A possibilidade de casos graves na infecção pela varíola dos macacos e o relato do primeiro óbito pela doença fora da África

Yargos Rodrigues Menezes, Hospital Eduardo de Menezes da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), Programa de Residência Médica em Dermatologia, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Logo da Revista da Sociedade Brasileira de Medicina TropicalA publicação científica Severe disseminated clinical presentation of monkeypox virus infection in an immunosuppressed patient: first death report in Brazil apresenta um relato de caso grave na infecção pelo vírus da varíola dos macacos (monkeypox) , ocorrido em um paciente imunocomprometido, o qual infelizmente evoluiu para óbito, em Belo Horizonte, Minas Gerais,Brasil. O estudo foi realizado no Hospital Eduardo de Menezes da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), instituição referência no tratamento de doenças infectocontagiosas, onde o paciente esteve internado. A equipe médica assistente do paciente viu na excepcionalidade do caso a possibilidade de geração de informação científica extremamente relevante no cenário científico internacional por se tratar de uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional.

Trata-se de uma doença com importância epidemiológica extremamente atual em todo o mundo. Pelo fato de se tratar de uma apresentação clínica atípica das demais trazidas pelas publicações científicas, visto que o paciente apresentava um acometimento extenso e progressivo da pele e mucosas, aventou-se a possibilidade de publicação do caso antes mesmo do desfecho final. A equipe médica assistente foi composta pelo médico preceptor da área da Infectologia (Dr. Alexandre Braga de Miranda) e pelo médico residente que o acompanhava (Dr. Yargos Rodrigues Menezes).

Colagem de três fotos na vertical. O corpo de um homem branco coberto por manchas vermelhas. As fotos vão do tronco até o pescoço.

Imagem: autores.

A evolução clínica desfavorável apresentada e o seu desfecho trágico apontam para a possibilidade de casos graves na infecção pelo vírus da varíola dos macacos. Dessa forma, o artigo se destaca por trazer o primeiro relato de morte fora do continente africano, o qual ocorreu no Brasil, gerando, assim, subsídio para a realização de novas pesquisas e diretrizes a respeito da doença. Em vista disso, é imprescindível que mais estudos sejam feitos para esclarecer quais são os fatores envolvidos em apresentações clínicas críticas e seus desfechos desfavoráveis de forma a aprimorar o cuidado aos pacientes que, por ventura, venham a apresentar casos graves da doença.

Referências

GUARNER J., DEL RIO C. and MALANI P.N. Monkeypox in 2022 – What Clinicians Need to Know. JAMA Health Forum [online]. 2022, vol. 328, no. 02, pp. 139-40 [viewed 26 October 2022]. https://doi.org/10.1001/jama.2022.10802. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35696257/

THORNHILL J.P., et al. Monkeypox Virus Infection in Humans across 16 Countries. N Engl J Med [online]. 2022, vol 387, no. 08, pp. 679-691 [viewed 26 October 2022]. https://doi.org/10.1056/nejmoa2207323. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35866746/

Para ler o artigo, acesse

MENEZES, Y.R. and DE MIRANDA, A.B. Severe disseminated clinical presentation of monkeypox virus infection in an immunosuppressed patient: first death report in Brazil. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical [online]. 2022, vol. 55, e0392-2022 [viewed 26 October 2022]. https://doi.org/10.1590/0037-8682-0392-2022. Available from: https://www.scielo.br/j/rsbmt/a/3nbnPmWjmgrwbLFWzX4tcGt/.

Links externos

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical: https://www.rsbmt.org.br

Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical – RSBMT: www.scielo.br/rsbmt

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MENEZES, Y.R. A possibilidade de casos graves na infecção pela varíola dos macacos e o relato do primeiro óbito pela doença fora da África [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2022 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2022/10/27/a-possibilidade-de-casos-graves-na-infeccao-pela-variola-dos-macacos-e-o-relato-do-primeiro-obito-pela-doenca-fora-da-africa/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation