Maria Aline Moreira Ximenes, Enfermeira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.
O estudo Efetividade de tecnologia educacional para prevenção de quedas em ambiente hospitalar foi desenvolvido por pesquisadoras de universidades públicas do estado do Ceará, Brasil. Nele as autoras demonstram que a cartilha educativa impressa é efetiva para melhorar o conhecimento de pacientes hospitalizados sobre prevenção de quedas, sendo, portanto, uma tecnologia de baixo custo e com potencial para prevenção de quedas no ambiente hospitalar.
Ao desenvolverem um estudo quase-experimental envolvendo 86 pacientes internados em um hospital público no estado do Ceará, as pesquisadoras mediram o conhecimento dos participantes antes e depois da sessão educativa com uso da cartilha. Os resultados demonstram a ampliação do conhecimento sobre prevenção de quedas revelada a partir do aumento no número de acertos depois da intervenção educativa. As temáticas que alcançaram melhora no conhecimento foram: percepção sobre causas de quedas durante a internação; eventos considerados como queda; utilização de meios de apoio à mobilidade; dificuldade de visão e audição como fator de risco; o uso de medicamentos; práticas gerais de prevenção; cuidados relacionados ao ambiente e a prática de exercícios durante a hospitalização.
As autoras defendem a importância do papel do enfermeiro como educador em saúde e o uso de tecnologias educacionais que facilitem a aquisição de conhecimento pelos pacientes. Dessa forma, acredita-se que a cartilha é uma tecnologia efetiva para ser utilizada no ambiente hospitalar e que poderá contribuir para o empoderamento dos indivíduos sobre os riscos associados à queda.
Reforça-se, ainda, o caráter inovador do estudo diante da escassez de evidências sobre uso de materiais educativos didáticos sobre prevenção de quedas direcionados aos pacientes adultos hospitalizados.
Para ler o artigo, acesse
XIMENES, M.A.M. Efetividade de tecnologia educacional para prevenção de quedas em ambiente hospitalar. Acta Paulista de Enfermagem [online]. 2022, vol. 35, eAPE01372 [viewed 2 May 2022]. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AO01372. Available from: https://www.scielo.br/j/ape/a/sg3bHR8RbqJjR4yWnfCsZCG/
Links externos
Acta Paulista de Enfermagem – APE: https://www.scielo.br/j/ape
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários