Hércules Luz da Silva, Mestrado Profissional em Enfermagem, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Federal do Espírito Santo, ES, Brasil.
Márcia Valéria de Souza Almeida, Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Enfermagem, ES, Brasil.
Maria Helena Costa Amorim, Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem, SP, Brasil.
O estudo “Efeitos da auriculoterapia na ansiedade de gestantes no pré-natal de baixo risco” publicado na Acta Paulista de Enfermagem (vol. 33), realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), concluiu que o uso de uma modalidade de acupuntura realizada somente na orelha, a auriculoterapia, pode ajudar a reduzir a ansiedade em gestantes.
Realizado em um ambulatório de pré-natal de baixo risco de uma maternidade filantrópica do Espírito Santo, o estudo incluiu 50 gestantes, sendo que 25 receberam o tratamento e outras 25 foram observadas como grupo controle. As gestantes receberam o tratamento com auriculoterapia e foram avaliadas através de instrumentos que identificam o grau de ansiedade antes e após as sessões de auriculoterapia.
A acupuntura demonstrou reduzir significativamente a ansiedade das gestantes, que foram acompanhadas por cerca de duas semanas, com consultas a cada três dias. A técnica de medicina tradicional chinesa utilizada foi o uso de sementes fixadas às orelhas, utilizando pontos que, nessa tradição, ao serem pressionados, acalmam a tensão e reduzem o estresse. Os dados do estudo foram analisados estatisticamente e se mostraram significantes, indicando a auriculoterapia como um tratamento complementar que pode ajudar na melhora da qualidade de vida das gestantes.
A acupuntura é uma prática integrativa e complementar que está incluída na lista de tratamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pode ser aplicada por profissionais de saúde com formação específica para essa modalidade, como enfermeiros e médicos. A realização desse estudo é uma contribuição importante da equipe de pesquisadores da UFES, aumentando a confiança e o conhecimento sobre esse tipo de tratamento através das evidências científicas, oferecendo uma opção de baixo custo e segura para incrementar as possibilidades de tratamento oferecidas para a população.
Referências
CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM (COFEN). Resolução COFEN n° 326/2008. Regulamenta no Sistema COFEN/CORENs a atividade de acupuntura e dispõe sobre o registro da especialidade. Brasília (DF):COFEN; 2008.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual de implantação de serviços de práticas integrativas e complementares no SUS / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília (DF): Ministério da Saúde, 2018.
SILVA, H. L. Efeitos da auriculoterapia nos níveis de ansiedade e nos sinais e sintomas de Estresse e depressão em gestantes atendidas em pré-natal de baixo risco. Espírito Santo: Universidade Federal do Espírito Santo, 2016.
Para ler o artigo, acesse
SILVA, H. L. et al. Efeitos da auriculoterapia na ansiedade de gestantes no pré-natal de baixo risco. Acta paul. enferm [online]. 2020, vol.33 [viewed 27 November 2020]. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020ao0016. Available from: http://ref.scielo.org/hfh237
Links externos
Acta Paulista de Enfermagem – APE: www.scielo.br/ape
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários