Memes e a mobilização de processos cognitivos nas provas de Ciências da Natureza

Jozélio Agostinho Lopes, doutorando em Ensino das Ciências, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Bruno Silva Leite, professor de Química e de Tecnologias no Ensino de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Logo do periódico Educação em Revista.

Os memes são frutos da evolução tecnológica e têm ressignificado o modo como as pessoas se comunicam. O gênero em questão carrega elementos importantes que acabam instigando os seus consumidores, devido à informação que objetiva transmitir e os demais aspectos que a estruturam, tais como o humor, as imagens, os textos e os gifs que são propagados na internet. É uma forma humorada e inovadora de apresentar o conteúdo e de conectar os vestibulandos à realidade; além de ser rico em significado, o meme pode dialogar com diferentes temas e textos, possibilitando, assim, a realização de uma avaliação crítica e objetiva.  

Escrito pelos pesquisadores Jozélio Agostinho Lopes e Bruno Silva Leite, doutorando e professor, respectivamente, do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), na linha de pesquisa Tecnologias no Ensino de Ciências e da Matemática, o artigo A presença de memes em provas de Ciências da Natureza aborda o uso de memes em exames de acesso ao Ensino Superior, de modo a perceber que estes são capazes de mobilizar e explorar, durante a resolução das questões, a multilinguagem, o multiletramento, a construção de sentidos, bem como habilidades cognitivas e afetivas. 

A pesquisa foi desenvolvida a partir do levantamento e análise das provas de Ciências da Natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), disponíveis na base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), como também a partir das provas dos vestibulares tradicionais e seriados das instituições públicas (federais e estaduais) que mantiveram seus sistemas próprios de avaliação. 

Para isso, foi realizado um recorte temporal considerando o período de vinte anos de aplicação (de 2001 a 2021). Trata-se de um estudo de abordagem quanti-qualitativa, do tipo documental, no qual os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Em síntese, a investigação contou com dois momentos principais, sendo o primeiro reservado à identificação e levantamento dos memes nas páginas das instituições públicas. O segundo momento consistiu na análise e discussão dos artefatos supracitados, fazendo uso dos dados qualitativos e quantitativos, cuja organização das informações se deu por meio de quadros e tabelas.

Personagens estilo Among Us à frente de um fundo preto enquanto seguram símbolos dos elementos da tabela periódica (Cs, H, K, Na, Li, Rb, Fr). Acima há um texto que diz "Atenção Família, há um impostor entre nós". Abaixo, há o logo do Dr. Química.

Imagem: Reprodução do Twitter do @DoutorQuimica.

Entre os principais resultados, foram identificados cinco memes a partir da análise realizada nos cadernos de provas dos vestibulares de 40 instituições de ensino superior. O ENEM, por sua vez, não apresentou, no intervalo considerado, nenhum meme em suas questões de Ciências da Natureza. Com a pesquisa, verificou-se a presença das duas primeiras dimensões da Taxonomia de Bloom Revisada, conhecimento efetivo/factual e conhecimento conceitual, na qual os candidatos precisavam fazer uso destas dimensões para responder às questões propostas nas provas.

Os memes evidenciados na investigação exigiram, por meio de questões objetivas e discursivas, a presença dos três primeiros níveis dos processos cognitivos da Taxonomia de Bloom Revisada, sendo eles o lembrar, representando o mais simples dos níveis e o mais recorrente; o entender; e, por último, o aplicar. Isso significa que os vestibulandos trabalharam com o reconhecimento, a reprodução e a memorização de informações (nível 1); com a conexão entre conhecimentos novos e os já adquiridos (nível 2); e, ainda, com a execução de procedimentos em situações específicas, sendo elas novas ou não (nível 3) (Costa; Martins, 2017). 

O cenário investigado aponta para uma utilização, ainda que tímida, dos memes em provas de repercussão nacional, quando se consideram os vestibulares seriados e tradicionais; mas, quando se observam as provas do ENEM, nota-se que esse gênero multimodal, diferente de outros (tirinhas, charge, cartum, propaganda e a HQ), não tem aparecido, o que revela uma necessidade emergente de incorporação dos memes nesses exames. É preciso, portanto, considerar as potencialidades que permeiam esse gênero humorístico, uma vez que são ricos em significados, lançam mão da linguagem verbal e não verbal para a abordagem de diferentes temas do cenário atual e colaboram com a divulgação científica de uma forma nova e atraente.

Referências

CANI, J.B. Multimodalidade e efeitos de sentido no gênero meme. Periferia [online]. 2019, vol. 11, no. 2, pp. 242-267 [viewed 20 March 2024]. https://doi.org/10.12957/periferia.2019.36955. Available from: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/36955 

COSTA, J.P.C. and MARTINS, M.I. Análise da complexidade de itens do Enade à luz da Taxonomia de Bloom Revisada: contributos ao ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física [online]. 2017, vol. 34, no. 3, pp. 697-724 [viewed 20 March 2024]. http://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n3p697. Available from: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2017v34n3p697 

FERRAZ, A. P. C. M. and  BELHOT, R. V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod. [online]. 2010, vol. 17, no. 2, pp. 421-431 [viewed 20 March 2024]. https://doi.org/10.1590/S0104-530X2010000200015. Available from: https://www.scielo.br/j/gp/a/bRkFgcJqbGCDp3HjQqFdqBm/ 

OLIVEIRA, K. E. J. A ciência dos memes e os memes da ciência: divulgação científica e educação na cultura digital. Tese (Doutorado em Educação). Aracaju: Universidade Tiradentes, 2020.  

ORTIZ, J. O. S. and DORNELES, A. M. Uso da Taxonomia de Bloom Digital gamificada em atividades coletivas no ensino de química: reflexões teóricas e possibilidades. Revista Eletrônica Ludus Scientiae (RELuS) [online]. 2018, vol. 2, no. 2, pp. 14-25 [viewed 20 March 2024]. https://doi.org/10.30691/relus.v2i2.1475. Available from: https://revistas.unila.edu.br/relus/article/view/1475/1519  

TOLEDO, L. G. Os memes e a memética: o uso de modelos biológicos na cultura. São Paulo: FiloCzar, 2017.

TORRES, T. O fenômeno dos memes. Ciência e Cultura [online]. 2016, vol. 68, no. 3, pp. 60-61 [viewed 20 March 2024]. Available from: http://cienciaecultura.bvs.br/pdf/cic/v68n3/v68n3a18.pdf 

Para ler o artigo, acesse

LOPES, J.A. and LEITE, B.S. A presença de memes em provas de ciências da natureza. Educ rev [online]. 2024, vol. 40, e44444 [viewed 20 March 2024]. https://doi.org/10.1590/0102-469844444. Available from: https://www.scielo.br/j/edur/a/CXmbdzwdQrWGcxG4R7HG6Fp/ 

Links externos

Educação em Revista – EDUR: www.scielo.br/edur/

Educação em Revista – Site | Instagram | Twitter | LinkedIn

Jozelio Agostinho Lopes – Instagram | Lattes 

Bruno Silva Leite – Instagram | Lattes

Grupo de Pesquisa – Site: http://www.leuteq.ufrpe.br

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

LEITE, B.S. and LOPES, J.A. Memes e a mobilização de processos cognitivos nas provas de Ciências da Natureza [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2024 [viewed ]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2024/03/20/memes-e-ciencias-da-natureza/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation