Infecções por micobactérias ambientais oportunistas: por que diferenciá-las da tuberculose?

Mariana Quaresma de Souza, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Membro do Núcleo de Pesquisa em Microbiologia Médica, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Ivy Bastos Ramis, Docente e coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Membro do Núcleo de Pesquisa em Microbiologia Médica, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil.

Logo do periódico Brazilian Archives of Biology and TechnologyNo artigo intitulado Simultaneous Detection of Mycobacterium tuberculosis and Mycobacterium avium Complex by a Multiplex PCR, os membros do Núcleo de Pesquisa em Microbiologia Médica da Universidade Federal do Rio Grande (NUPEMM-FURG) avaliaram um teste molecular para a identificação das principais micobactérias de interesse clínico¹.

A tuberculose (TB), doença causada principalmente pelo Mycobacterium tuberculosis, permanece como um problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas a cada ano. Em contrapartida, infecções causadas por micobactérias não-tuberculosas (MNT), também conhecidas como micobactérias ambientais, têm sido cada vez mais relatadas, estando os membros do complexo M. avium entre as principais MNT isoladas de infecções em humanos.

Uma vez que infecções causadas por MNT frequentemente se manifestam com os mesmos sintomas da TB, a identificação do agente causador é fundamental para a determinação do esquema terapêutico adequado, pois cada espécie de micobactéria requer um tratamento específico. O teste proposto se mostrou capaz de identificar cultivos pertencentes ao gênero Mycobacterium, além de identificar M. tuberculosis e o complexo M. avium.

Para a realização do estudo foi utilizado o DNA de 87 cepas de diferentes espécies de micobactérias pertencentes à coleção bacteriana do Laboratório de Micobactérias da FURG. O teste, baseado na técnica de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), identificou três alvos moleculares simultaneamente para a identificação do gênero Mycobacterium, do M. tuberculosis e do complexo M. avium.

Foto: mesa de laboratório com recipientes e pequenos frascos. Uma pessoa com luvas segura um objeto cilíndrico parecido com um conta gotas e está transferindo o conteúdo para um pequeno frasco.

Imagem: Pexels.

O NUPEMM-FURG possui ampla experiência na temática de diagnóstico de TB e outras micobacterioses. Além disso, junto ao Laboratório de Micobactérias, fornece o serviço de diagnóstico da TB para a atenção terciária em saúde do município de Rio Grande, um local considerado prioritário para o controle dessa doença. Outro estudo realizado pelo grupo enfatizou a necessidade de se buscar por MNT em amostras provenientes de pacientes com suspeita de TB e apontou o M. avium como a MNT mais prevalente na população estudada [2]. Dessa forma, o teste avaliado demonstrou ser uma alternativa a ser implementada em Laboratórios de Micobactérias para a investigação de infecção por MNT em caso de diagnóstico negativo para TB associado a sintomatologia característica.

A PCR avaliada apresentou elevada sensibilidade e especificidade para a diferenciação de M. tuberculosis e MNT, bem como para a identificação do complexo M. avium. Portanto, seu uso implicaria em um diagnóstico mais acurado de infecções causadas por micobactérias, e consequentemente um melhor manejo do paciente.

Cabe ressaltar que tanto a TB quanto as infecções causadas por MNT, especialmente pelo complexo M. avium, são frequentemente relatadas em pacientes vivendo com HIV/Aids, e o manejo clínico adequado dessa população deve ser imediato, uma vez que as infecções por micobactérias aceleram a progressão da infecção pelo HIV2,3. Nesse sentido, a diferenciação entre M. tuberculosis e M. avium é de muita relevância, principalmente para aumentar o sucesso do tratamento, uma vez que este é espécie-específico.

Por fim, considerando uma ampla variedade de espécies de MNT que causam infecções em humanos, o teste avaliado pode ser expandido no futuro para a detecção de outras micobactérias de interesse clínico, através da adição de diferentes alvos moleculares. Além disso, o ensaio avaliado se mostra promissor para ser adaptado para o formato de PCR em tempo real em laboratórios que possuam infraestrutura adequada.

Referências

[1] SANKAR, M.M., et al. Usefulness of multiplex PCR in the diagnosis of genital tuberculosis in females with infertility. Eur J Clin Microbiol Infect Dis [online]. 2013; vol. 32, no. 3, pp. 399-405 [viewed 15 February 2023]. https://doi.org/10.1007/s10096-012-1755-y. Available from: https://link.springer.com/article/10.1007/s10096-012-1755-y

[2] BUSATTO, C, et al. Nontuberculous mycobacteria in patients with suspected tuberculosis and the genetic diversity of Mycobacterium avium in the extreme south of Brazil. J Bras Pneumol [online]. 2020; vol. 46, no. 2, e20190184 [viewed 15 February 2023]. https://doi.org/10.36416/1806-3756/e20190184. Available from: http://www.jornaldepneumologia.com.br/details/3315

[3] GRIFFITH, D.E, et al. An official ATS/IDSA statement: diagnosis, treatment, and prevention of nontuberculous mycobacterial diseases. Am J Respir Crit Care Med [online]. 2007, vol. 175, no. 4, pp. 367-416 [viewed 15 February 2023]. https://doi.org/10.1164/rccm.200604-571st. Available from: https://www.atsjournals.org/doi/10.1164/rccm.200604-571ST

Para ler o artigo, acesse

SOUZA, M.Q., et al. Simultaneous Detection of Mycobacterium tuberculosis and Mycobacterium avium Complex by a Multiplex PCR. Braz arch biol technol [online]. 2023, vol. 66, e23220262 [viewed 15 February 2023]. https://doi.org/10.1590/1678-4324-2023220262. Available from: https://www.scielo.br/j/babt/a/WFGJ8TqtPq6MNxvrf7mcK9p/

Links externos

Brazilian Archives of Biology and Technology – BABT: https://www.scielo.br/babt/

Universidade Federal do Rio Grande (FURG) – Instagram: https://www.instagram.com/furgoficial/

Núcleo de Pesquisa em Microbiologia Médica da Universidade Federal do Rio Grande (NUPEMM FURG) – Instagram: https://www.instagram.com/nupemm/

Programa de Pós- graduação Scrito Sensu da Universidade Federal do Rio Grande (PPG FURG) – Instagram: https://www.instagram.com/ppgcs.furg/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SOUZA, M.Q. and RAMIS, I.B. Infecções por micobactérias ambientais oportunistas: por que diferenciá-las da tuberculose? [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2023 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2023/02/15/infeccoes-por-micobacterias-ambientais-oportunistas-por-que-diferencia-las-da-tuberculose/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation