Infecção por HPV pode não ser responsável pelo câncer de próstata, mas é melhor prevenir

Rosa Emilia Moraes, jornalista de ciência em Linceu Editorial, São José dos Campos, SP, Brasil.

Logo do periódico Acta Cirúrgica BrasileiraO câncer de próstata é um dos tipos de maior incidência e alto índice de mortalidade. Mas, exceto pelos fatores de risco já consolidados pela literatura médica como predisposições para o desenvolvimento da doença (sexo, idade, raça e histórico de saúde familiar), a etiologia do câncer de próstata ainda não é amplamente esclarecida (SADRI, et al., 2020).

Estudos apontam que infecções são potenciais gatilhos para a carcinogênese, e que é plausível que a prostatite esteja relacionada com a superveniência do câncer. Porém, Langston et al. (2019) ponderaram que tais evidências podem possuir um certo viés estatístico já que homens sem sintomas clínicos da infecção têm menos chances de passarem por um exame.

Uma investigação clínica conduzida entre dezembro de 2018 a janeiro de 2021 pelo Departamento de Medicina da Universidade Federal do Amapá buscou aprofundar o entendimento da possível relação entre o papilomavírus humano (HPV) e o câncer de próstata. O artigo Presence of HPV in prostate tissue from patients submitted to prostate biopsy foi publicado na revista da Acta Cirúrgica Brasileira, vol. 37, no. 12, como um estudo prospectivo analítico no qual amostras de tecido prostático de 162 pacientes foram coletadas através de biópsia guiada por ultrassom transretal.

Composição: caixa de texto no topo superior direito e foto de um homem deitado em um equipamento de hospital. Duas profisisonais da saúde ao lado. Uma chapa metálica está sobre o corpo do homem. No texto diz "Presence of HPV in prostate tissue from patients submitted do prostate biopsy" e link.

Imagem: composição feita no Canva.

A indicação para o procedimento foi dada após os urologistas responsáveis pelos pacientes notarem alterações na próstata que poderiam sugerir neoplasia. As amostras foram colocadas em um reagente de estabilização de RNA (RNAlater) e conservadas em baixas temperaturas, a fim de se obter a melhor qualidade possível de material genético e garantir resultados mais precisos.

Informações sobre o protocolo seguido para o teste q-PCR de detecção e identificação do HPV e a relação entre a presença do vírus e a confirmação do câncer de próstata vêm dispostos em tabelas que facilitam o entendimento da conclusão dos autores, demonstrando que a distribuição da presença do HPV entre os pacientes não necessariamente se relaciona com o diagnóstico de câncer.

Após a realização de todos os exames, em 95 (60,5%) pacientes o câncer de próstata foi confirmado, em 55 (35%) o câncer foi excluído e em 7 (4,5%) os resultados foram inconclusivos. Dentre os que tiveram a neoplasia confirmada apenas 7,4% testaram positivo para HPV. Nos pacientes livres do câncer, a porcentagem de contaminados pelo vírus foi de 3,6% e entre os que apresentaram resultados inconclusivos para o diagnóstico do câncer não foi identificada a presença de infecção por HPV.

Desta forma, os autores puderam inferir que não houve diferença significativa observada que demonstrasse claramente uma relação entre o papilomavirus e o câncer de próstata. A compreensão dessa dinâmica é de substancial relevância na prevenção da doença, uma vez que já existem vacinas conhecidas e disponíveis contra o vírus HPV que evitam a infecção e seus efeitos adversos, como formação de tumores e oncogênese.

Referências

LANGSTON, M.E, et al. A systematic review and meta-analysis of associations between clinical prostatitis and prostate cancer: new estimates accounting for detection bias. Cancer Epidemiol Biomarkers Prev [online]. 2019, vol. 28, no. 10, pp. 1594-603 [viewed 28 February 2023]. https://doi.org/10.1158/1055-9965.epi-19-0387. Available from: https://aacrjournals.org/cebp/article/28/10/1594/71744/A-Systematic-Review-and-Meta-analysis-of

NAHAND, J.S., et al. The assessment of a possible link between HPV-mediated inflammation, apoptosis, and angiogenesis in Prostate cancer. Int Immunopharmacol [online]. 2020, vol. 88, 106913 [viewed 28 February 2023]. https://doi.org/10.1016/j.intimp.2020.106913. Available from: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S156757692032419X

Para ler o artigo, acesse

PEREIRA, N.M., et al. Presence of HPV in prostate tissue from patients submitted to prostate biopsy. Acta Bras Cir [online]. 2022, vol. 37, no. 12, e371205 [viewed 28 February 2023]. https://doi.org/10.1590/acb371205. Available from: https://www.scielo.br/j/acb/a/4bydcD3bqf9sTpmrWMG9Frc/

Links externos

Acta Cirurgica Brasileira – ACB: https://www.scielo.br/acb/

Universidade Federal do Amapá – Departamento de Medicina: https://www2.unifap.br/medicina/

Acta Cirúrgica Brasileira – Redes Sociais: Facebook | Twitter | Instagram | LinkedIn

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MORAES, R.E. Infecção por HPV pode não ser responsável pelo câncer de próstata, mas é melhor prevenir [online]. SciELO em Perspectiva | Press Releases, 2023 [viewed ]. Available from: https://pressreleases.scielo.org/blog/2023/02/28/infeccao-por-hpv-pode-nao-ser-responsavel-pelo-cancer-de-prostata-mas-e-melhor-prevenir/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation