A formação docente e a (des)construção da cis-heteronormatividade

Iolete Ribeiro da Silva, Psicóloga, Docente, Doutora em Psicologia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus-AM, Brasil. 

Isabel Cristina Fernandes Ferreira, Pedagoga, Doutora em Educação, Bolsista Pós-Doutoral, Universidade Federal do Amazonas, Manaus-AM, Brasil. 

Logo do periódico Educação em Revista.

O artigo Projetos pedagógicos de curso em análise: gênero e sexualidade na formação de professores, publicado no periódico Educação em Revista, teve como objetivo identificar, se e de que forma, a temática gênero e sexualidade está presente em dez projetos pedagógicos de cursos de formação de professores de duas universidades públicas da cidade de Manaus – AM. 

O texto é resultado de uma pesquisa de mestrado realizada entre 2018 e 2023 no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Em resumo, o artigo aponta as diferenças no tratamento do tema nos cursos de licenciatura e identifica disciplinas que abordam as temáticas de gênero e sexualidade somente nos cursos das áreas de ciências humanas, ainda que de forma bastante incipiente ou com caráter biologizante. Os estudos de gênero, mesmo nesses cursos, caracterizam-se mais por iniciativas individuais de docentes ou de grupos, do que por uma política institucional voltada para a inserção da temática na formação docente.

A pesquisa está vinculada ao Laboratório de Pesquisa em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Educação (LADHU), situado na Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. O LADHU é coordenado pela Professora Iolete Ribeiro da Silva, orientadora do primeiro autor, Eduardo Barbosa de Menezes Guimarães, e dos demais, Isabel Cristina Fernandes Ferreira, bolsista de pós-doutorado e Ângelo Cabral Esperança, estudante de doutorado. Este trabalho integra uma pesquisa mais ampla, com financiamento do CNPq e CAPES, intitulada “Os desafios da formação de professores na Amazônia para a promoção do direito à educação de pessoas LGBT”.

A análise construtivo-interpretativa dos dados seguiu a proposta de González Rey (2005) e apoiou-se na Teoria Histórico-Cultural. Foi possível compreender como os(as) docentes estão sendo formados(as) para perceber, compreender, discutir e propor intervenções concretas. É comum encontrar docentes que reproduzem violências LGBTI+fóbicas, bem como aqueles que se declaram incapazes de lidar com o tema, mas demonstram a intenção de desconstruir práticas pedagógicas para superar a cis-heteronormatividade. A promoção da equidade de gênero ainda é um desafio à construção de uma formação emancipatória e humanizadora, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior.

Apesar dos Projetos Pedagógicos dos Cursos expressarem intencionalidade de fortalecer a concepção humanista de educação, na prática, a formação técnica acaba sendo priorizada em detrimento das discussões críticas acerca da realidade. Eles apontam, inclusive, um discurso contraditório entre as áreas de Ciências Humanas, Exatas e Ciências da Natureza. Poucos cursos e poucas ementas de disciplinas discutem sobre gênero e sexualidade e, quando está presente, limita-se a aspectos biológicos, atividades pontuais ou é fruto de iniciativas isoladas, demonstrando que o debate sobre o tema não está concretamente estabelecido nos Projetos Pedagógicos dos Cursos. Anuncia-se, portanto, apenas como uma possibilidade ou como ato de resistência de alguns/algumas docentes.

Considerando que a formação inicial docentes repercute na formação dos(as) estudantes nas escolas, deve-se ampliar as políticas institucionais que promovam equidade de gênero no ensino superior para avançarmos na desconstrução da cis-heteronormatividade como alternativa para superar preconceitos que interferem no saber-fazer na/da escola como espaço de acolhimento, escuta atenta, inclusão e equidade, essenciais a uma educação humanizadora e emancipatória.

Referências

ESPERANCA, A.C., SILVA, I.R. and GOMES, F.A. As trajetórias escolares de sujeitos LGBTQIA+ amazônidas: possibilidades críticas para a formação de professores. Revista E-Curriculum (PUCSP) [online]. 2023, vol. 21, e58972 [viewed 13 December 2023]. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e58972. Available from:  https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/58972/42682 

GONZÁLEZ REY, F.L. Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. (M. A. F. Silva Trad.). São Paulo: Cengage Learning, 2005.

MEZZALIRA, A.S.C. et al. Cenas de exclusão, violência e discriminação LGBTQI+ em contexto escolar. Revista Valore [online]. 2023, vol. 8, e8062 [viewed 13 December 2023]. https://doi.org/10.22408/reva8020231170e-8062. Available from: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1170/1128  

NEVES, A.L.M., SILVA, F.P.P. and SILVA, I.R. (Org.). Escola, Sexualidade e Gênero: perspectivas críticas. Manaus: UEA Edições, 2016. 

SILVA, I.R., NEVES, A.L.M. and CALEGARE, F.P.P.(Org.). Gênero, sexualidade e trajetórias de escolarização. Salvador, BA: Devires, 2022. 

Links externos

Educação em Revista – EDUR: www.scielo.br/edur/

Educação em Revista – Site | Instagram | Twitter | LinkedIn

Laboratório de Desenvolvimento Humano e Educação (LADHU) – FAPSI/UFAM​: www.ladhu.com.br

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

FERREIRA, I.C.F. and SILVA, I.R. A formação docente e a (des)construção da cis-heteronormatividade [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2023 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2023/12/13/a-formacao-docente-e-a-desconstrucao-da-cis-heteronormatividade/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation