa no campo da ciência psicológica.
  2. A Pesquisa em Psicologia na Prática: aborda desenhos e técnicas metodológicas tradicionais ou inovadoras, incluindo procedimentos de coleta, validação de instrumentos, protocolos, análise de dados, dentre outros métodos. 
  3. A Formação em Pesquisa em Nível de Pós-Graduação: discute experiências de ensino de disciplinas metodológicas bem-sucedidas ou propostas pedagógicas que orientem o processo de ensino-aprendizagem a respeito de métodos, especialmente no nível de doutorado. 

Sob responsabilidade da editora Prof. Dra. Clarissa Mendonça Corradi-Webster da Universidade de São Paulo (USP) e em colaboração com as editoras convidadas Profa. Dra. Denise Ruschel Bandeira (UFRGS), Profa. Dra. Sonia Maria Guedes Gondim (UFBA) e a Profa. Dra. Sonia Regina Pasian (USP), foram selecionados 14 manuscritos originais para compor esse dossiê temático, escolhidos de acordo com sua capacidade de contribuir com o objetivo estabelecido para o dossiê, abordando diversos escopos de produção de conhecimento na Psicologia.  

O artigo “Reflections on Analysis in Qualitative Research: The Hermeneutic Circle in Ricoeur” discute os desafios das metodologias qualitativas em Psicologia e o papel da análise no processo interpretativo em pesquisas qualitativas. 

Em uma linha distinta, o artigo “Career Interventions Focusing on Promoting Gender Equality: Methodological Aspects” almeja abordar as intervenções de carreira como estratégia metodológica para minimizar as desigualdades de gênero no mundo do trabalho. 

Desenho de quatro pastas registradoras AZ com cores diferentes (azul, vermelho, cinza e preto). Elas estão dispostas em fileira, no lado esquerdo da imagem. No lado direito, há outra dessas pastas na cor preta, vista de perfil. Ambas as pastas estão sobre um fundo branco.

Imagem: Freepik.

Já o artigo “The Research-Exhibition Method: Collection, Curatorship and the Setting 1po f Scenes” teve como objetivo apresentar o método de Pesquisa-Exposição, uma proposição teórico-metodológica desenvolvida como uma inovação de análise documental. 

Estes são apenas alguns exemplos dos manuscritos que compuseram o dossiê em questão e das discussões abordadas acerca da produção de conhecimento científico dentro do campo da Psicologia. Outras contribuições que serão publicadas no dossiê organizado pelo periódico Paidéia trazem, por exemplo, estudos com o objetivo de esclarecer a apropriação ou transposição do método fenomenológico de Husserl, próprio da filosofia, para as investigações em Psicologia, como demonstrado no artigo intitulado “Phenomenological-Hermeneutic Method: from Research in Philosophy to Psychology Research”

Há também o manuscrito “Implementation of Participatory Research in Vulnerable Context: Methodological Strategies and Challenges”, que apresenta discussões acerca da aplicação do método participativo em pesquisa, bem como seus desafios e contribuições. Outros artigos possuem o objetivo de descrever o método de observação direta e sistemática, além de discutir sobre sua aplicação em pesquisas em Psicologia. Este é o caso de “Application of Direct and Systematic Observation of Interaction with Mother-Adolescent Child Dyads”

Em vista disso, convidamos todos e todas para acessarem o conteúdo destes e vários outros manuscritos que compuseram o dossiê na íntegra em 2023. É esperado que os temas discutidos nos artigos que comporão o dossiê contribuam para a promoção de discussões acerca das diversas metodologias de pesquisa em Psicologia. 

Semana Especial Paidéia (Ribeirão Preto) 2023

Links externos

Paidéia: https://www.scielo.br/j/Paidéia/  

Paidéia – Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

CORRADI-WEBSTER, C.M. and TOMAZ, V.G.S. Paidéia publica dossiê temático sobre desafios metodológicos em Psicologia [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/10/18/paideia-publica-dossie-tematico/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation