Estratégias linguísticas em vídeos tutoriais do YouTube para despertar o interesse do público

Davi Sousa Carmo, graduando em Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. 

Marya Vittoria Mendes Farias de Melo, graduanda em Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. 

Thaís Silva Machado, graduanda em Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. 

Logo periódico Texto Livre (TL)

O artigo Faticidade e polidez em vereditos de vídeos tutoriais do YouTube, publicado no periódico Texto Livre (vol. 16, 2023), investiga a comunicação de informação não oficial em vídeos tutoriais do YouTube, com foco nos componentes fático e relacional presentes nesses conteúdos. Os resultados da pesquisa evidenciam que a faticidade desempenha um papel crucial na construção de laços sociais, contribuindo para o sucesso da comunicação de conhecimento não oficial. Essas descobertas não apenas têm implicações significativas para a produção de vídeos tutoriais mais eficazes, mas também oferecem insights sobre a comunicação digital contemporânea e suas relações sociais online.

Conduzido em julho de 2021, o estudo analisou quatro vídeos tutoriais de informática básica, notavelmente populares na plataforma em 2020. Os vídeos, produzidos por amadores, abordam a atualização de sistemas operacionais, visando resolver problemas práticos do usuário comum. Para a análise do material, os pesquisadores Ana Larissa Oliveira e João Pedro Marques, da Faculdade de Letras da Universidade de Minas Gerais (UFMG), empregaram uma metodologia que se concentrou na análise do conteúdo verbal dos vídeos, destacando movimentos comunicativos, estratégias de engajamento social e elementos ligados à faticidade e à polidez.

Mulher de meia-idade, com cabelo loiro curto, olhos verdes, usando brincos e um top cropped branco, falando diante de uma câmera, que está desfocada à direita da imagem. Ao fundo, é possível observar uma sala com um lustre e um móvel de madeira estofado nas cores palha e branco.

Imagem: Pexels.

Dessa forma, os autores concluem que a forma de comunicação é essencial para a transmissão de conteúdo. Quando é utilizada uma linguagem que aproxima os interlocutores e demonstra veracidade das informações passadas, ocorre uma maior aceitação do público. A maneira pela qual o conteúdo é explicado nos vídeos tutoriais é essencial para garantir visualizações, ou seja, adesão do auditório, e consequentemente a aplicação das orientações dadas. Assim, uma linguagem fática e polida permite melhor didática na apresentação do assunto.

Portanto, o artigo agrega significativamente aos estudos linguísticos da comunicação de ensino, independentemente do veículo utilizado para isso. Espera-se que haja avanços na pesquisa dessa forma de linguagem extremamente usual no cotidiano, inclusive da pragmática, que se mostrou adequada para esse propósito, pois viabiliza o melhor entendimento desse contexto de uso da linguagem. 

Adicionalmente, outra publicação que pode interessar aos estudiosos da pragmática em redes sociais é “Manas, preciso de ajuda”: análise de pedidos de ajuda multimodais de um grupo de Facebook, de Farhat e Gonçalves-Segundo (2021), que investigaram práticas discursivas em grupos do Facebook.

Referências

FARHAT, T.C. and GONÇALVES-SEGUNDO, P.R. “Manas, preciso de ajuda”: análise de pedidos de ajuda multimodais de um grupo de Facebook. Texto Livre [online]. 2020, vol. 14, no. 1, e24391 [viewed 17 January 2024]. https://doi.org/10.35699/1983-3652.2021.24391. Available from:  https://www.scielo.br/j/tl/a/dqFMFdcPcXQWfY3LrPTQCWk/ 

Para ler o artigo, acesse

OLIVEIRA, A.L.A.M. and MARQUES, J.P. Faticidade e polidez em vereditos de vídeos tutoriais do YouTube. Texto Livre [online]. 2023, vol. 16, e46959 [viewed 17 January 2024]. https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46959. Available from: https://www.scielo.br/j/tl/a/W7RrJ64CbBMRQ8SW75KQqNQ/ 

Links externos

Texto Livre – SciELO: https://www.scielo.br/j/tl

Texto Livre – Site: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/

Texto Livre – Redes Sociais: Facebook | Twitter | Instagram

Thaís Silva Machado – Lattes:  https://lattes.cnpq.br/7251439790103881 

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

CARMO, D.S., MACHADO, T.S. and MELO, M.V.M.F. Estratégias linguísticas em vídeos tutoriais do YouTube para despertar o interesse do público [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2024 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2024/01/17/estrategias-linguisticas-em-videos-tutoriais-do-youtube-para-despertar-o-interesse-do-publico/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation