Pensamento crítico, dimensão formativa e valores democráticos da universidade na era neoliberal

Angelo Vitório Cenci, Doutor em filosofia, Professor do curso de filosofia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, Brasil. 

Logo do periódico Educação & Sociedade

O dossiê Universidade, pensamento crítico e formação, publicado no periódico Educação & Sociedade (vol. 44, 2023), propõe-se, com a participação de autores do Brasil e da Europa, a apresentar artigos que aprofundem a problemática da universidade na atualidade e que lancem perspectivas a ela para além dos limites impostos pelo modelo neoliberal. Nesse sentido, apresentam-se estudos que visam pensar modelos de universidade que possam guiar-se não apenas pelas demandas de mercado, mas, também, a favor da finalidade pública da educação, dos valores de uma sociedade democrática e de uma concepção renovada de formação humana. 

Os artigos são oriundos, em sua maioria, de um Ciclo de debates realizado na Universidade de Passo Fundo (UPF) durante o primeiro semestre de 2022 com pesquisadores do Brasil e do exterior para debater universidade, pensamento crítico e formação. A organização esteve a encargo dos professores Angelo Vitório Cenci, Cláudio Almir Dalbosco e Marcelo José Doro. O ponto de partida e fator que dá unidade aos estudos, é que a Universidade passa, na atualidade, por grandes e profundas transformações, incorporando novas funções e complexos desafios. Além de seu papel clássico de investigação (pesquisa) e socialização (ensino) do conhecimento, ela também se torna prestadora de serviços, é instada a incrementar a inovação e a ser fonte de transferência do saber tecnológico.  

Interior de uma biblioteca da Universidade de Washington, em Seattle, mais conhecida como Suzzallo Library. Na fotografia, há uma grande sala de leitura com mesas e cadeiras de madeira, onde algumas pessoas estudam. A sala é ladeada por prateleiras de livros.

Imagem: Unsplash.

A Universidade vê-se forçada a situar-se em face das profundas transformações trazidas pela era da revolução digital e da hegemonia da visão de mundo neoliberal. Tais transformações a pressionaram de modo que no seu interior, nas últimas décadas, o conhecimento crítico-formativo foi progressivamente cedendo lugar ao saber técnico gerenciado. A universidade foi deixando de ser, em grande medida, o lugar clássico da produção e socialização do conhecimento – baseada no laço estreito entre ensino e pesquisa e voltada para questões ético-política-sociais – para adaptar-se às demandas de uma sociedade cada vez mais estruturada de acordo com a lógica da sociedade de mercado. 

Somado a esse aspecto, ganha força a separação entre formação técnica e formação geral, assim como o predomínio de uma questionável concepção de qualidade da educação. Esse fator fica evidenciado na medida em que essa passa a ser parametrizada cada vez mais por critérios estranhos e irredutíveis ao campo educacional e completamente incongruentes com sua natureza formativa.

Neste contexto, o eixo temático busca construir, por um lado, um diagnóstico crítico da época atual. Mediante este, indica-se o quanto a mercantilização crescente das relações humanas, sociais e culturais (educacionais) provoca o enfraquecimento (esquecimento) da formação humana e de seus respectivos enfoques críticos e plurais, oriundos da filosofia e das ciências humanas e sociais. De outra parte, os estudos   buscam problematizar uma noção ampliada de formação humana, reconstruindo-a por meio do diálogo crítico com alguns aspectos da tradição educacional clássica, vinculada, sobretudo, aos ideais da Bildung (formação cultural) moderna. 

Convido você, caro leitor, a assistir ao meu vídeo ampliando a discussão sobre os desafios da universidade e sua dimensão formativa na era neoliberal. 

Para ler o artigo, acesse

DALBOSCO C.A. and CENCI, A. V. Apresentação. Educ. Soc. [online]. 2023, vol. 44, e276888 [viewed 24 January 2024]. https://doi.org/10.1590/ES.276888. Available from: https://www.scielo.br/j/es/a/RyjTKgygvXdfrZz3vYQYyQp/ 

Links externos

Educação & Sociedade – ES: www.scielo.br/es

Educação & Sociedade – Redes sociais: Facebook | Twitter | LinkedIn | Instagram

Edição completa da Educação & Sociedade (vol. 44, 2023): https://www.scielo.br/j/es/i/2023.v44/ 

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

CENCI, A.V. Pensamento crítico, dimensão formativa e valores democráticos da universidade na era neoliberal [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2024 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2024/01/24/pensamento-critico-dimensao-formativa-e-valores-democraticos-da-universidade-na-era-neoliberal/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation