Abordagens de ensino centradas no estudante para aprendizagem de inglês

Ana Carolina Martins Alvim, graduanda em Letras, licenciatura em Português-Italiano, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. 

Gabrielle V. Mota, graduanda em Letras, bacharelado em Tradução (ênfase em Português-Inglês), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. 

Logo periódico Texto Livre (TL)

O artigo Assessing motivation: student-centered instructions as a means of engaging unresponsive students, publicado pelo periódico mineiro Texto Livre (vol. 16, 2023), apresenta uma pesquisa realizada durante a pandemia de COVID-19, na qual a participação de estudantes do ciclo básico em salas de língua inglesa foi observada. Nesse contexto, o estudo mostra como 117 alunos do 7° ano do fundamental II, assistidos por uma única professora, sofreram diretamente as consequências ligadas à desmotivação propiciada pelo ensino remoto, sobretudo, na rede pública. 

Coletando dados fornecidos a partir de algumas aulas, questionários, entrevistas e em uma revisão da literatura existente, o texto evidencia a importância de centralizar a motivação para o processo de aprendizagem. Para tanto, a validação das identidades dos alunos, por meio da postura assumida pelo discente, de instruções centradas nesses indivíduos e de gamificação das técnicas de ensino — ou seja, a aplicação de estratégias, estruturas e imagens de jogos em contextos escolares —, tornou-se indispensável.

A autora do artigo, Laura Ribeiro Araújo, é estudante do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG. Em um primeiro momento, Araújo observou a metodologia e os materiais utilizados pela professora, atentando-se à falta de dinamismo na apresentação dos conteúdos, além da ausência de interação com os alunos, que eram reconhecidos somente ao cometerem algum erro. 

Posteriormente, foi elaborado um questionário para que os estudantes respondessem. As respostas obtidas contribuíram para o planejamento de duas aulas de acordo com os interesses demonstrados pelos jovens, apoiadas nas contribuições teóricas acerca de instruções centradas no aluno e de gamificações, a partir da revisão de vários autores que tratam desses conceitos, visando à elaboração de um ambiente de ensino mais atrativo e diversificado. 

Sala de aula com três crianças de costas, erguendo a mão, como se procurassem responder a alguma pergunta da professora, que está à frente da sala, apontando para a lousa.

Imagem: Freepik.

Os resultados alcançados pelo estudo mostraram-se favoráveis às expectativas previstas pela autora. Embora tenha sido observado um declínio do número de alunos presentes nas aulas programadas para a pesquisa, fato já antevisto pela professora em detrimento da semana anterior destinada às provas, o nível de participação daqueles que as assistiram atingiu de 95% a 100% de aproveitamento, respectivamente. 

Segundo a pesquisadora, o sucesso observado no experimento deve ser logicamente atribuído às estratégias utilizadas para a apresentação do conteúdo. A liberdade dada aos estudantes para que eles pudessem demonstrar seus interesses e sentir-se reconhecidos ao fazê-lo foi fundamental para motivá-los durante as aulas, de modo que interagiram ativamente com o inglês. 

A pesquisa revela a importância do destaque dado à motivação, a partir da validação das identidades de cada indivíduo em sala de aula, como um fator intrínseco ao processo de aprendizagem desejável, ou seja, produtivo. Pensando especificamente no contexto de aquisição da língua inglesa, que no ciclo básico é, por muitas vezes, colocada em segundo plano pelos estudantes, as abordagens sugeridas são uma ótima alternativa para maior engajamento em aulas e, consequentemente, maior nível de aproveitamento. 

Nessa perspectiva, o estudo mostra que a motivação pode auxiliar na concretização de um ambiente escolar diverso, dinâmico e acolhedor, além de promover a autonomia dos estudantes, uma vez que se sentirão mais confiantes ao lidar com a língua inglesa. Resultados relacionados a este, que igualmente validam a tecnologia para auxílio às aulas de inglês, foram apresentados por Yu, Gutierrez-Garcia e Soto-Varela (2023), mostrando pontos positivos do uso de robôs educacionais para o aprendizado comunicativo de inglês.

Referências

YU, X., GUTIERREZ-GARCIA, M.A. and SOTO-VARELA, R. Os robôs educacionais são bons para o aprendizado comunicativo de inglês para alunos do ensino fundamental? Texto Livre [online]. 2023, vol. 16, e41469 [viewed 16 February 2024]. https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.41469. Available from: https://www.scielo.br/j/tl/a/4DSGxPswqc4r7gcQppSdz8R/ 

Para ler o artigo, acesse

ARAÚJO, L.R. Avaliando a motivação em sala: instrução centrada no estudante como meio de engajar alunos irresponsivos. Texto Livre [online]. 2023, vol. 16, e46068 [viewed 16 February 2024]. https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.46068. Available from: Assessing motivation: student-centered instructions as a means of engaging unresponsive students 

Links externos

Texto Livre – SciELO: https://www.scielo.br/j/tl

Texto Livre – Site: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/

Texto Livre – Redes Sociais: Facebook | Twitter | Instagram

Ana Carolina Martins Alvim – LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/ana-carolina-martins-alvim-aa4364284/

Gabrielle Mota – Lattes: https://lattes.cnpq.br/0052671721606913 

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ALVIM, A.C.M. and MOTA, C.V. Abordagens de ensino centradas no estudante para aprendizagem de inglês [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2024 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2024/02/16/abordagens-de-ensino-centradas-no-estudante-para-aprendizagem-de-ingles/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation