Semana Especial do blog SciELO em Perspectiva

Este guia tem como objetivo facilitar a estruturação da Semana Especial do periódico participante, tendo como base um formato comumente adotado nas Semanas Especiais. Dito isto, ressaltamos que as informações aqui apresentadas são sugestões e não regras definitivas, de forma que a equipe editorial pode fazer adaptações, alterações e sugestões que porventura atendam melhor suas necessidades.

O formato padrão é constituído por:

  • 10 publicações durante a semana (2 por dia), sendo elas
    • 5 entrevistas
    • 5 press releases

Como dito acima, este formato é apenas uma sugestão, podendo ser alterado. O único ponto que não recomendamos alterar muito é na quantidade de publicações, pois já tivemos semanas com mais e com menos de 10 publicações e ambos os resultados foram afetados ou pelo excesso ou escassez de material.

Outro ponto a ser observado é quanto ao tempo dos vídeos. Não é incomum vídeos que passem de 5 minutos, o tempo máximo recomendado. Apesar de não ser “proibido”, não é uma prática incentivada, pois as chances de o espectador perder o interesse ao se deparar com um vídeo mais longo aumentam proporcionalmente à duração. Caso seja imprescindível o envio de um material muito extenso, recomendamos o uso da ferramenta de áudio, que transformaremos em um podcast.

Lembramos também que os posts podem ser escritos em português, inglês e espanhol. Publicamos posts com tradução normalmente.

A seguir, mostramos a estrutura básica que o periódico pode seguir para montar o planejamento da sua Semana Especial:

Conteúdo dos press releases e vídeos
Post 1 – Press release e vídeo

Tema: Abertura – Semana Especial Blog SciELO

O press release de abertura deve apresentar a trajetória do periódico, abordar os pilares sustentabilidade, profissionalismo e internacionalização, bem como apresentar o conteúdo da semana especial.

A estrutura sugerida para este post é:

  • O primeiro parágrafo deverá apresentar o histórico do periódico, quanto tempo de publicação, missão, pontos fortes, estratificação do Qualis e outros dados relevantes.
  • O segundo deverá trazer o número de artigos publicados e os principais temas.
  • Utilizar de quatro a seis parágrafos para agrupar os artigos e fazer um breve comentário e a contribuição de cada um.
  • O parágrafo seguinte deve falar do tipo de publicação se é impressa e/ou online, destacar as principais estratégias do periódico para alcançar profissionalização, visibilidade e internacionalização, além de outras questões que o editor considerar relevante.
  • O parágrafo final deverá expor os desafios do periódico e poderá trazer dados estatísticos da área situando a condição atual do periódico e que resultados pretende alcançar desdobrando em ações a serem cumpridas.

O vídeo de abertura deve ter em torno de 3 a 5 minutos com uma breve abordagem sobre o periódico (histórico, desafios, perspectivas) e participação na Semana Especial do Blog SciELO, convidando todos a prestigiarem o conteúdo e as novidades da Semana Especial.

Posts 2 a 9 – Possíveis formatos de post:

  • Press release e vídeo
  • Press release e podcast
  • Entrevista escrita
  • Entrevista e vídeo
  • Análise
Os posts 2 a 9 serão desenvolvidos de acordo com a programação de cada periódico. Produzir os press releases conforme instruções disponíveis em: https://pressreleases.scielo.org/sobre/normas-para-publicacao/
Post 10 – Press release e vídeo de encerramento Para o último press release existem duas possibilidades:

  • Press release de um artigo, mantendo o formato dos posts do 2 ao 9 destacando artigo do periódico, ou
  • Finalização da Semana Especial apresentando os desafios e perspectivas futuras do periódico. Escrever um texto apresentando dados da Semana Especial informações sobre como o periódico atuará nos próximos anos ou como serão suas ações para cada vez mais se destacar no cenário nacional/internacional.