Normas para publicação

Versão janeiro 2022

Serão aceitas as seguintes contribuições:

  • Press release de um artigo com alta relevância do último fascículo publicado;
  • Entrevista escrita, entrevista com vídeo e/ou podcast com autores de artigos publicados no último fascículo do periódico;

Para os periódicos que mantêm volume e número a sugestão é um artigo de destaque daquele número, já para os periódicos que publicam em fluxo contínuo será de um post por mês. 

  1. Seleção de artigos ou de temas para press release e/ou entrevista

Algumas perguntas podem orientar o processo de seleção de artigos que justifiquem a redação de um post: a pesquisa representa um avanço no conhecimento que merece ser divulgado para a sociedade? Contribui para a popularização do conhecimento científico? Apresenta inovações significativas? Pode ter impacto na sociedade ou na definição de políticas públicas? Além do público-alvo (jornalistas, pesquisadores e outros), o post poderá ser utilizado também por tomadores de decisão, pesquisadores, estudantes e público em geral?

  1. Formato de apresentação do press release e/ou entrevista

Para a submissão de press releases e entrevistas aos blogs SciELO em Perspectiva | Humanas e SciELO em Perspectiva | Press Releases, os posts deverão seguir o modelo para download no arquivo abaixo:

  1. Considerações sobre a autoria

Caso o post venha a ser publicado nos blogs SciELO em Perspectiva | Humanas ou SciELO em Perspectiva | Press Releases, o mesmo será publicado sob a licença Creative Commons CC-BY.

Os conteúdos publicados nos Blogs SciELO em Perspectiva | Humanas e SciELO em Perspectiva | Press Releases são de inteira responsabilidade dos seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião dos Corpos Editoriais de ambos os blogs ou do Programa SciELO.

  1. Ética de pesquisa e divulgação

post não pode soar como propaganda de um produto, do periódico ou do próprio artigo. Deve descrever os resultados objetivamente e transmitir dados científicos, sem tentar engrandecer as possíveis descobertas com elogios ao pesquisador, à sua instituição e aos órgãos financiadores. Se houver possíveis conflitos de interesses ou patrocinadores envolvidos, eles devem ser explicitados.

O texto deve se pautar pela ética usualmente aceita para as pesquisas científicas. Precisa ser cuidadoso ao informar sobre a utilização de seres humanos e animais em experimentos quando ocorrido e para não induzir à adoção dos resultados obtidos originalmente em modelos, bem como de dados que ainda estejam em fase investigativa.

Antes de submeter o post, revise a ortografia e gramática cuidadosamente.

  1. Envio e análise das contribuições

Para a submissão de posts aos Blogs SciELO em Perspectiva | Press Releases e SciELO em Perspectiva | Humanas, deve-se encaminhar e-mails para:

As contribuições submetidas para publicação passarão pela análise das respectivas Equipes Editoriais e, se necessário, dos membros do Comitê Editorial. Em caso de alteração do texto original, a versão revisada será submetida à aprovação final do autor.

Serão considerados os seguintes aspectos na análise dos press releases e/ou entrevistas submetidos:

  • Formato de apresentação: a apresentação do press release e/ou entrevistas deve estar de acordo com os padrões definidos no item 2 deste documento. Contribuições fora dos padrões definidos serão devolvidas aos respectivos autores;
  • Simultaneidade: a publicação de press release e/ou entrevistas devem acontecer, simultaneamente, à publicação do artigo na Coleção SciELO Brasil. Admite-se, entretanto, que uma eventual defasagem no cronograma de edição do comunicado possa atrasar a publicação em, no máximo, um mês após a publicação do artigo. Fica a critério dos Corpos Editoriais dos Blogs SciELO em Perspectiva | Humanas e SciELO em Perspectiva | Press Releases a aceitação, ou não, de comunicados que excedam esse intervalo de tempo.
  1. Exemplo de Posts