Revista Ciência & Saúde Coletiva: 25 anos divulgando ciência

Luiza Gualhano, Editora Assistente, Revista Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Neyson Pinheiro Freire, Editor de Comunicação e Divulgação Científica, Revista Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Logo do periódico Ciência & Saúde ColetivaNo apagar das luzes de 2020, Ciência & Saúde Coletiva comemora 25 anos e celebra sua trajetória com 24 artigos sobre o conjunto e abrangência de sua produção, escritos por pesquisadores importantes da área. Por meio deles, faz uma avaliação de sua caminhada e mira nas mudanças necessárias para aumentar seu destaque no cenário nacional e internacional.

A Revista Ciência & Saúde Coletiva, que começou com duas edições anuais, é hoje um periódico mensal e figura entre os três mais importantes do universo científico da saúde coletiva. Muito do que se pensou e se refletiu sobre esse tema no Brasil e no mundo, nas últimas duas décadas e meia, tem a ver com o que a Revista publicou.

Essa façanha está resumida no artigo de Maria Cecília de Souza Minayo “O poder de fazer história divulgando ciência”, que desde a origem é sua editora-chefe (hoje divide essa função com Romeu Gomes e Antônio Augusto Moura da Silva) em nome da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), da qual foi a primeira presidente mulher.

Minayo conta que a Ciência & Saúde Coletiva surgiu num período de amadurecimento e consolidação do forte movimento social para construção do SUS (LIMA, 2015 et al.), quando a Abrasco completava 15 anos. Desde então, a Revista se apresenta como um espaço científico aberto a debates e controvérsias, contribuindo para a formação e delimitação do campo, com o diferencial de incluir estudos provenientes de todas as disciplinas da área e distinguir-se por ser temática.

Incluída na coleção SciELO(2002), Medline (2007) e Web of Science (2008), está hoje indexada em 22 bases de dados, nacionais e internacionais.  Acompanhou a evolução da internet no país. E de um processo inicialmente feito em papel, comunicação com autores mediada por correio, encontra-se hoje totalmente informatizada, com um site próprio (www.cienciaesaudecoletiva.com.br) e está presente nas principais redes sociais. O referido site está disponibilizado em português e em inglês e, além de instruções aos autores, notícia e chamadas públicas, contém um acervo de todos os artigos publicados e aprovados “em prelo”.

O artigo de Minayo (2020) destaca ainda que, para promover a internacionalização da Revista, a partir de 2014 quase todos os artigos (em média 75%) passaram a ser traduzidos para o inglês. A classificação de Ciência & Saúde Coletiva no sistema Qualis/Capes é A3, seu fator de impacto na Web of Science é de 1.008, e por três anos consecutivos, a Revista está no Google Scholar em primeiro lugar como a mais citada entre todas as revistas brasileiras. Em 2019, ganhou um prêmio internacional do Research Excellence Awards Brazil, concedido pelo Web of Science Group, premiando o bom desempenho da ciência brasileira, sendo contemplada no “Prêmio SciELO Citation Index”.

Os desafios não param e são enfrentados. Neste ano de 2020, tão atípico, em meio à pandemia do novo coronavírus, Ciência & Saúde Coletiva aprovou e publicou mais de 50 artigos em dois suplementos e uma edição temática sobre a COVID-19, sob o olhar da saúde coletiva. A autora anuncia a progressiva adesão da revista à ciência aberta.

No final de seu texto, a autora dedica um tópico às pessoas e instituições referenciais, que ao longo desses 25 anos fazem parte dessa história de sucesso e cita, com gratidão e ênfase, o SciELO.

No ano em que o mundo exalta a importância da ciência, mais do que nunca, é preciso celebrar a existência e a resistência de uma Revista dedicada ao campo da saúde coletiva. Vida longa à Ciência & Saúde Coletiva!

Referências

LIMA, N. T. et al. Os 35 anos da história da Abrasco em um livro. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2015.

Para ler o artigo, acesse

MINAYO, M. C. de S. O poder de fazer história divulgando ciência. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2020, vol. 25, no. 12, pp.4651-4660 [viewed 16 December 2020]. https://doi.org/10.1590/1413-812320202512.22382020. Available from: http://ref.scielo.org/wd578b

Links externos

Ciência & Saúde Coletiva – CSC: http://www.scielo.br/csc

Ciência & Saúde Coletiva: http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/revistacienciaesaudecoletiva/

Para ler a edição temática completa: http://ref.scielo.org/wvzc27

Twitter: https://twitter.com/RevistaCSC

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

GUALHANO, L. and FREIRE, N. P. Revista Ciência & Saúde Coletiva: 25 anos divulgando ciência [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2020 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2020/12/16/revista-ciencia-saude-coletiva-25-anos-divulgando-ciencia/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation