Conhecendo as libélulas do Paraná: pesquisa revela 5 novas espécies e 53 novos registros

Breno R. de Araujo, Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Entomologia), Departamento de Zoologia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil.

Logo do periódico Zoologia (Curitiba)O Brasil é o país com a maior riqueza de libélulas no mundo! Com base no Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil, são 901 espécies, mais que todo o continente Africano que tem cerca de 860 catalogadas. Representantes dos insetos aquáticos, as larvas das libélulas se desenvolvem na água e os adultos terrestres são excelentes voadores, comuns nos períodos mais quentes do ano. Elas são importantes para o equilíbrio ecológico, pois são predadoras vorazes e controlam populações de outros insetos, como o mosquito-da-dengue (Aedes aegypti). Além disso, são consideradas como insetos bioindicadores, capazes de fornecer dados importantes sobre a qualidade de ambientes aquáticos. A Mata Atlântica concentra grande riqueza de animais e plantas, estima-se que metade das espécies de libélulas do Brasil ocorram nesse bioma, um ambiente essencial para a conservação da biodiversidade da América do Sul.

Um estudo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Entomologia) da UFPR sob orientação dos professores Ângelo Parise Pinto, do Departamento de Zoologia e coorientação do professor André Adrian Padial, do Departamento de Botânica avaliou o impacto do represamento de rios sobre comunidades de libélulas. Este estudo investigou a comunidade de libélulas em um remanescente de Mata Atlântica situado no município de Piraquara próximo à capital de Curitiba, estado do Paraná. Conhecido como Mananciais da Serra, o local integra o sistema de abastecimento de água para Curitiba e região metropolitana, seus diversos ambientes aquáticos foram investigados de 2017 a 2020. Os resultados foram publicados no periódico ZOOLOGIA no artigo “Dragonflies (Insecta: Odonata) from Mananciais da Serra, a Tropical-Araucaria Forest ecotonal remnant in the southern Atlantic Forest, state of Paraná, Brazil”. Foram identificadas 84 espécies de libélulas nesta área, destas, 53 nunca haviam sido registradas para o estado, sendo cinco delas espécies novas que aguardam para serem descritas. A partir desta pesquisa, o número de espécies conhecidas para o estado (anteriormente 60) quase duplicou e hoje sabemos que o Paraná abriga cerca de 113 espécies de libélulas, pouco mais de 12% da riqueza do país com a maior diversidade destes insetos no mundo.

Imagem 1: Telebasis willinki. Novo registro para o estado do Paraná. Créditos: Breno R. de Araujo, 2019. Imagem 2: Neocordulia mambucabensis. Novo registro para o estado do Paraná. Créditos: Breno R. de Araujo, 2019. Imagem 3: Diastatops intensa. Novo registro para o estado do Paraná. Créditos: Breno R. Araujo, 2019. Imagem 4: Lestes auritus. Novo registro para o estado do Paraná. Créditos: Breno R. de Araujo, 2019.

Com a fundação em 2017 do Laboratório de Sistemática de Insetos Aquáticos junto ao Departamento de Zoologia da Universidade Federal do Paraná, as pesquisas com insetos aquáticos ganharam uma nova perspectiva na região. Este estudo é o primeiro de muitos que poderão revelar a riqueza de libélulas do Paraná e assim auxiliar em ações de gestão e conservação da nossa biodiversidade.

Referências

CUBAS, J. Número de espécies de libélulas conhecidas no Paraná quase duplica após pesquisa da UFPR. Portal de notícias da UFPR. 03 de março de 2021 [online]. Universidade Federal do Paraná – Ciência e Tecnologia, 2021 [viewed 05 April 2021]. Available from: https://www.ufpr.br/portalufpr/noticias/numero-de-especies-de-libelulas-conhecidas-no-parana-quase-duplica-apos-pesquisa-da-ufpr/

Para ler o artigo, acesse

ARAUJO, B. R. and PINTO, A. P. Dragonflies (Insecta: Odonata) from Mananciais da Serra, a Tropical-Araucaria Forest ecotonal remnant in the southern Atlantic Forest, state of Paraná, Brazil. Zoologia (Curitiba) [online]. 2021, vol.38, e55283 [viewed 05 April 2021]. https://doi.org/10.3897/zoologia.38.e55283. Available from: http://ref.scielo.org/bw33jy

Links Externos

Laboratório de Sistemática de Insetos Aquáticos (UFPR): www.labsia.ufpr.br

Zoologia – ZOOL: https://www.scielo.br/zool

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

Conhecendo as libélulas do Paraná: pesquisa revela 5 novas espécies e 53 novos registros [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2021 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2021/04/12/conhecendo-as-libelulas-do-parana-pesquisa-revela-5-novas-especies-e-53-novos-registros/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation