Joaninhas do sul do Brasil: conhecendo as principais espécies predadoras de pragas de importantes culturas

Lúcia M. Almeida, Laboratório de Sistemática e Bioecologia de Coleoptera, Departamento de Zoologia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Daniel S. Basilio, Laboratório de Sistemática e Bioecologia de Coleoptera, Departamento de Zoologia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Camila F. Castro, Laboratório de Sistemática e Bioecologia de Coleoptera, Departamento de Zoologia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil.

Logo do periódico Zoologia (Curitiba)A busca por uma alimentação saudável tem feito com que muitos se preocupem com a necessidade de reduzir o uso de agrotóxicos. Um dos principais métodos utilizados para essa diminuição é a implementação dos mecanismos de controle biológico. Esse mecanismo consiste no uso de algumas espécies (não pragas) para controlar as populações de espécies consideradas pragas, sem afetar o produto cultivado. As joaninhas, besouros da família Coccinellidae, apresentam grande potencial como agentes de controle biológico, por serem predadores vorazes, se alimentando de grande quantidade dessas pragas. Esse hábito é comum tanto aos adultos quanto aos imaturos, no entanto, poucos trabalhos focaram seus esforços no conhecimento dos imaturos. Diante dessa problemática, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná, coletou, criou e estudou detalhadamente as características dos imaturos das cinco principais espécies de joaninhas do sul do Brasil com potencial para o controle biológico.

No artigo “The way to maturity: taxonomic study on immatures of Southern Brazilian Coccinellini (Coleoptera: Coccinellidae) species important in biological control”, publicada na revista Zoologia 38, os autores apresentam as características de cinco espécies das joaninhas encontradas na região sul do Brasil (Cycloneda sanguinea, Eriopis connexa, Harmonia axyridis, Hippodamia convergens e Olla v-nigrum). Os adultos e os imaturos são amplamente ilustrados e são incluídas chaves de identificação para as larvas de quarto instar e pupas. O estudo foi conduzido por pesquisadores do Laboratório de Sistemática e Bioecologia de Coleoptera da UFPR e obteve financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Imagem: Lúcia M. Almeida, Daniel S. Basilio e Camila F. Castro.

Nesse estudo, os autores encontraram várias características importantes para a correta identificação dos imaturos dessas joaninhas, principalmente em relação às cores e às estruturas da parede do corpo. Alguns caracteres foram estudados pela primeira vez no Centro de Microscopia Eletrônica da UFPR e serão importantes para o conhecimento dos grupos. Todas essas estruturas foram ilustradas para o reconhecimento das espécies. Também foram estudadas as peças bucais que podem fornecer evidências do tipo de alimento preferencial, tanto para larvas quanto para adultos. Essas características são importantes, visto que a evolução das preferências alimentares dos ancestrais dos coccinelídeos acompanhou fortes mudanças na ornamentação dorsal das larvas e das peças bucais.

Assim, todos os resultados encontrados, incluindo as chaves de identificação apresentadas irão auxiliar a identificação das larvas e pupas das espécies de joaninhas predadoras de pragas. Os resultados também podem auxiliar em futuros programas de controle, como complemento ao conhecimento das espécies de predadores comuns na região sul do Brasil.

Para ler o artigo, acesse

CELLI, N. G. R., et al. The way to maturity: taxonomic study on immatures of Southern Brazilian Coccinellini (Coleoptera: Coccinellidae) species important in biological control. Zoologia [online]. 2021, vol.38, pp.1-18 [viewed 23 August 2021]. https://doi.org/10.3897/zoologia.38.e64154. Available from: http://ref.scielo.org/c2qtb9

Links Externos

Laboratório de Sistemática e Bioecologia de Coleoptera: http://www.coleoptera.ufpr.br/

Zoologia (Curitiba) – ZOOL: https://www.scielo.br/zool

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ALMEIDA, L. M., BASILIO, D. S. and CASTRO, C. F. Joaninhas do sul do Brasil: conhecendo as principais espécies predadoras de pragas de importantes culturas [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2021 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2021/08/23/joaninhas-do-sul-do-brasil-conhecendo-as-principais-especies-predadoras-de-pragas-de-importantes-culturas/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation